Autores de uma ação judicial dizem que a área em que está sendo construída a nova arena do Grêmio, em Porto Alegre, é um antigo lixão.
O clube ainda sonha em tornar o local sede da Copa-14, já que as obras no Beira-Rio, estádio indicado para o Mundial, estão atrasadas.
Uma ação popular na Justiça diz que o terreno escolhido, nas proximidades de um rio, é um “pântano drenado” e fica em área de preservação permanente, na rota de migração de aves. Afirma ainda que o solo é contraindicado para construções e que, se chover em excesso, há riscos.
Um dos autores da contestação é Henrique Wittler. O engenheiro afirma que ali ficava o único aterro sanitário da cidade até os anos 70.
“Cobrir o lixão [com a obra] fará com que o chorume vá para o rio. Não poderiam, sem um laudo especial, liberar a área”, disse Wittler. O estádio, de 60 mil lugares, deve ser entregue em 2012.
A defesa do Grêmio nega irregularidades e diz que a distância da arena até a margem do rio é superior ao mínimo estabelecido por lei.
Os engenheiros da obra afirmam que a chance de haver lixo no terreno levou a testes de solo, que não apontaram indícios de dejetos.
A prefeitura diz que a obra do Grêmio não se localiza em área de preservação e que estudo ambiental não achou um aterro sanitário no local.
UOL – Folha de São Paulo
FELIPE BÄCHTOLD, DE PORTO ALEGRE
_______________________
Agora “eles” estão até inventando coisas ??????????? Isso vai virar uma desmoralização total para certas pessoas !
Categorias:Arena do Grêmio
Sim é possivel drenos, mas deveria ter sido feito um estudo e não deixar correr para ver como fica.
Sabemos que o dinheiro é uma coisa e o fazer outra. Firmas querem lucro fácil.
A Construtora OAS tem centena de processos em andamento dos mais variados tipos.
Porque traz trabalhadores de outro Estado ( 3 mil KM), se quando o Governo do Estado EXTORQUIU a área da FCORS para dar ao Grêmio que por sua vez deu á Construtora (ficando ela com 29 dos 377 hectares) a justificativa éra de que geraria emprego em Porto Alegre?
Neste caso o Grêmio se prestou como LARANJA para que a construtora ganhasse os 29 hectares de presente.
Para quem estão indo os 35 milhões de isenção dos impostos?
Quem é o dono da ARENA Empreendimentos, que se diz dona da área e contratante dos serviços no CREA?
Será esta ARENA que embolsa os 30 milhões? Para quem?
O Contrato Grêmio OAS é de 2008, porém Fortunati deu de presente ao Grêmio os terrenos na rua lateral ao Olímpico em 2010, porque? Para quem? Sabemos que na permuta Grêmio X OAS ou seja Olímpico X ARENA estes terrenos também serão entregues á OAS.
Porque aumentar esta área para dar á construtora se o contrato já rezava a área em posse do Grêmio?
Bem isto é 5% dos problemas alí gerados, e por nós contestados, o futuro mostrará uma ARENA sobre um lixão, com os mais sérios problemas de inundações, cedimentos, escorregamentos, crimes ambientais.
Só a retirada dos campos deixou sem área para campeonato de varzea mais de 1600 usuários.
Deixou sem escola (Vergara do Estado e João Ignácio particular que valeriam hoje mais de 25 milhões) quase 500 alunos.
Rede de alta tensão que necessita a remoção de um corpo da brigada do local.
E assim vamos.
CurtirCurtir
Eu sou Wittler e tive pai e mãe, agora dos que me agridem não sei não.
Olhem o embargo do Shopping Center Norte de São Paulo, que foi embargado 20 anos após falsidade no laudo ambiental e muita briga.
Agora esta com ordem de fechamento, pode explodir a qualquer momento pelos gases que se formam devido ao LIXO existente no sub solo, LIXO que também negaram existir a 20 anos atras
Laudo, dependendo da Empresa se compra, não sei se é o caso aqui ou é burrice mesmo ou será que na amostragem não apareceu lixo só deetritos, não sei, mas que quando trabalhava no DNOS, la estive e vi lixo eu vi.
Tentei evitar tragédia, mas se os gremistas por cor clubistica assim acham o contrário que continuem sendo LARANJAS da Construtora OAS, pois não há melhor qualificação.
CurtirCurtir
Correção: o nome do distinto não é Wittler, é Hittler…
CurtirCurtir
Isso e’ politicagem pura e simples, e’ porque houve esses boatos dizendo que o beira-rio estaria fora da copa e a arena se torna-se o palco principal. Agora comecaram essas bobagens para contra atacar, e’ um grnal fora dos campos so’ isso.
CurtirCurtir
E o Beira Rio que foi construído em cima do rio (ou lago)! Tanto que a FIFA exigiu o rebaixamento do gramado e isto não foi possível, pois o mesmo seria encharcado constantemente. Agora, falar em migração de aves soa ao ridículo! Esta pobre gente não merece, sequer, que façamos tantos comentários a respeito de suas bobagens!
CurtirCurtir
Exatamente Paulo !!!!
CurtirCurtir