RS terá centro contra desastres

O Rio Grande do Sul ganhou um Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/RS).

A unidade funcionará na Ufrgs e é resultado de um acordo de cooperação técnica formalizado com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional e a Coordenadoria de Defesa Civil do RS. O Ceped/RS será responsável pela formação de profissionais, pesquisas e ações de extensão, apoio às equipes que atuam no atendimento às pessoas afetadas e intervenção nas áreas devastadas pelos desastres ambientais.

Mais de 40 pesquisadores, de diversas áreas científicas, atuarão em conjunto. Uma das iniciativas previstas é o mapeamento das áreas de risco de deslizamento na Capital, em convênio que será firmado com a prefeitura.

Segundo o presidente da Comissão de Implantação do Ceped/RS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, a ideia é que o Estado tenha efetivamente uma unidade acadêmica para discutir o assunto, dar e criar suportes no atendimento das ocorrências envolvendo desastres ambientais. “A maioria das pessoas não sabe que o maior desafio desses desastres é o que ocorre depois, como as inúmeras medidas que são necessárias para recuperar as cidades e as comunidades”, afirmou ele.

Silva Filho lembrou que apenas no RS, entre os anos de 2003 e 2009, mais de 8 milhões de pessoas foram prejudicadas em função dos desastres ambientais. No mesmo período, os prejuízos contabilizam R$ 20 bilhões, em especial à agricultura, que foi um dos segmentos mais afetados.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:

1 resposta

  1. Melhor mesmo seria fazer um convênio p/fazer um planejamento urbano ao invés de pensar em desastres! Eles não precisam acontecer!!!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: