Governo federal abrirá licitação para a escolha da empresa que construirá a segunda ponte do Guaíba, informou ao grupo RBS o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos,nesta terça-feira (27).
A empresa que vencer a licitação terá o direito a explorar o trecho da BR-290 entre Eldorado do Sul e Osório a partir de 2017, quando termina a atual concessão, da Concepa. Segundo o ministro, a empresa que ganhar a disputa deve começar a construir a ponte imediatamente. No entanto, Passos não citou datas. “Nós decidimos que vamos fazer uma concessão (do trecho) e que ela será precedida de uma obra pública, que é a segunda ponte do Guaíba.
Nós já estamos nos mobilizando para a realização dos estudos de modelagem e estruturação do edital”, afirmou Passos.
Questionado sobre a proposta da Concepa, de prorrogar o contrato de concessão do trecho por mais 20 anos, Passos disse que considera a ideia inviável.
“É muito tempo. Esta hipótese está descartada. Nós não estamos trabalhando com a ideia de fazer prorrogação de contrato”, afirmou o ministro.
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Categorias:Nova ponte Guaíba
Licitação é bom para todos:
– Para o político, que finge haver idoneidade em todo o processo.
-Para a iniciativa privada, que finge haver disputa, quando tudo está armado nos bastidores.
-Para o cidadão comum, que finge que acredita em tudo isso, sem ser obrigado pela consciência a fiscalizar.
Melhor comentário do post !
Gilberto
Então que sugeres? Entregar para os compadres? Administração direta?
Se não for feita a licitação, como o cidadão comum irá fiscalizar? Quais os parâmetros? Qual o custo?
Não sei que mundo em que vocês estão vivendo, pois neste em qualquer parte obras públicas são construídas via administração direta ou via licitação.
Não sei o gilberto, eu vivo no mundo onde o posto do Diogo é engraçado. Só isso.
O melhor mesmo. Licitação só é ruim para a Copa 😛
E também para contratos de publicidade do governo federal com as empresas do Marcos Valério.
Meus caros amigos.
O último político que foi condenado em todas as instâncias por dispensa de licitação foi o Jaime Lerner (três anos e maio de cadeia), parece que não precisa cumprir porque o crime prescreveu, mas foi condenado (http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=102811).
Se algum governador entregasse a ponte sem licitação estava sujeito a mesma pena.
Não existe possibilidade do contrato prever possíveis renovações, com o Gilberto falou?
Ao usuario pouco interessa qual empresa vai cobrar o pedagio, o sujeito vai pagar igual. Tu acredita que o pedagio da Freeway ficara’ mais barato em 2017?
Ricardo , meu caro.
Se é feita uma licitação, pode dar mais caro, o mesmo preço ou mais barato, como o Saudoso Otto Glória técnico de futebol disse: Em futebol se ganha, se perde ou se empata!
Espero ganhar e pagar menos, mas se empatar ou perder azar meu, desde que o jogo ocorra dentro das regras e o juiz não roube. Simples.
Mas se sair mais caro tu vais pagar o pedágio mais caro e ainda pagou a ponte. Péssimo negócio.
Se o contrato atual prevê a renovação da concessão, não teria nenhum problema em fazer um aditivo na renovação para a construção da segunda ponte, já que é um benefício público. Mas, se o contrato não prevê a renovação, realmente não tem como renovar. Acho meio complicado. Mesmo assim, sempre se tendo o benefício público como objeto, pode-se alterar qualquer contrato. Levando-se em conta o bom senso, sempre, claro.
Gilberto
Olha o que publiquei mais abaixo sobre aditivação de contratos.
Fora que a prorrogação do contrato com a Concepa seria, certamente, questionada na Justiça.
Julião, meu caro.
Desde quando abrir uma concorrência pública para empresas privadas participarem e ganhar a que tiver melhor preço é um preconceito contra a iniciativa privada? Não ter preconceito é simplesmente a custa de quem vai pagar o pedágio entregar a ponte não para o melhor preço, mas sim para o melhor “lobby”.
Acho que o conceito de iniciativa privada e de liberalismo está meio distorcido.
Não esqueça que para fazer uma ponte antes do fim do contrato com a Concepa, este seria quebrado!
10 anos depois?
Bilhões de reais perdidos para o estado do RS depois…
RicardoUK
Sinto muito, mas acho ridícula esta tua intervenção. Por que a Concepa, por conta de um contrato estabelecida a décadas, com padrões gerados em outros tempos, sem a possibilidade de colocar outros “players” no jogo é algo ridículo. Toda a prorrogação negociada em gabinetes fechados leva a grandes “maracutaias”.
Quanto aos roubos no Ministério do Transporte, escuto os fatos desde o tempo que estudava engenharia (década de setenta – Andreazza e companhia) e só agora vejo um movimento na direção de detetá-los e saná-los.
Talvez não seja da época, mas a rodovia Transamazônica é o exemplo mais patente das grandes maracutaias do passado, ela começou no início da década de setenta e quarenta anos depois não foi concluída.
Por favor, a síndrome de cachorro vira-lata que tem (ou tinha) maior parte da população brasileira qualificando boas ações (abrir uma concorrência no lugar de negociar em gabinetes) tem que terminar.
E tem mais: até onde sei, os atuais contratos de pedágio só preveem reparos nas rodovias, e não investimentos…
Quanto à síndrome de cachorro vira-lata, concordo… olhem os países que nós invejávamos… um pior que o outro… EUA, Itália, França… desemprego em alta, pobreza crescendo…
Pois é, se as concessões forem feitas de outra maneira que eram feitas no passado, blz. Mas se daqui uns anos derem mais 20 anos para a concepa com o mesmo patamar de valores a gente botou dinheiro fora construindo a ponte.
Minha expectativa é que não aconteça, mas não duvido.
FELIPE
Não entendeste a notícia:
“A empresa que vencer a licitação terá o direito a explorar o trecho da BR-290 entre Eldorado do Sul e Osório a partir de 2017,….”
Em resumo ela cobrará pedágio por conta da construção….
Mais uma vez, me prendi a este pedaço: “Nós decidimos que vamos fazer uma concessão (do trecho) e que ela será precedida de uma obra pública, que é a segunda ponte do Guaíba.”
Por causa do trecho “será precedida de obra pública”, entendi que a construção será pública/paga pelo poder público.
Mais uma vez: Se for isto é burrice, pois construída a ponte para que o pedágio? Espero que tu estejas errado! Mas nunca se sabe!
também espero estar errado 😀
Se for isso, não é burrice, é safadeza mesmo, e já estariam vendo como fariam para sugar mais dinheiro público…
Se essa opção tivesse sido tomada há algum tempo atrás, já teríamos essa ponte pronta ou, pelo menos, em construção; mas o radicalismo ideológico, o preconceito a iniciativa privada e a necessidade de ganhar uma eleição presidencial, em que o principal mote do partido do governo era o de não fazer privatizações, atrasaram essa medida.
O mesmo vale para os aeroportos brasileiros.
O governo há entregou um aeroporto no RN para a iniciativa privada. E está estudando expandir a medida para outros terminais… coisa que o governo “neoliberal” não teve coragem pra fazer…
Entregou os aeroportos por total falta de gestão da infraero que não consegue investir.
Roubaram ate’ a mae no Ministerio dos Transportes e agora querem fazer uma licitacao inutil para ingles ver cuja vencedora sera’ a Concepa de todo jeito; a ponte ja’ poderia estar em construcao. Brasil e’ um pais ridiculo!
O governo tem feito licitações para pedágios pelo menor preço… espero que façam aqui tb.
Com a facada que é o IPVA, DPVAT e mais aquela montueira de impostos absurdamente caros, nem deveria haver pedágio…
Felipe e Filipi (até parece dupla sertaneja, desculpe mas perco os amigos mas não perco a piada).
Uma coisa é certa, se a Concepa está com seus estudos tão avançados como ela apregoa, ela terá chances de concorrer em vantagem contra os outros, entretanto se for prorrogado o contrato não haverá concorrência nenhuma.
Em alguns momentos me impressiona a falta de coerência de alguns deste blog, são privativistas e se adeptos do mercado como regulador de tudo, mas quando é procurado uma solução que vá nesta direção, alguns vacilam e preferem o caminho curo de prorrogar contratos sem que o mercado haja.
Rogério, não sou associado a nenhuma ideologia. Tem situações que acho que o estado deve agir e outra que a iniciativa privada vai fazer melhor. Nada no mundo é tão preto-no-branco como parece em qualquer modelo ideológico.
Eu acho que deviam ter passado para a Concepa há anos, quando ela começou a falar nisso. Talvez já tivéssemos a ponte pronta, e considerando os valores que o governo vai pagar por esta ponte… não sei vale a pena.
Mas considerando que isto não foi feito, espero que quando vencer a concessão que a Concepa tem hoje os valores sejam revistos e baixem. Por que se acontecer de no vencimento darem outra concessão para ela pelo mesmo valor… daí é burrice.
Felipe.
Acho que não entendeste a notícia. A ponte será entregue a iniciativa privada!!! Leia com mais atenção.
Me prendi a este pedaço: “Nós decidimos que vamos fazer uma concessão (do trecho) e que ela será precedida de uma obra pública, que é a segunda ponte do Guaíba.”
Por causa do trecho “será precedida de obra pública”, entendi que a construção será pública/paga pelo poder público.
Se for isto é burrice, pois construída a ponte para que o pedágio?
Espero que tu estejas errado!
Mas nunca se sabe.
Também prefiro estar errado… mas veremos… 😐
Acredito que com o ônus de construirem uma ponte, a tendencia é que tarifas não diminuam.
Resta vermos o que vão fazer quando vencer o contrato atual da concepa. Se fizerem uma negociação que diminuia as tarifas atuais ótimo senão fica sem sentido.