O Movimento Ponte do Guaíba acompanhou a apresentação da Concepa, na terça-feira dia 30 de agosto de 2011, do projeto da Segunda Ponte do Guaíba à Bancada Gaúcha. Baseada no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Traçado do DNIT a concessionária fez uma explanação das características da obra com acessos pela BR-116/290 e ligação com Terceira Perimetral / Av.Dona Teodora.
Além dos Deputados Federais e da Senadora Ana Amélia Lemos participou da Reunião o Diretor da ANTT Mário Rodrigues; Superintendente do DNIT/RS Vladimir Casa; Diretor Presidente da CONCEPA Odenir Sanches; O Presidente da FIERGS Heitor Müller; Secretário da SEINFRA/RS Beto Albuquerque; Deputado Estadual José Sperotto; Prefeito de Guaíba Henrique Tavares e o Presidente da Câmara de Guaíba Caio Larrea. O Vice Presidente Luiz Domingues e a Secretaria Alessandra Melnek representaram o Movimento.
Veja o Projeto:
Fonte: Movimento Ponte do Guaíba
Categorias:Nova ponte Guaíba, video
^^ boa pergunta…
Senhores, existe viabilidade (técnica) de elevar a ponte do meio? Penso que, ao se elevar a citada obra, o tráfego de embarcações (com calado aéreo) poderia ser direcionado à este local deixando assim o vão livre ‘sempre fixo’.
podre.podre.podre. Duas pistas de cada lado e nada iconica…..Poa e’ TRI.ste!
Vamos ter que continuar com o lacador como simbolo!!
PS: Concordo totalmente com o comentario do Marcelo Bumbel
PS: Gilberto, existem muitas outras opcoes que nao necessariamente estaiadas!!
Falando em movimento, gostaria de compartilhar com voces algo que interessa a todos..
Vamos excercer o nosso poder de cidadao
Quem quizer ajudar, por favor espalhe essa bela iniciativa:
http://www.brasileficiente.org.br/abaixo-assinado.php
Achei o projeto legal, nenhuma obra prima mas legal para oque tem que fazer. Mas colocaria uma condicao, se vao fazer uma ponte de 2 x 2 pistas que na verdade e’ pequena, entao deveriam retirar todas as favelas destas ilhas ao redor de onde a ponte sera’ (do lado de eldorado).
Eu adorei o projeto, vai ficar imponente e resolver o problema. Chega de ponte estaiada no Brasil. Quando se referirem as capitais do Brasil, “sabe aquela da ponte estaiada” ? eheheh todas vão ter … que sem graça …. Achei ótimo o projeto e com mais aquela ponte da BR-448 que será quase estaiada, vamos ter uma belo e monumental complexo de pontes na cidade !
Meldeelz, como gostam de jogar oportunidades fora.
Poderiamos ter um marco para a cidade, mas não, vão fazer mais uma ponte feia e sem graça como quase todas do Brasil.
Triste isso.
Muito triste.
Precisamos de uma resposta rápida e eficiente as nossas deficiencias economicas e não de obras de arte.
E como fica se algum dia sair uma linha férrea para a região sul do estado?
Creio que se isto acontecer as duas pontes apenas, seriam suficientes… mas já não seria melhor prever isto e construir a nova com uma pista para trem?
Bota pensar pequeno, e também achei comum. A Golden Gate foi feita em San Francisco em 1937 e tem 3 pistas. Sei que o Brasil não é os EUA, mas poderíamos nos inspirar nos EUA de 70 anos atrás. Detalhe, a cidade tinha 600 mil habitantes na época.
Acredito ser a solução “mais rápida” e viável, como a ponte atual continuará lá, então teremos 4 pistas para transpor o Guaíba, o difícil será os governantes concordarem com a cessão de mais 20 anos para a Concepa…
Além desta nova ponte, temos que lembrar que em pouco tempo teremos o transporte hidroviário entre POA e Guaíba. Espero que essa solução também ajude a diminuir o trânsito de automoveis, ônibus, etc. entre as duas cidades. Claro que o impacto não será gigantesco, mas a diversificação de opções ajuda muito.
Caro Henrique concordo com a dificuldade de viabilizar a construção pela concepa, mas vamos combinar que após o contrato da concepa terminar o mesmo trecho será licitado novamente e a concepa ou outra empresa continuará cobrado o pedágio.
Considero ideal a construção da segunda ponte pela concepa pois se uma empresa vai cobrar pedágio neste trecho que construa a tal ponte e pelo menos assim teremos prazos de execução que poderão ser efetivamente cumpridos.
Ótimo comentário Sarah ! E muito bem lembrado: após acabar o contrato da concepa, virá outra empresa. Então por que nao renovar o contrato e deixar a concepa construir a ponte, se até projeto já tem e será mais rápido a sua construção?
Achei uma ponte comum demais. Podemos ter uma ponte com um bom design como a de Brasilia sem precisar de altas torres. Não podemos deixar mais uma oportunidade de criar um simbolo da cidade, como essa, passar.
Interessante como as opiniões divergem. No ponto de vista de quem enfrenta o trânsito todos os dias na ponte do Guaíba a segunda ponte deve ser o mais simples possível para ser construída o mais rápido possível e com o menor custo possível para quem por lá transitará.
Mas o projeto não precisa ser extremamente complexo, é só questão de fazer um design interessante. E a questão de ter mais pistas acho que interessa tanto para quem transita hoje quanto para quem transita amanhã.
Design interessante com certeza pode e deve ter, sou contrário a construções que levam muitos milhões a mais para que fiquem parecendo com pratos, iglus gigantes e naves espaciais. Certamente a ponte não pode destoar negativamente ao ambiente que estará inserida. Quanto a ter mais ou menos pistas, quanto mais, mais preparada para o futuro. Só não pode se tornar tão cara a ponto de ser inviável. Ahh, lembrei de uma coisa interessante: em alguns lugares é utilizada a inversão de pistas em horários de pico. A estrada Estrutural em Brasília é um exemplo disto.
Esta obra foi idealizada pelo DNIT considerando a de maior viabilidade técnica, econômica e ambiental, observe que temos uma série de peculiaridades no Delta do Jacuí, como a necessidade de 2 canais para navios oceânicos e tem ainda a proximidade com o aeroporto Salgado Filho.
Concordo, acho 3 pistas pouco!!!
Achei o trecho sobre a água um pouco feio, parecem ter muitos pilares, muito concreto misturado com aço… Podia ser como a estaiada que estão construindo próximo ao acesso da Unisinos
Ali penso que não pode ter ponte estaiada pois está exatamente na linha reta da pista do aeroporto. A aeronáutica jamais permitiria. Sendo que a ponte em si terá já mais de 40 metros de altura, se fosse estaiada as torres teriam em torno de 100 metros ou mais, o que tornaria o aeroporto inviável.
Mas concordo que 2 pistas é pensar pequeno demais, e vou além: Lembrando que a atual Travessia Getúlio Vargas passa sobre 4 cursos d´água (com 4 pontes) deveriam já fazer toda uma nova travessia com 3 pistas, e não apenas sobre os dois últimos cursos d’água como nesse projeto meia-boca.
Concordo que a obra poderia ser estaiada, mas para “baratear” e agilizar esta se considerando a possibilidade de construção dessa forma (sem perder a qualidade obviamente).
Como usuário quase diário da travessia do Guaíba, penso que ela já deveria ter tres pistas no mínimo, em cada sentido, será que é tão difícil planejar a longo prazo no Brasil? Em caso de acidente ninguém passará as duas pistas ficarão bloqueadas. A estrada no trecho entre Porto Alegre e Eldorado do Sul dependendo do horário já está com trânsito tão pesado quanto o trecho de Canoas da BR116. Depois temos que fazer remendos como a “terceira” pista na BR116 no sentido Canoas – Porto Alegre após o viaduto da Metrovel, solução porca e pobre, rezem para não furar um pneu naquele local, não tem lugar para trocá-lo o acostamento virou pista de rodagem. Isto é o Brasil o país dos remendos.
Vídeo bem elaborado, dando uma boa noção da obra a ser construida e a moça dando ênfase ao LAGO GUAÍBA que particularmente achei bem interessante e conveniente já que tantos ainda acham se tratar de um rio… Apenas acho que uma obra dessa envergadura não poderia ter somonte duas pistas, vai acontecer o mesmo que ocorreu com o aeroporto, alguns anos depois de pronto já nao dava mais conta do recado…
mas se já reclamaram do valor da ponte com duas pistas, imagina com três.