Imagens: Orla de Ipanema – Porto Alegre

Sem comentários…

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Fotos por: Gilmar Hermes – Professor na Universidade do Recôncavo da Bahia

 

.



Categorias:ORLA, Zona Sul

Tags:, , , , , , ,

18 respostas

  1. A verdade é a seguinte.
    Para uma cidade que tem um jingle “Porto Alegre é de Mais” estas imagens apenas demostram com clareza que Porto Alegre realmente é de mais, suja, de mais atrasada, de mais parada no tempo.
    Sera que era esta orla que a vanguarda do atraso defendia que o cidadão tinha direito?

  2. É de chorar ao ver estas imagens, nossa sociedade está cega e doença… http://www.youtube.com/watch?v=xKDkdqffj7o

  3. Olha, enquanto a orla for assim, com essa areinha metida a praia, sempre vai ter isso.
    Tem que por um chão ali, meio que canalizar,não sei como se chama, mas tipo como é no cais, coloca um concreto no chaõ, uns bancos pro povo tomar seu mate, umas arvores nuns canteiros, alguns restaurantes em alguns pontos, bicicletarios, estacionamentos para carros, alguns prédios residenciais em alguns pontos, não exatamente na orla, mas em frente, bem proximo (óó, meu deus, eu sou um monstro, quero privatizaaaaar..), lixeiras para o lixo, policia pra pega marginal e drogado (fumar maconha ali é tranquilo, ja viram o que tem de agulhas, camisinhas, colheres, cachimbos na orla? É triste..), tambem pega os macumbeiros que deixam lixo e animais mortos e pronto.

    Não vai ter esses galhos…

    Não acho nosso povo tão porco, ter um chão totalmente limpo é impossivel, o povo usa sim as lixeiras, a maior parte do lixo que eu vejo na rua, vem de lixo rasgado por carroceiros, sempre vejo voar de carroças.
    Mas toco de cigarro é algo que o povo precisa mudar mesmo…
    Muito lixo que tem ali, vem de favelas que ficam perto de valões, não conheço rico que mora perto da orla e que joga seu lixo no guaiba.. haha… e nunca vi gente no marinha ou gasometro jogando lixo.. mas o que ja vi de mendigo espalhando lixo na orla que foi pro rio…

  4. Eu ainda sonho um dia de verão ir para Ipanema e caminhar calmamente na água sem medo de pegar frieira ou doenças, e ainda sair bem feliz e descansado da água…

    Adoraria ver o pessoal parar de se matar na freeway para irem nas águas chocolate e geladas para “descobrirem” as praias de água doce de Porto Alegre.

  5. Essa sujeira é um descaso, pode até ser que sejam galhos de árvore que vem boiando pelo rio, mas a prefeitura deveria manter uma equipe varrendo aquela orla todos os dias, é local mais próximo de acesso que o porto alegrense tem ao Guaíba, e ela é muito relaxada, muito atirada.

  6. Isso que voces não viram a orla do rio no lado de Guaíba na praia da Florida, é de chorar num cantinho, tal a quantidade de sujeira (garrafas pet, tenis velho, plásticos, isopor, animais mortos…)

  7. Gostaria que alguém tirasse alguma fotos com este detalhe das prais Baianas, será melhor?

  8. Quando o Guaíba ganhar balneabilidade novamente não tenho dúvida que a Prefeitura instalará uma estrutura de limpeza da orla.

    • Felipe existe um posto do DMLU em Ipanema ao lado dos banheiros públicos (que são limpos) fica quase defronte ao Clube do Professor Gaúcho. Mas de nada adianta se o povo é mal educado.

  9. Na verdade o maior problema aí são as sujeiras que vem dos rituais e que acabam indo pro rio e causando essa sujeira. Já tentaram proibir, mas vocês sabem como as coisas funcionam por aqui.

  10. Pois e’, pouco lixo, comparado com areas similares ate’ mesmo ao redor de NY e praias ao sul, tem mais do que isso. Mas nao quero dizer que esta otimo, esse pouco tem que ser recolhido.

  11. Nao vi nada alem de uma tipica orla fluvial ai, Gilberto. Ha’ alguma sujeira (latas, plasticos, etc; relativamento pouco), mas a grande maioria dos dejetos que se ve sao galhos e folhas trazidos pelo rio, o que nem pode ser considerado lixo. Eu acho que tem muita gente que sonha com uma Ipanema de areias brancas e fofas e mar azul turqueza. Nao vai acontecer! E’ A ORLA DE UM RIO!

    • Oi Ricardo, a maioria dos “dejetos” não pode ser vista, são coliformes. E é a orla de lago.
      Abraços!

    • Orla fluvial ? Típica ? Pode até ser Ricardo….
      Mas vamos corrigir algumas coisas: em primeiro lugar, é ORLA LACUSTRE.
      Em segundo, numa cidade que aspira ser turística, poderia ser bem diferente. É isso que quero passar nas fotos. Não to dizendo que não seria normal esta orla numa cidade pequena, às margens de um rio qualquer. Mas estamos falando de Porto Alegre.
      Acho que não preciso falar mais nada.
      Os que conhecem o meu ponto de vista, entenderam perfeitamente o post.
      Precisaria um mínimo de urbanização, é disto que falo.

Faça seu comentário aqui: