Conheça a Segunda Ponte do Guaíba

O Movimento Ponte do Guaíba acompanhou a apresentação da Concepa, na terça-feira dia 30 de agosto de 2011, do projeto da Segunda Ponte do Guaíba à Bancada Gaúcha. Baseada no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Traçado do DNIT a concessionária fez uma explanação das características da obra com acessos pela BR-116/290 e ligação com Terceira Perimetral / Av.Dona Teodora.

Além dos Deputados Federais e da Senadora Ana Amélia Lemos participou da Reunião o Diretor da ANTT Mário Rodrigues; Superintendente do DNIT/RS Vladimir Casa; Diretor Presidente da CONCEPA Odenir Sanches; O Presidente da FIERGS Heitor Müller; Secretário da SEINFRA/RS Beto Albuquerque; Deputado Estadual José Sperotto; Prefeito de Guaíba Henrique Tavares e o Presidente da Câmara de Guaíba Caio Larrea. O Vice Presidente Luiz Domingues e a Secretaria Alessandra Melnek representaram o Movimento.

Veja o Projeto:

 

Fonte: Movimento Ponte do Guaíba



Categorias:Nova ponte Guaíba, video

Tags:,

26 respostas

  1. ^^ boa pergunta…

    Curtir

  2. Senhores, existe viabilidade (técnica) de elevar a ponte do meio? Penso que, ao se elevar a citada obra, o tráfego de embarcações (com calado aéreo) poderia ser direcionado à este local deixando assim o vão livre ‘sempre fixo’.

    Curtir

  3. podre.podre.podre. Duas pistas de cada lado e nada iconica…..Poa e’ TRI.ste!
    Vamos ter que continuar com o lacador como simbolo!!

    PS: Concordo totalmente com o comentario do Marcelo Bumbel
    PS: Gilberto, existem muitas outras opcoes que nao necessariamente estaiadas!!

    Curtir

  4. Falando em movimento, gostaria de compartilhar com voces algo que interessa a todos..

    Vamos excercer o nosso poder de cidadao

    Quem quizer ajudar, por favor espalhe essa bela iniciativa:

    http://www.brasileficiente.org.br/abaixo-assinado.php

    Curtir

  5. Achei o projeto legal, nenhuma obra prima mas legal para oque tem que fazer. Mas colocaria uma condicao, se vao fazer uma ponte de 2 x 2 pistas que na verdade e’ pequena, entao deveriam retirar todas as favelas destas ilhas ao redor de onde a ponte sera’ (do lado de eldorado).

    Curtir

  6. Eu adorei o projeto, vai ficar imponente e resolver o problema. Chega de ponte estaiada no Brasil. Quando se referirem as capitais do Brasil, “sabe aquela da ponte estaiada” ? eheheh todas vão ter … que sem graça …. Achei ótimo o projeto e com mais aquela ponte da BR-448 que será quase estaiada, vamos ter uma belo e monumental complexo de pontes na cidade !

    Curtir

  7. Meldeelz, como gostam de jogar oportunidades fora.
    Poderiamos ter um marco para a cidade, mas não, vão fazer mais uma ponte feia e sem graça como quase todas do Brasil.
    Triste isso.

    Muito triste.

    Curtir

  8. E como fica se algum dia sair uma linha férrea para a região sul do estado?
    Creio que se isto acontecer as duas pontes apenas, seriam suficientes… mas já não seria melhor prever isto e construir a nova com uma pista para trem?

    Curtir

  9. Bota pensar pequeno, e também achei comum. A Golden Gate foi feita em San Francisco em 1937 e tem 3 pistas. Sei que o Brasil não é os EUA, mas poderíamos nos inspirar nos EUA de 70 anos atrás. Detalhe, a cidade tinha 600 mil habitantes na época.

    Curtir

  10. Acredito ser a solução “mais rápida” e viável, como a ponte atual continuará lá, então teremos 4 pistas para transpor o Guaíba, o difícil será os governantes concordarem com a cessão de mais 20 anos para a Concepa…

    Curtir

    • Além desta nova ponte, temos que lembrar que em pouco tempo teremos o transporte hidroviário entre POA e Guaíba. Espero que essa solução também ajude a diminuir o trânsito de automoveis, ônibus, etc. entre as duas cidades. Claro que o impacto não será gigantesco, mas a diversificação de opções ajuda muito.

      Curtir

    • Caro Henrique concordo com a dificuldade de viabilizar a construção pela concepa, mas vamos combinar que após o contrato da concepa terminar o mesmo trecho será licitado novamente e a concepa ou outra empresa continuará cobrado o pedágio.
      Considero ideal a construção da segunda ponte pela concepa pois se uma empresa vai cobrar pedágio neste trecho que construa a tal ponte e pelo menos assim teremos prazos de execução que poderão ser efetivamente cumpridos.

      Curtir

      • Ótimo comentário Sarah ! E muito bem lembrado: após acabar o contrato da concepa, virá outra empresa. Então por que nao renovar o contrato e deixar a concepa construir a ponte, se até projeto já tem e será mais rápido a sua construção?

        Curtir

  11. Achei uma ponte comum demais. Podemos ter uma ponte com um bom design como a de Brasilia sem precisar de altas torres. Não podemos deixar mais uma oportunidade de criar um simbolo da cidade, como essa, passar.

    Curtir

    • Interessante como as opiniões divergem. No ponto de vista de quem enfrenta o trânsito todos os dias na ponte do Guaíba a segunda ponte deve ser o mais simples possível para ser construída o mais rápido possível e com o menor custo possível para quem por lá transitará.

      Curtir

      • Mas o projeto não precisa ser extremamente complexo, é só questão de fazer um design interessante. E a questão de ter mais pistas acho que interessa tanto para quem transita hoje quanto para quem transita amanhã.

        Curtir

        • Design interessante com certeza pode e deve ter, sou contrário a construções que levam muitos milhões a mais para que fiquem parecendo com pratos, iglus gigantes e naves espaciais. Certamente a ponte não pode destoar negativamente ao ambiente que estará inserida. Quanto a ter mais ou menos pistas, quanto mais, mais preparada para o futuro. Só não pode se tornar tão cara a ponto de ser inviável. Ahh, lembrei de uma coisa interessante: em alguns lugares é utilizada a inversão de pistas em horários de pico. A estrada Estrutural em Brasília é um exemplo disto.

          Curtir

    • Esta obra foi idealizada pelo DNIT considerando a de maior viabilidade técnica, econômica e ambiental, observe que temos uma série de peculiaridades no Delta do Jacuí, como a necessidade de 2 canais para navios oceânicos e tem ainda a proximidade com o aeroporto Salgado Filho.

      Curtir

  12. Concordo, acho 3 pistas pouco!!!
    Achei o trecho sobre a água um pouco feio, parecem ter muitos pilares, muito concreto misturado com aço… Podia ser como a estaiada que estão construindo próximo ao acesso da Unisinos

    Curtir

    • Ali penso que não pode ter ponte estaiada pois está exatamente na linha reta da pista do aeroporto. A aeronáutica jamais permitiria. Sendo que a ponte em si terá já mais de 40 metros de altura, se fosse estaiada as torres teriam em torno de 100 metros ou mais, o que tornaria o aeroporto inviável.

      Curtir

    • Mas concordo que 2 pistas é pensar pequeno demais, e vou além: Lembrando que a atual Travessia Getúlio Vargas passa sobre 4 cursos d´água (com 4 pontes) deveriam já fazer toda uma nova travessia com 3 pistas, e não apenas sobre os dois últimos cursos d’água como nesse projeto meia-boca.

      Curtir

    • Concordo que a obra poderia ser estaiada, mas para “baratear” e agilizar esta se considerando a possibilidade de construção dessa forma (sem perder a qualidade obviamente).

      Curtir

  13. Como usuário quase diário da travessia do Guaíba, penso que ela já deveria ter tres pistas no mínimo, em cada sentido, será que é tão difícil planejar a longo prazo no Brasil? Em caso de acidente ninguém passará as duas pistas ficarão bloqueadas. A estrada no trecho entre Porto Alegre e Eldorado do Sul dependendo do horário já está com trânsito tão pesado quanto o trecho de Canoas da BR116. Depois temos que fazer remendos como a “terceira” pista na BR116 no sentido Canoas – Porto Alegre após o viaduto da Metrovel, solução porca e pobre, rezem para não furar um pneu naquele local, não tem lugar para trocá-lo o acostamento virou pista de rodagem. Isto é o Brasil o país dos remendos.

    Curtir

  14. Vídeo bem elaborado, dando uma boa noção da obra a ser construida e a moça dando ênfase ao LAGO GUAÍBA que particularmente achei bem interessante e conveniente já que tantos ainda acham se tratar de um rio… Apenas acho que uma obra dessa envergadura não poderia ter somonte duas pistas, vai acontecer o mesmo que ocorreu com o aeroporto, alguns anos depois de pronto já nao dava mais conta do recado…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: