O Rio Grande do Sul ganhou um Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/RS).
A unidade funcionará na Ufrgs e é resultado de um acordo de cooperação técnica formalizado com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional e a Coordenadoria de Defesa Civil do RS. O Ceped/RS será responsável pela formação de profissionais, pesquisas e ações de extensão, apoio às equipes que atuam no atendimento às pessoas afetadas e intervenção nas áreas devastadas pelos desastres ambientais.
Mais de 40 pesquisadores, de diversas áreas científicas, atuarão em conjunto. Uma das iniciativas previstas é o mapeamento das áreas de risco de deslizamento na Capital, em convênio que será firmado com a prefeitura.
Segundo o presidente da Comissão de Implantação do Ceped/RS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, a ideia é que o Estado tenha efetivamente uma unidade acadêmica para discutir o assunto, dar e criar suportes no atendimento das ocorrências envolvendo desastres ambientais. “A maioria das pessoas não sabe que o maior desafio desses desastres é o que ocorre depois, como as inúmeras medidas que são necessárias para recuperar as cidades e as comunidades”, afirmou ele.
Silva Filho lembrou que apenas no RS, entre os anos de 2003 e 2009, mais de 8 milhões de pessoas foram prejudicadas em função dos desastres ambientais. No mesmo período, os prejuízos contabilizam R$ 20 bilhões, em especial à agricultura, que foi um dos segmentos mais afetados.
Categorias:Outros assuntos
Melhor mesmo seria fazer um convênio p/fazer um planejamento urbano ao invés de pensar em desastres! Eles não precisam acontecer!!!
CurtirCurtir