Grandes prédios terão obras de arte em Porto Alegre

O prefeito José Fortunati assina nesta terça-feira, 11, o Decreto que regulamenta a Lei 10.036, que dispõe sobre a colocação de obras de artes plásticas em edificações de Porto Alegre. O ato será às 15h30, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10).

A partir da publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), as construções com mais de dois mil metros quadrados terão que ter uma obra de arte, de profissional inscrito no Cadastro Municipal de Artistas Plásticos (CMAP). Para obtenção da carta de habitação do imóvel ou empreendimento deverá ser anexada declaração da secretaria municipal de Cultura (SMC), comprovando o atendimento da Lei.

Prefeitura



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:,

21 respostas

  1. Quando e’ que vao criar uma lei que OBRIGUE A PREFEITURA a recuperar e cuidar de todas as estatuas existentes em espacos publicos na cidade??

    Curtir

  2. Faço informática. Acho que aprefeitura tinha que ter uma lei obrigando todos os prédios a terem um cluster de computadores, softwares de gestão condominial e central de segurança pela internet, tudo desenvolvido e montado por pessoas inscritas no cadastro municipal!!

    Não é com leis estúpidas como esta que se valoriza trabalho de artista, mas sim o artista que tem que fazer por merecer a valorização do seu trabalho pela população!

    Curtir

    • O resultado desta lei será justamente um estímulo a mesmice… sai de cena o talento e entra o “para cumprir tabela”… artistas passarão a criar “obras de arte” somente para cumprir a legislação, sem se preocupar com a qualidade (e nem os empreendedores estarão muito interessados).

      Curtir

  3. Essa gente xingando a lei não vê que ela só traz melhorias. Além de ser uma lei testada mundialmente.

    Curtir

  4. Isso significa que vamos ter grandes prédios? :DDD

    Dalhee…. agora é só esperar um grande prédio, e espero que tenha uma bela obra de arte..

    Curtir

  5. Arte moderna é infantil e criminosa
    Uma das expressões mais correntes quando se vê alguma obra de arte contemporânea é, “uma criança de seis anos poderia fazer isso”.

    Bem, é isso mesmo. A arte moderna (ou pós-moderna) é infantil.

    Antigamente, os artistas eram pessoas com “talento”, e o objetivo era criar coisas “belas”, ou ao menos “reveladoras”. Hoje essas palavras perderam o significado, e o objetivo do artista atual (que por sinal pode ser qualquer imbecil sem formação ou talento) é criar escândalo, nojo ou rejeição. De preferência com algum tema social ou político por trás da obra.
    (…)
    http://blogdomrx.blogspot.com/2008/06/arte-moderna-infantil-e-criminosa.html

    Curtir

    • falar que arte moderna é infantil e criminosa é generalizar. Eu acho que alguns artistas pecam mas não acho que todos sejam assim, pelo contrário. Se a pessoa não entendeu o recado que o artista quer passar, simplesmente não tem maturidade pra isso.

      Há quem ache o Iberê Camargo uma obra divina, eu não acho. Mas não quer dizer que todas as obras do arquiteto sejam tão ruins quanto.

      Gosto por arte é que nem opinião, cada um tem o seu.

      Curtir

      • O texto generaliza, obviamente. Mas talvez essa seja a forma encontrada para passar o recado, quem não entendeu o que o escritor quer passar, simplesmente não…

        🙂

        Brincadeiras a parte, fosse eu empreendedor imobiliário não colocaria absolutamente nenhuma obra de arte no meu prédio.

        Isso é intervencionismo de Estado em questões intrínsecas e subjetivas. A que ponto chegamos: o mecenato compulsório! Uma violência que beira o totalitarismo.

        Sem contar o fato de criar uma reserva de mercado imoral e bairrista: e se eu não gostar de nenhum trabalho dos profissionais inscritos no CMAP?

        Aliás, não é que eu não colocaria nenhuma obra de arte. A ausência de obra de arte é que seria, adivinhem…a obra de arte!

        E quem não entendesse…

        Curtir

  6. Acho louvável prestigiar artistas plásticos gaúchos…..mas a Prefeitura e seu ilustre prefeito querem fazer festas com o bolso alheio, e um absurdo o abuso da prefeitura que faz tudo para encarecer as obras, e extorquir ainda mais os empresários e empreendedores gaúchos…….portanto…..ótimo prestigiar nossos artistas plástico…..mas inaceitável esta extorsão e desistimulo a empreendedores…..e um atraso…..para a competividade…..

    Curtir

    • Se querem prestigiar artistas gaúchos podiam criar espaços para dar visibilidade às obras deles, para que pessoas comprem obras por livre e espontânea vontade.

      Curtir

  7. Essa notícia não deixa nada claro: são prédios comerciais, residenciais ou ambos? As obras tem que ser externas ou podem estar no interior do prédio?
    Se a intenção é transformar a cidade numa galeria a céu aberto a restrição a artistas locais vai afundar o projeto, o que vamos ver é uma coletânea de artesanatos do Brique da Redenção espalhados pelos novos prédios. Não que não haja artistas capacitados aqui, mas com certeza não tantos para dar conta da explosão imobiliária que está ocorrendo (e que deve continuar por um bom tempo).

    Curtir

    • Em Recife as obras ficavam sempre na entrada do prédio. Como a idéia provavelmente é deixar a cidade mais bonita (não que eu ache que vá), imagino que seja o mesmo aqui.

      Curtir

  8. Pensei o mesmo Mobus. Não tem mais artista pobre em POA, bom ou ruim. Quando fui para Recife eles tinham essa lei lá, achei uma bobagem.

    Fariam um favor melhor para a cidade se proibissem certas aberrações arquitetônicas, como o shopping Floresta (ou outros garajões) ou estes condomínios horríveis que parecem um paredão com uma caixa da água em cima.

    Curtir

  9. Deixa eu ver se eu entendi. A lei obriga:

    1) o empreendedor a colocar obra de arte em seu projeto
    2) essa obra de arte tem que ser de um artista local

    Basicamente é uma reserva de mercado para os gênios como o que esculpiu o monumento às tetas?

    Socorro.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: