Ação diz que Grêmio ergue sua arena em antigo lixão

 Autores de uma ação judicial dizem que a área em que está sendo construída a nova arena do Grêmio, em Porto Alegre, é um antigo lixão.

O clube ainda sonha em tornar o local sede da Copa-14, já que as obras no Beira-Rio, estádio indicado para o Mundial, estão atrasadas.

Uma ação popular na Justiça diz que o terreno escolhido, nas proximidades de um rio, é um “pântano drenado” e fica em área de preservação permanente, na rota de migração de aves. Afirma ainda que o solo é contraindicado para construções e que, se chover em excesso, há riscos.

Um dos autores da contestação é Henrique Wittler. O engenheiro afirma que ali ficava o único aterro sanitário da cidade até os anos 70.

“Cobrir o lixão [com a obra] fará com que o chorume vá para o rio. Não poderiam, sem um laudo especial, liberar a área”, disse Wittler. O estádio, de 60 mil lugares, deve ser entregue em 2012.

A defesa do Grêmio nega irregularidades e diz que a distância da arena até a margem do rio é superior ao mínimo estabelecido por lei.

Os engenheiros da obra afirmam que a chance de haver lixo no terreno levou a testes de solo, que não apontaram indícios de dejetos.

A prefeitura diz que a obra do Grêmio não se localiza em área de preservação e que estudo ambiental não achou um aterro sanitário no local.

UOL – Folha de São Paulo


FELIPE BÄCHTOLD, DE PORTO ALEGRE
_
______________________

Agora “eles” estão até inventando coisas ??????????? Isso vai virar uma desmoralização total para certas pessoas ! 



Categorias:Arena do Grêmio

Tags:

25 respostas

  1. Sim é possivel drenos, mas deveria ter sido feito um estudo e não deixar correr para ver como fica.
    Sabemos que o dinheiro é uma coisa e o fazer outra. Firmas querem lucro fácil.
    A Construtora OAS tem centena de processos em andamento dos mais variados tipos.
    Porque traz trabalhadores de outro Estado ( 3 mil KM), se quando o Governo do Estado EXTORQUIU a área da FCORS para dar ao Grêmio que por sua vez deu á Construtora (ficando ela com 29 dos 377 hectares) a justificativa éra de que geraria emprego em Porto Alegre?
    Neste caso o Grêmio se prestou como LARANJA para que a construtora ganhasse os 29 hectares de presente.
    Para quem estão indo os 35 milhões de isenção dos impostos?
    Quem é o dono da ARENA Empreendimentos, que se diz dona da área e contratante dos serviços no CREA?
    Será esta ARENA que embolsa os 30 milhões? Para quem?
    O Contrato Grêmio OAS é de 2008, porém Fortunati deu de presente ao Grêmio os terrenos na rua lateral ao Olímpico em 2010, porque? Para quem? Sabemos que na permuta Grêmio X OAS ou seja Olímpico X ARENA estes terrenos também serão entregues á OAS.
    Porque aumentar esta área para dar á construtora se o contrato já rezava a área em posse do Grêmio?

    Bem isto é 5% dos problemas alí gerados, e por nós contestados, o futuro mostrará uma ARENA sobre um lixão, com os mais sérios problemas de inundações, cedimentos, escorregamentos, crimes ambientais.
    Só a retirada dos campos deixou sem área para campeonato de varzea mais de 1600 usuários.
    Deixou sem escola (Vergara do Estado e João Ignácio particular que valeriam hoje mais de 25 milhões) quase 500 alunos.

    Rede de alta tensão que necessita a remoção de um corpo da brigada do local.

    E assim vamos.

    Curtir

  2. Eu sou Wittler e tive pai e mãe, agora dos que me agridem não sei não.
    Olhem o embargo do Shopping Center Norte de São Paulo, que foi embargado 20 anos após falsidade no laudo ambiental e muita briga.
    Agora esta com ordem de fechamento, pode explodir a qualquer momento pelos gases que se formam devido ao LIXO existente no sub solo, LIXO que também negaram existir a 20 anos atras
    Laudo, dependendo da Empresa se compra, não sei se é o caso aqui ou é burrice mesmo ou será que na amostragem não apareceu lixo só deetritos, não sei, mas que quando trabalhava no DNOS, la estive e vi lixo eu vi.
    Tentei evitar tragédia, mas se os gremistas por cor clubistica assim acham o contrário que continuem sendo LARANJAS da Construtora OAS, pois não há melhor qualificação.

    Curtir

  3. Correção: o nome do distinto não é Wittler, é Hittler…

    Curtir

  4. Isso e’ politicagem pura e simples, e’ porque houve esses boatos dizendo que o beira-rio estaria fora da copa e a arena se torna-se o palco principal. Agora comecaram essas bobagens para contra atacar, e’ um grnal fora dos campos so’ isso.

    Curtir

  5. E o Beira Rio que foi construído em cima do rio (ou lago)! Tanto que a FIFA exigiu o rebaixamento do gramado e isto não foi possível, pois o mesmo seria encharcado constantemente. Agora, falar em migração de aves soa ao ridículo! Esta pobre gente não merece, sequer, que façamos tantos comentários a respeito de suas bobagens!

    Curtir

  6. qualquer um pode entrar com uma ação publica desse jeito? Seria muita incompetencia e imprudencia da parte da equipe da OAS, dos órgãos ambientais do governo e do Gremio construir um estadio num lugar na “chua, há riscos…”

    Curtir

  7. Que tapar o sol o que? Quem vai a BC não quer saber desse tipo de frescuras, quer mais é passeios bonitos, ao anoitecer cheios de gente bonita nas ruas fervilhando…, restaurantes, casas noturnas, enfim estrutura de uma capital. Perguntem a quem vai comprar uma cobertura num prédio de 60 /70 andares se está preocupado se tem ou não sol na praia depois de uma certa hora a tarde? Quer algo mais calmo e paradisíaco, vá na praia do Pinho, entre tantas outras espalhadas pelo Brasil afora…não é pela sua bela praia que sempre foi uma porcaria no centro que BC já ostenta o m quadrado mais caro do Brasil. Se tirassem todos os prédios altos que BC já posssui, mesmo muitos feios em se tratando de estilo arquitetônico, até Meia Praia seria bem mais interessante.., o mesmo vale para Fortaleza, Vila Velha,Boa Viagem, Piedade, etc…

    Curtir

  8. Então o Grêmio terá gâs abundante e barato…

    Curtir

    • SE fosse verdade essa história, ainda seria possível usar drenos para extrair o gás e usar em geradores de eletricidade, daí ao invés de liberar metano bruto na atmosfera liberaria CO² que é menos nocivo à camada de ozônio que o metano bruto, e de repente ainda viabilizasse a venda de “créditos de carbono”, entrando algum lucro para o Imortal Tricolor.

      Curtir

  9. Muller, é que eu vi fotos em que durante a tarde estes prédios causavam sombra na beira da praia, daí não acho legal.

    Curtir

  10. Exageraram pq João? São prédios na media de 30/40 andares, nada de especial se comparados a cidades como Panamá, ou pq será que tantas pessoas vao visitar Dubai? Pelo seu clima extremamente quente não deve ser, pq chega a assustar em alguns dias. Vide BC bem pertinho que ja tem os redidenciais mais altos em construção no Sul do Brasil e com lançamento de um entre 60 a 70 andares. http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1315895&page=18 enquantos isso na Grande Fazenda do pagos 23 andares sao torrres altissimas para muitos.

    Curtir

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: