Primeira viga do aeromóvel é concretada

Composição de concreto protendido sustentará trilhos da linha que fará ligação da Estação Aeroporto ao Terminal 1 do Salgado Filho - Foto: Marco Pecker, da Trensurb

A primeira viga da estrutura que sustentará os trilhos do Aeromovel foi concretada na tarde de terça-feira, 4, no canteiro de obras em frente ao Aeroporto Salgado Filho. A viga, de 25 metros de comprimento e 35 metros cúbicos de concreto, foi fabricada em uma complexa armação de ferros e dutos. É por ela que passarão a fiação do sistema e o ar que impulsionará o veículo do Aeromovel. No total, serão construídas 47 vigas que se estenderão pelos 998 metros de extensão da via elevada.

No processo de concretagem, utilizou-se uma tecnologia que diminui o tempo de cura (secagem) do concreto para dois dias – em condições normais, com uso de cimento comum, esse processo demoraria, em média, 28 dias para cada viga. Após o tempo de secagem, a viga será retirada das formas e passará por uma técnica de protensão, que consiste em introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência. A protensão do concreto é realizada com a utilização de cabos de aço de alta resistência, que são tracionados e fixados no próprio concreto. Dentre as vantagens que essa técnica oferece, destacam-se a redução na incidência de fissuras e a redução das quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.

O processo total entre concretagem, secagem e protensão de cada viga dura em torno de sete dias. A previsão é de que sejam construídas duas vigas por semana.

O Aeromovel Trensurb-Infraero

A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no mundo interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto usa tecnologia 100% nacional e é totalmente desenvolvido no Brasil. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998m, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos – um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 29,9 milhões, tem previsão de conclusão para o início de 2012.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, de concepção totalmente brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

TRENSURB



Categorias:Aeromóvel, aeroportos brasileiros

Tags:

6 respostas

  1. Mas finalmente uma boa notícia sobre o Aeromóvel. Só de não ter que caminhar da estação do Trensurb até o terminal 1 carregando uma mala passando por aquelas passarelas desertas e convidativas a um assalto já é um alívio…

    Curtir

  2. Aleluia começou uma obra, o prefeito não foi la inaugurar o início da obra???

    Curtir

  3. A primeira linha comercial do AEROMOVEL foi inaugurada em Jacarta na Indonésia a mais ou menos 12 anos… Só para esclarecer….abraço e sucesso a todos

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: