Estilo eclético modernizou a cidade no início do século XX
Com apresentação da Banda Municipal, será comemorado o aniversário de 110 anos de construção do Paço dos Açorianos (Paço Municipal). A solenidade, no saguão do prédio (praça Montevidéo, 10), será nesta sexta-feira, 23, às 10h, com a presença do prefeito José Fortunati.
Durante o ato, será apresentada a escultura recuperada da Samaritana, que estava na praça da Alfândega, e será aberta oficialmente a exposição com documentos sobre a construção e imagens do Paço em diferentes períodos. O material é dos acervos do Arquivo Histórico Moysés Vellinho, do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e da Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli.
O Paço foi projetado pelo arquiteto italiano João Antonio Carrara Colfosco, em estilo eclético, movimento que, no início do século XX, foi responsável pela modernização da cidade de origem açoriana. A partir de 1979, o prédio passou a denominar-se Paço dos Açorianos, ano em que foi declarado patrimônio cultural de Porto Alegre.
Veja mais fotos do Paço:
-
Prefeitura de Porto Alegre. Paço Municipal. Foto: Gilberto Simon
- Prefeitura de Porto Alegre. Paço Municipal. Foto: Gilberto Simon
Todas fotos por: Gilberto Simon
Prefeitura de Porto Alegre
Categorias:Patrimônio Histórico
Podiam “comemorar” arrancando aquela gradis HORROROSA que colocaram em volta do charariz….deve ter sido ideia de alguem da SMOV, so pode!!
CurtirCurtir
Legal mesmo, gosto do conjunto de predios da praca da matrx tambem. Alias, predios antigos e ate’ esses mais modernos mas com arquitetura mais classica, sao bem bonitos em POA. O problema sao aqueles feitos nos anos 60 em diante, arquitetura estilo bunker militar.
CurtirCurtir
É verdade tem uns prédios no centro que chegam a dar medo de tão feios. Mas essa área poderia ser muito mais agradável se pelo menos tivesse uma calçada descente.
CurtirCurtir
A maior ironia da nossa péssima arquitetura é o prédio do curso de arquitetura da UFRGS. Na minha opinião estraga o conjunto legal que o campus central tem. Típico dos prédios horrorosos do centro, como aquele na frente da Santa Casa, bem na beira da calçada.
CurtirCurtir
Que bom que recuperaram a Samaritana:
http://descobrindoportoalegre.blogspot.com/2010/08/mais-estatuas-para-porto-alegre.html
A estátua estava destruída, tinha saído na ZH:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2843157.xml&channel=13&tipo=1§ion=Geral
Será que ela vai voltar pra praça?
CurtirCurtir
Dava pra fazer uma bela adega naquele porão hein? 😀
CurtirCurtir
Esse é um dos prédios mais bonitos da cidade, e está bem conservado. Pena que aquele chafariz não esteja funcionando, tomara que no verão arrumem aquilo.
CurtirCurtir