Aeromóvel de Porto Alegre – “Projeto Viva o Centro a Pé” – 10/09/2011 – De Volta para o Futuro…

O projeto “Viva o Centro a Pé” de Porto Alegre, RS, disponibilizou no dia 10 de setembro de 2011 um passeio “De Volta para o Futuro”:

Uma volta no AEROMÓVEL

Transporte público alternativo concebido por Oskar Coaster, baseado num sistema de propulsão pneumática, utilizando-se de gradientes de pressão em que o ar é insuflado pela ação de turbo-ventiladors centrífugos comerciais de acionamento elétrico, dispostos em casas de máquinas localizadas em pontos determinados no solo, movimentando suas rodas de aço sobre trilhos tradicionais através do empuxo fornecido a uma aleta solidária ao veículo.

A construção da Linha Piloto do Aeromovel, na Avenida Loureiro da Silva (Primeira Perimetral) foi iniciada em 1982. Logo após o início das obras, a liberação de recursos foi abruptamente suspensa. O trecho permaneceu com apenas 1km de extensão e a edificação de uma única estação em frente a Usina do Gasômetro. Nunca mais foi utilizado e os governos futuros nunca lhe deram a devida atenção.

Em 1989, na Indonésia foi inaugurada a primeira linha comercial para transporte de passageiros do Aeromóvel, funcionando muito bem até hoje.

Em 2010 finalmente foi lançado o projeto de uso do Aeromovel na cidade de Porto Alegre, ligando o aeroporto Salgado Filho à estação Aeroporto, da Trensurb.

 



Categorias:Aeromóvel

Tags:,

7 respostas

  1. Eu também estive nesse passeio, bela edição do video.

    Passamos por cima do antigo gasômetro (dá pra ver no video, meio escondido), quer dizer o verdadeiro, o que deu nome àquela região, e depois á Usina como Usina (da região) do Gasômetro.

    Aqui estao alguns videos meus que fiz na mesma viagem:

    Vejam como está o site do Aeromóvel, tem uma bela animaçao da linha do aeroporto:

    http://aeromovel.com.br/

    A grande sacada seria ligar a Usina por aeromóvel à Redenção e à zona de bares da cidade-baixa, seguindo o trajeto pela avenida. Se estaria ligando dois pontos importantes de lazer para os porto-alegrenses. Com o futuro Cais Mauá, as pessoas que estivessem na Redençao num domingo poderiam ir no Cais e quem estivesse á noite na cidade-baixa pegaria o aeromóvel e daria um pulo nos bares do Cais e vice-versa. E com uma ciclovia embaixo claro…..

    Mas técnicamente é complicado, tem um viaduto no meio do trajeto e nao tem espaço no meio da avenida, se teria que tirar as árvores, mas ai nao daria, teria que se descobrir uma solução que viabilizasse essa ligação já para 2014… seria uma grande atração na cidade.

    Curtir

  2. Imagina! Na Indonésia o aeromóvel já está sendo usado há 22 anos e aqui nada! Que atraso! Que vergonha!

    Curtir

  3. Confesso que achei que era um vídeo da década de 80. Só percebi que se tratava de algo atual pela camisa do Inter e por um Palio 2011 que passou na rua. É lamentável nossa inércia…

    De qualquer maneira, foi um projeto extremamente evoluído para a época em que foi criado, mas infelizmente não teve sequência. O visual lá de cima é incrível!

    Curtir

  4. Parabéns pela excelente iniciativa em divulgar o nosso aeromóvel. Sou aluno do curso de Museologia da UFRGS e qualquer iniciativa é bem vida para incentivar a implantação de uma linha “verdadeira” na capital, antes que o protótipo atual vire peça de museu. Sugiro postar um vídeo realizado pelo Discovery Channel, no Jakarta’s Aeromovel da Indonésia, onde as aletas e o equipamentos de terra são apresentados, para ilustrar o funcionamento do carro de passageiros.

    Ou outro, da tv japonesa, que mostra a cabine de comando e a casa de máquinas mais detalhada.

    Um abraço
    david kura minuzzo

    Curtir

    • Eu gostava muito deste programa que mostra o aeromovel (o australiano nao o japones), chama-se BEYOND 2000 (“Alem do ano 2000”) Sempre mostrava as novidades de tecnologia e ciencia.

      Curtir

  5. Vendo esse video sem ler a descricao, nao tem como saber se e’ da decada de 90 ou de agora, a cidade ta’ igual. (ok, pela qualidade da camera tem como saber)

    Curtir

  6. E’ triste, so’ isso.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: