Ilha de Urbanismo

Quem disse que as calçadas de Porto Alegre são esburacadas, irregulares, se esfarelando? Quem disse que nosso paisagismo é tacanho? Quem disse que nossos canteiros são de barro?

Bom, pelo menos não ao redor do Iguatemi. Mas é esse padrão que queremos para o resto de nossa cidade. Como sempre, clique para ampliar.



Categorias:Outros assuntos

13 respostas

  1. A puc também é exemplo de urbanismo.

  2. Eis um belo exemplo de calcadas, em contraste com as pessimas condicoes da maioria.

  3. Não sabem o que escrevem !

    As calças do Iguatemi bombam de gente fazendo caminhadas !

  4. se bem que faz pouco tempo que melhoraral as calçadas da praça, mas quando chove toda a água do campo da praça vai pras calçadas, cria varias poças da água..

    • Normalmente isto ocorre quando colocam o gramado ACIMA do nível da calçada… daí a água em vez de acumular na terra para ser absorvida… acumula na calçada e fica lá até evaporar.

      Aqui em Rio Grande isto é o que mais se vê.

  5. ué, iguatemi tem boas calçadas, o que vejo de gente caminhando em volta dele… haha

    Aqui no meu prédio, as calçadas são beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem antigas, usaram aquele material que tinha no diluvio antes de concretarem tudo… aquele tipo de pedra, é bem retinho, sem buracos, apesar de criar poças quando chove em um ou dois pontos, ma\s não tem buraco.

    Minha madrasta que é sindica ja ta vendo de trocar isso, mas vai ficar mais pra frente, tem muita cosia pra arrumar dentro do prédio ainda.

    O prédio do lado, a calçada sempre foi boa, só melhoraram os canteiros das arvores…

    Ja a praça que tem em frente…..

  6. Somente o título não faz sentido. O Iguatemi pode ser um exemplo de paisagismo, mas é uma ilha de anti-urbanismo, um lugar fechado voltado para o acesso ao automóvel, ou alguém tem o que fazer a pé ao redor do shopping, na calçada?

  7. As belas calçadas de Shoppings ficariam perfeitas em outras áreas da cidade (partes turísticas, comerciais, etc)

    Hoje, caminhando pelo Bom Fim, percebi pelo menos umas 15 obras em calçadas e outras tantas recém realizadas. Acho que a prefeitura já está cobrando mais cuidados com as calçadas. Pena que metade destas obras eram executadas sem grandes cuidados estéticos ou de qualidade.

    Também passei pela praça da Alfandega e fiquei profundamente decepcionado. Deram uma melhorada mas nada demais, Se aquelas bancas horríveis de produtos artesanais retornarem, a impressão que teremos é que a praça pouco mudou.

    • Sim, Rafael, lamentavelmente o a calçada do meu prédio é uma dessas que está sendo consertada sem muitos cuidados estéticos e de qualidade. Cheguei a nutrir ódio do sindico que fez isso, mas já passou. Agora é economizar uma grana pra consertar com mais cuidado no futuro… santa paciência!

  8. Pense pelo lado bom, nossas calçadas fora de shopping dão de 10 a 0 nas do resto do país, e olha que elas não são exemplo pra lugar nenhum.
    De qualquer jeito, não acho que essas calçadas do Iguatemi ficariam boas se fossem colocadas em toda a cidade. Ficariam melhores que agora, obviamente, mas eu prefiro o basalto, que se encontra facilmente por aqui, não é caro, e já é o tipo de calçamento mais usado na cidade.

Faça seu comentário aqui: