Projeto do Cais Mauá está em ritmo acelerado na prefeitura

Revitalização será no trecho da Estação Rodoviária à Usina do Gasômetro Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

A prefeitura está comprometida com a celeridade da tramitação do projeto de revitalização do Cais Mauá.

Na tarde desta quarta-feira, 28, foi realizada reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), integrada pelas diversas secretarias e órgãos municipais, com representantes dos empreendedores, para debater a conclusão do termo de referência, documento que reúne as diretrizes técnicas fundamentais à elaboração dos estudos de impacto pela empresa. Na entrega do projeto pela concessionária ao município, em 12 de setembro, o prefeito José Fortunati assumiu o compromisso de liberar a primeira etapa do projeto em 30 dias. 

O encontro no Paço Municipal reuniu a presidente da Cauge, Rosane Zottis, o coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, o diretor-presidente da concessionária Porto Cais Mauá do Brasil, Mário Freitas, e dos arquitetos Paulo Kawahara, sócio do escritório Jaime Lerner, e Francesc de Fuentes, da B720. Para Tutikian, com esta reunião de detalhamento, a prefeitura está cumprindo sua parte nesta primeira etapa do projeto. “Após a liberação do termo de referência, o empreendedor estará apto a fazer os estudos de impacto ambiental e de circulação”, salientou.

Segundo Freitas, a concessionária tem visto o esforço dos técnicos para agilizar o trâmite do projeto. “Esta reunião é exemplo de como a prefeitura tem se empenhado para terminar sua parte no tempo previsto”, afirmou o diretor-presidente da concessionária.

O prefeito José Fortunati, que está empenhado na revitalização do Cais, mostrou-se satisfeito com o desenvolvimento do trabalho. “A prefeitura está finalizando os estudos técnicos com as diretrizes para os estudos de viabilidade, e vamos cumprir o prometido de entregar o termo de referência em 30 dias”, destacou.

A revitalização do Cais compreende o trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros que vai da Estação Rodoviária à Usina do Gasômetro. O plano prevê a construção de prédios comerciais e mistos, além da recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais.

A empresa responsável pelo empreendimento estima que serão gerados cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos na operação. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2012, com a entrega dos armazéns revitalizados em 2014.

Prefeitura de Porto Alegre

________________________________________

Como é bom ler as palavras “ritmo acelerado” em se tratando de um projeto em Porto Alegre, principalmente o do Cais Mauá …. embora ainda hajam diversos passos burocráticos no caminho …



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

6 respostas

  1. Meu medo é o Raul Pont se amarrar num dos galpões para não tocarem naquela estrutura histórica e intocável.

    Curtir

  2. no JCRS está dizendo que as obras provavelmente começem em março de 2012. Já conhecemos esta história!! A Manuela Comunista irá ganhar as eleições e interrromper tudo novamente….

    Curtir

    • 100% garantido isso, sem sombra de duvidas com PCd B e PSOL com o PT comandando por de traz da curtina, hahahahah…….so’ quero ver ela tirar meu apartamento ai em POA.

      Curtir

  3. Isso é o que eles dizem né. Até o viaduto da Conceição está em ritmo acelerado…

    Curtir

Trackbacks

  1. Obras do Cais Mauá começam até março 2012 « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: