Passeio ciclístico marca início das obras da Ciclovia da Ipiranga

Ciclovia terá 9,4 km de extensão Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Um passeio ciclístico, com a participação do prefeito José Fortunati, marcará o início das obras de construção da Ciclovia da avenida Ipiranga. O evento, aberto ao público, acontecerá quinta-feira, 22, Dia Mundial Sem Meu Carro, com saída às 9h da rua João Neves da Fontoura, trecho localizado entre a sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Colégio Protásio Alves, bairro Azenha. A bicicletada irá se estender até o estacionamento do Supermercado Zaffari, na rua Santa Cecília. No local será assinado documento de início das obras pelo prefeito José Fortunati; pelo diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari; e pelos dirigentes da Cia. Zaffari e Praia de Belas.

Todo o trecho do passeio, entre os bairros Azenha e Santa Cecília, será sinalizado pelos agentes de fiscalização da EPTC. Acontecerão bloqueios momentâneos de uma das faixas de circulação da avenida Ipiranga, sentido centro/bairro, durante a passagem dos participantes. Os primeiros 200 ciclistas presentes no evento receberão camisetas e bonés personalizados com a identificação “Ciclovia: Eu Curto, Eu Cuido”, além de material educativo de educação para um trânsito mais seguro.

A Ciclovia da avenida Ipiranga, fruto de uma parceria da prefeitura com a Cia. Zaffari e o Praia de Belas, terá 9,4 km de extensão quando concluída, iniciando na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e indo até a avenida Antônio de Carvalho. O projeto funcional foi elaborado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC, e a execução da obra será de responsabilidade dos dois grupos, em contrapartida a empreendimentos na cidade. A iniciativa faz parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê a instalação de 200 metros de ciclovia para cada 100 vagas de estacionamento em empreendimento da iniciativa privada. A ação integra o movimento “Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido”, aliando ações concretas do poder público à mobilização dos porto-alegrenses nos cuidados da cidade.

O novo caminho para bicicletas será às margens do Arroio Dilúvio, com duplo sentido de circulação, mudando de lado em alguns pontos da avenida para melhor aproveitamento do espaço do talude. A faixa será exclusiva para bicicletas, segregada ao tráfego de veículos, piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e semáforos específicos.

A implantação da nova ciclovia tem apoio, também, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), além da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazar (SME).

Ciclovias integradas

Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra preparatória para a Copa do Mundo, que inclui uma ciclovia de 5 km, haverá integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 km a ser implantado) e Diários de Notícias (2 km já existentes), resultando em 17,4 km de ciclovias integradas.

A cidade conta, ainda, com a ciclofaixa de Ipanema, recentemente revitalizada (1,2 km); ciclovia da Restinga, em fase final de obras (3,2 km), além dos corredores de ônibus da 3ª Perimetral liberados aos domingos e feriados, e o da Érico Veríssimo. A previsão é de 40 km de ciclovias até a Copa do Mundo.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:ciclovias

Tags:,

4 respostas

  1. A propósito das magrelas, parece que, junto com os automóveis importados, o governo também aumentou o IPI das bicicletas importadas.

    Pelo jeito,ficará mais distante o sonho da Schwinn que pretendia comprar até o verão.

    Curtir

  2. Querem que o movimento apareça na mídia provavelmente… não sei se nesse caso vai ser positivo.

    Curtir

  3. Imagina o transito como não vai ficar…
    Ta louco, é muita frescura pra querer aparecer em fotos de jornais…
    Felizmente não moro par esses lados, boa sorte pra quem mora… meu irmão, mãe e padrasto…

    Curtir

  4. por que não só assinar?
    Bem mais facil e rapido.. pra que a frescura?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: