Rua dos Andradas na pior

Cada cidade tem a sua grande rua principal, como comentei num post anterior.  A Andradas é sem dúvida nenhuma a principal rua do coração da cidade. Deveria ser uma vitrine de tudo o que temos de melhor: uma pavimentação primorosa, bancos para sentar, floreiras, árvores, telefones públicos modernos e bonitos, toda fiação aterrada, uma limpeza exemplar. Afinal, todo mundo que vem a Porto Alegre acaba perambulando pela Rua da Praia.

1. Começamos nossa visita pela Andradas pelo pavimento. Todo ele precisava ser trocado: da Praça Dom Feliciano à Caldas Junior. Tá tudo detonado. Não precisamos de remendos de cimento que em alguns meses estarão novamente esfarelando. Precisamos de um projeto de NOVO piso, com vista a 10, 15 anos, não à próxima eleição.

Clique nas fotos para ampliar

2. Os orelhões devem sair da Andradas definitivamente. Esses fios tortos que saem via aérea deles parece gato de favela. Há telefones públicos lindos que estão já implantados em algumas áreas da cidade.

3.  A Esquina democrática precisa de um plano arquitetônico moderno: ela está mais para Mombassa do que para o coração da capital do Rio Grande do Sul: pedras se esfarelando, um asfalto de quinta categoria, um murinho queimado cercado de barro -meu deus, não sei como a municipalidade não consegue ter vergonha daquilo.

4.  A parte da Andradas que não tem calçadão precisa ser repensada. A rua aberta às lotações não é uma boa idéia, pois as calçadas são estreitas demais. Urge nivelar a rua para toda ela se tornar plana.

5.  A parte da Rua da Praia que tem calçadão, precisa ser atualizada, com um plano arquitetônico moderno.

6. Toda a fiação aérea deve ser aterrada. PRINCIPALMENTE essas aberrações saindo dos orelhões.

7.  A Rua da Praia deve ser policiada e mantida limpa sempre.

8. A prefeitura tem que incentivar os lojistas a manterem suas fachadas limpas, pintadas e com um padrão estético de letreiros.

9. A subidinha da Andradas é a parte mais crítica. Reduto de vendedores de CD pirata e calçadas estreitas esburacadas, ela precisa de calçadas mais largas,  postes decentes e um controle rigoroso do mau gosto da poluição visual.

10. Por fim, esperamos que tenhamos uma nova Andradas para receber os nossos visitantes em 2014.



Categorias:Outros assuntos

18 respostas

  1. Mais uma prova de como a iniciativa privada consegue fazer muito mais pela cidade do que a prefeitura mais incompetente do Brasil: https://portoimagem.wordpress.com/2010/12/09/vonpar-conclui-etapa-inicial-das-obras-no-largo-glenio-peres/

    Por que eles conseguem fazer tudo com qualidade e sem concretagem mal feita?

    Curtir

  2. Concordo em gênero e grau! Eu já disse: deveria ser proibido o trânsito de veículos no centro histórico e ser implantado trenzinho turístico (elétrico), aqueles tri-ciclos c/tração humana usados como táxi (em Frankfurt tem, em Londres tb, etc), incentivar o uso de bicicleta o que é salutar, além de conservar as calçadas intactas! Daria p/colocar tb p/mini-ônibus elétricos, funcionando como lotação na qual as pessoas dão o sinal qdo querem descer, igual à lotação. (Ver no Google: “navette eléctrique” La Diabline – Aix-en-Provence). Bastaria criar algumas linhas e “voilà”! Eu andei e posso dizer que é muito agradável! Vejam:
    minibus "La diabline" (AIX-en-PROVENCE,FR13)
    P/o trânsito de bicicletas teria que prever onde estacioná-las. Devia ser obrigatório toda loja ter um espaço destinado a isto.

    Curtir

  3. Não precisamos ir até a Califórnia para ver uma rua para nos inspirar. Achei linda aquela rua e é um bom exemplo, mas vou mencionar Curitiba mais uma vez: Rua das Flores, bem no centro histórico deles.

    Curtir

  4. Prefeitura? A cida de ta um caos de abandonada, eu tenmho vontade de tirar fotos de váaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarios lugares da capital que estão abandonados, só pra dizer e mostrar que POa esta abandonada… Tirando a iniciativa de algumas empresas e regiões de moradores a cidade e sua adminsitração pública fazem nada a não ser pensar no fiasco que vamos passar com a copa e nas eleições do ano que vem…

    Curtir

  5. Fantástico post do Marcelo !!!!
    A rua da Praia está terrível. Precisa urgente de uma megareforma. A começar pelos orelhões, que bem poderiam ser iguais aos do Moinhos de Vento. A principal rua de comércio da cidade, a rua que mais passa pedestres, está abandonada. Literalmente. A prefeitura está inerte em relação a ela.

    Curtir

  6. “A prefeitura tem que incentivar os lojistas a manterem suas fachadas limpas, pintadas e com um padrão estético de letreiros.”… A prefeitura deveria mandar e exigir que os lojistas mantivessem as fachadas limpas no “centro histórico” ela tem poder para isto não faz porque não quer…”Acorda seu prefeito, tem eleição ano que vem….” os candidatos serão aqueles mesmos de sempre, aquela candidata do PT aquela outra “menina” do PcdB e por aí vai… com estes candidatos pessoal não iremos a lugar nenhum a não sair pelo Salgado Filho, faz trinta anos que a cidade não tem prefeito, é ideologia demais e nada de administração. “Essa é a nossa Porto Alegre” “A cidade Viva”.

    Curtir

  7. Aqui na minha rua a Prefeitura teve a audácia de completar o meio-fio da calçada com tijolo maciço, e depois rebocaram mal e porcamente. Ridículo!!!

    Padronização de calçadas e mobiliário urbano moderno já mudariam 50% da cara do Centro.

    Curtir

  8. Seria ótimo ter um calçamento padrão, mas tem que lembrar que a pedra portuguesa e os paralelepípedos desenhados são tombados e qualquer intervenção vai ser um parto. Não acho o calçamento da Rua da Praia feio, mas pessimamente cuidado. O paralelepípedo é muito interessante, mas realmente abrir o trânsito ali não tem sentido nenhum. Poderia ter alguma plataforma de vidro que unisse as duas calçadas e permitisse a visão da rua como acontece em algumas praças antigas de Curitiba e até de cidades do RS. Ou, mais fácil, retirar a calçada e tornar tudo na mesma altura preservando o vão central. Ou parte interessante da qua é o calçadão, porque é o único das grandes capitais do Brasil que vai além das terríveis (pela difícil manutenção) pedras portuguesas e usa um tipo de calçamento semelhante aos dos calçadões da Europa e dos EUA (como aqui: http://visualizenashua.com/wp-content/uploads/2011/07/Promenade-3.jpg). A parte com pedras portuguesas, com uma boa reforma e cuidados periódicos, ficaria ótima.

    Curtir

    • É por essa linha de pensamento que gostaria que a rua fosse tratada, VOP. PORÉM, a administração municipal (esta, e a outra, e a outra) não consegue ser ousada, não vê além da próxima eleição e não se inspira no que o mundo faz. Tapar pedras faltantas com esse cimentinho de quinta como costumam fazer só denota imediatismo, amadorismo e pequenez.

      Curtir

  9. Creio que a Andradas deveria ter um calçamento padrão, bem bonito, em toda a sua extensão…
    Creio que lá é possível harmonizar prédios históricos com prédios modernos, mais “estilizados”… seria uma rua, digamos, “cênica”… uma iluminação cênica também cairia bem…

    E um mobiliário urbano padrão também ficaria ótimo.

    Curtir

  10. Tu vê que o remendo de concreto não é uma “alternativa’ nova, mas já era usado há muito tempo.

    Curtir

  11. A pouco tempo atras, li numa reportagem aqui em Londres de um DJ que fez varios shows pelo Brasil e ele comentou que P.Alegre lembrava muito Beirute….pode ser um comentario um pouco exagerado, mas quem observa os edificios “mofados” e mal conservados e o estado do calcamento e do mobiliario urbano da nossa area central, facilmente entende o pq da comparacao.
    **(ele se referia a Beirute do pos guerra-anos 80/90, nao a atual que esta maravilhosa)

    Curtir

  12. Impressionante! Nunca vimos nossa cidade tão abandonada. Acorda seu prefeito, tem eleição ano que vem….

    Curtir

  13. Marcelo, compara com as fotos da 3rd st. Promenade em Santa Monica/CA, um dos calçadões mais bonitos que conheço:




    Curtir

  14. E tudo isso “na cara” da prefeitura.SHAME!!!!!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: