Urbanismo constrangedor consolida-se como TRADIÇÃO PORTOALEGRENSE

Vejam o novo visual do corredor de ônibus da Terceira Perimetral !

O mesmos remendos constrangedores que fizeram na Assis Brasil…

…fizeram escola e foram adotados também na Terceira Perimetral.  Não se trata aqui das paradas de ônibus das calçadas. Claro que elas também são importantes. Trata-se aqui de CORREDORES DE ÔNIBUS, equipamentos  de grande vulto, que têm impacto visual total em nossas avenidas (no caso de Porto Alegre, sempre impacto negativo, efeiando fortemente todas as avenidas que os receberam).

E isto não se trata do aparência etíope tradicional de nossas paradas, como esta da mesma Perimetral:

A nova parada mostrada aqui trata-se de um assunto ainda mais grave: a cidade construida patrocinada pelos nossos governantes já é medíocre e constrangedora desde sua concepção. E essa cidade medíocre que vem nos sendo dada não vem de hoje. Há pelo menos 30 anos vem sendo assim. Vejam os primeiros corredores de ônibus, toscos, que Porto Alegre ganhou em 1980;  vejam o novo modelo que ganhamos no final dos anos 90 – aquele típico da Osvaldo Aranha, Protásio Alves e Farrapos.

 

Vejam os corredores mais novos da Assis Brasil e Perimetral.

Porque a capital do povo farroupilha nunca desejou construir algo belo?

Nem falo de construir novos ícones, como uma bonita ponte…   Restrinjo-me ao assunto mobiliário urbano, mesmo. Porto Alegre nunca se preucupou em fazer algo com beleza como Curitiba o fez com os os seus famosos tubos,  ou São Paulo vem fazendo com seus  elegantes corredores de ônibus (os corredores paulistanos já foram mostrados aqui no blog)

____________________________________________

Será Porto Alegre um CASO PERDIDO ?



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

34 respostas

  1. Deprimente!

    Curtir

  2. Perdidíssimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  3. Porto Alegre é a capital do desleixo, os abrigos do corredor da terceira perimetral viraram dormitórios de mendigos, sujeira, cheiro de urina etc… “e ninguem faz nada, porque ja não podemos fazer nada…” a mediocridade e a miséria faz muito tempo que tomou conta de Porto Alegre, a miséria social e a miséria intelectual. Os projetos sõ feitos por pessoas que não tem capacitação, falta arrojo, não só do poder público, também das construtoras que só fazem as mesmas “caixinhas” de sempre. Onde os arquitetos daqui andam estudando??? cade a nossa arquitetura de vanguarda dos que projetaram Brasília? Onde anda o espírito do Rino Levi de Lina Bardi a inovação de Lúcio Costa ficaram velhos morreram e não houve a renovação. Muito triste isso, ficamos na mesmice das caixinhas.

    Curtir

  4. As novas paradas de Porto Alegre me remetem a La Bombonera!

    Curtir

  5. A primeira foto ficou bem tirada, cores bonitas, apesar de retratar o desleixo de Porto Alegre.

    Curtir

  6. Imprimam “EU CURTO. EU CUIDO?” e colem em zonas de vandalismo.

    Curtir

  7. mas vão retirar o resto da parada? ou vai ficar aquele remendo ali? não é possível..

    Curtir

  8. O urbanismo de porto alegre é extremamente horrível porque as cabeças das pessoas que cuidam da cidade são extremamente medíocres. Tem que trocar tudo, principalmente as pessoas.

    Curtir

  9. Muito boa sua colocação!! Concordo em gênero, numero e grau……Vamos copiar os ótimos modelos do próprio Brasil…..ou do mundo!!! chega de miséria URBANÍSTICA….com preco, com certeza…de coisa muito boa e cara….., parabéns por sua visão!!!abraço a todos.

    Curtir

  10. Seria um vandalismo espirituoso botar uma placa do “eu curto, eu cuido” ali hehehe (mas com uma cola fácil de sair, claro!!!)

    Curtir

  11. Eu normalmente não opino sobre questões relativas a urbanismo, pois não é a minha área, mas esse ponto de ônibus virou um remendo de péssimo gosto. Eu, como leigo, acho razoável em termos estéticos o corredor da Terceira Perimetral. O problema é inserir esse “puxadinho” fora do lugar.

    Curtir

  12. eu acho que a última frase “Será Porto Alegre um CASO PERDIDO ?” diz tudo o que sinto

    Curtir

  13. urbanismo contrangedor é um resumo perfeito do que está acontecendo.

    Curtir

  14. Gente! isso é estarrecedor! é de queimar diploma de qualquer um: arquiteto, engenheiro, administrador… eu não entendo como é que deixam passar uma coisa dessas. quem aprova? quem assina? quem deixa esse ‘legado’ pra cidade?

    se a desculpa é o vandalismo, não é dessa forma que se combate. é com fiscalização/punição e educação. é vergonhoso.

    Estou montando um material sobre o sistema ‘eu curto eu cuido’ da cidade para ver se mobilizo mais pessoas a pressionar a favor de contêineres de lixo reciclável (que corresponde a 80% do nosso lixo, se ele fosse devidamente separado)

    ta na hora de bater na porta da prefeitura para exigirmos satisfações, chega de conversa!

    Curtir

    • Cauê ta faltando designer também na prefeitura. Equipamento urbano tem que ser projetado por designer de produto me desculpem opiniões contrárias.

      Curtir

      • A prefeitura não deve nem saber que existe essa profissão, infelizmente. O pior é que a prefeitura está atualmente estudando o mobiliário urbano, mas pelo visto as ações não estão alinhadas. é o samba do crioulo doido

        Curtir

  15. Eu ri quando vi isso sendo instalado, um dia. Péssima organização da prefeitura com o mobiliário urbano, como sempre.

    As paradas da perimetral não são feias, mas são destruídas e sujas. Passar uma daquelas máquinas de água estilo Polishop nelas arrumaria boa parte dos problemas.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: