Viva Gasômetro pede implementação do Parque Gasômetro

A Tribuna Popular desta quinta-feira (22/9), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi ocupada pela coordenadora do movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene. Ela lembrou ser esta a oitava vez que a entidade ocupava o espaço.

Jacqueline destacou que, desde 2007, quando apresentou, pela primeira vez, as reivindicações na Câmara, ocorreram muitos avanços. Observou que a principal luta é a efetiva implementação do Parque do Gasômetro e enfatizou a necessidade de preservar as áreas verdes, tendo em vista que o cinturão verde que circunda a orla do Guaíba vem diminuindo com a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva, além da possibilidade do Parque Harmonia se transformar em parque temático, a construção da sede da OSPA e as obras previstas no projeto Cais Mauá.

A oradora também apontou o Largo Cultural do Gasômetro como outra conquista do movimento e sugeriu que sejam adotadas outras medidas para revitalizar a região como o restauro da fachada de casas antigas e que a fiação de telefonia e energia seja subterrâneo. Também pediu, com urgência, o tombamento da Usina de Gás Carbonado, prédio localizado em frente à Câmara Municipal. Elogiou o trabalho do Executivo pela implementação do bonde histórico. “Será uma grande contribuição para o resgate histórico da cidade”, acrescentou.

Vítor Bley de Moraes

Câmara Municipal de Porto Alegre

Para saber mais:

Viva Gasômetro propõe parque com túnel no Gasômetro

Até 2014 avenida deverá ter trecho rebaixado junto à Usina



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, , ,

7 respostas

  1. Esse parque deve vir integrado ao projeto de revitalização do Cais e não feito de forma separada, provavelmente para atrapalhar a execução do sonho de transformar os galpões da Mauá num centro de entretenimento e lazer, desenvolvendo toda aquela região da cidade.

    Curtir

  2. O parque do Gasômetro, pelo o que sei, é aquilo que tá previsto no projeto do Cais: a avenida Joao Goulart subterrânea e a praça Brigadeiro Sampaio indo até a orla. Acho que é isso…

    Curtir

  3. Ficou claro que querem retornar aos anos 1950.

    Curtir

  4. Ficou claro o que eles não querem, mas além de enterrar fios e restaurar, o que eles pedem no tal “parque gasômetro”? Seria itneressante ver o projeto.

    Curtir

  5. Acho mais interessante implodir tudo e fazer algo bonito no lugar.

    Ma aterrar a fiação ja é algo..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: