Smov inicia nova fase de modernização da iluminação pública

Novos pontos de iluminação rua João Alfredo Foto: Ricardo Stricher/PMPA

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), iniciou a troca dos quadros de comando de acionamento em grupo da iluminação pública nas avenidas, praças e parques da cidade. Os equipamentos são responsáveis pela ativação da energia quando identificam a necessidade de iluminação, ao escurecer. A ação faz parte do projeto Porto Alegre + Luz, que substituiu 92% da iluminação pública por equipamentos mais modernos e mais econômicos, e está integrado à campanha Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido.

“Serão trocados e georreferenciados mil comandos em toda a cidade nos locais onde existe rede própria da prefeitura. Os novos equipamentos são mais modernos e seguros que os antigos, já ultrapassados e deteriorados pela ação do tempo. É mais uma ação da administração municipal na melhoria e na modernização do sistema de iluminação pública, integrada ao projeto que está tornando nossas ruas mais seguras e mais bonitas à noite”, afirma o titular da Smov, Cássio Trogildo.

A primeira avenida onde é realizada a substituição é a Goethe, onde eventualmente ocorrem alterações na ativação e desativação das luminárias, pois ainda são realizados testes e ajustes dos circuitos do disjuntor referencial. As próximas avenidas onde serão substituídos os comandos são a Assis Brasil, Brasiliano Índio de Moraes e Sertório. O monitoramento ocorrerá com maior frequência nos locais com os novos equipamentos.

Porto Alegre + Luz – Após 30 anos, atendendo especificações do programa Reluz, estão sendo substituídos todos os pontos de iluminação pública da Capital por equipamentos de vapor de sódio e vapor metálico, 30% menos poluentes e 38% mais econômicos que os antigos, de vapor de mercúrio. Em parceria com CEEE e a Eletrobras, com investimentos de R$ 33 milhões, a meta é alcançar 100% da cidade (maior Reluz do país). O projeto contempla a renovação do sistema de iluminação especial nas grandes avenidas com postes mais altos e luminárias mais potentes, bem como o realce da iluminação em pontos turísticos, prédios históricos, parques e praças. Desde a sua implantação, em 2009, foram realizadas substituições de 200 postes comprometidos, de mais de 500 postes de madeira, e revitalização completa da iluminação de mais de 200 praças da cidade.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

7 respostas

  1. Ficou legal, so’ tem que mante-las agora!!

    Curtir

  2. Concordo VOP, contigo, observei isso quando fui nessa rua.. Além do que comentaste ( retirar os varios postes – contei em torno de 3 alem desse novo – e enterrarem a fiaçao…vejo que as calçadas continuam apertadas e de péssima manutenção ( acho que deveriam serem um pouco alargadas) pq caminhamos muitas vezes, no meio da rua….e com muita poluição feitas por motoristas que ficam zanzando de forma tola nas ruas..

    Por sinal, muitos deles elogiam ruas da Europa, onde assumem o papel de pedestres que interagem e se divertem nas avenidas adaptadas a diversão noturna com conforto, segurança e limpeza.

    Mas aqui, ainda falta muito para se transformar numa cidade mais humanizada e melhor urbanizada…embora aqui, ali, estão ocorrendo algumas intervenções multifacetadas…

    Curtir

  3. Gostei do novo modelo, bastante. Só falta padronizar, coisa que não acontece em porto alegre.

    Curtir

  4. É verdade VOP. , na foto que mostra a João Alfredo só faltou aterrarem a fiação.. iria ficar show! Mas se tratando de nossa cidade, estou até surpreso com esses postes novos.

    Curtir

  5. O que adianta luminárias nova se não retiram as antigas e muito menos aterram a fiação, que deixa a rua horrorosa?

    Curtir

  6. Hummmm… talvez seja por isso que Goethe tá sem luz faz uns 10 dias…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: