MG: sistema avisa quanto tempo falta para ônibus chegar ao ponto

Foram instalados na capital mineira 20 totens em que o passageiro pode ver as linhas que passam pela rua e quanto tempo cada ônibus vai demorar.

Tem novidade nos pontos de ônibus de Belo Horizonte. O que pode ser um exemplo para todo o Brasil para diminuir a irritação dos passageiros. Uma reclamação é comum entre as pessoas que andam de ônibus. “O principal problema é esse esperar muito no ponto”, diz um jovem. “São 30 ou 40 minutos. Sempre acontece”, reclama uma estudante.

Mas esta situação deve mudar em Belo Horizonte. Está em teste um sistema que promete facilitar a vida de quem depende do transporte coletivo. Foram instalados na capital mineira 20 totens em que o passageiro pode ver as linhas que passam pela rua e também quanto tempo cada ônibus vai demorar para chegar ao local.

“O veículo número 30253, que é o número de ordem dele, está a cinco minutos do ponto. Então, você sabe o horário que o ônibus passa pelo ponto e o horário que o ônibus está saindo do ponto final”, explica Daniel Marx, diretor de desenvolvimento e implantação de projetos da BHTrans.

Cada veículo é monitorado por um sistema de rastreamento que mostra exatamente a posição do ônibus no itinerário. Com isso, é possível ver a situação de todos os motoristas da frota. Os veículos que aparecem em vermelho, por exemplo, estão atrasados.

Dentro dos ônibus, há mais facilidades para os passageiros na tela, como a próxima parada. Se o usuário se distrair, há um aviso sonoro. “Não tem como perder o ponto”, comenta um jovem.

G1 – Globo.com



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

29 respostas

  1. Falando em Minas, olhem o que é e como é quando um Estado não fica parado e de braços cruzados:

    O Governo de MG simplesmente contratou a Changi Airports (responsável pelo famoso Changi Internactional Airport, em Cingapura/Singapore, considerado o melhor aeroporto do mundo) para projetar o Master Plan e os terminais das próximas expansões de Confins/BH até 2039! Isso é que é pensar grande (e para a frente)!

    É um vídeo sensacional, do início ao fim!!

    Curtir

  2. Belo Horizonte esta investindo forte no Transporte Urbano junto com o governo federal liberou 3,15 bilhoes para investimentos no Metrô a construção de um Monotrilho ligando o aeroporto internacional ao Metrô de BH ate o centro, implantação do Aeromovel como o de porto alegre e Vlt ligando a região metropolitana BH.

    Curtir

  3. Com um historico de movimentação, guardado em um simples sistema informatizado, tenho certeza que é possivel atingir uma precisão de um ou dois minutos com meia hora de antecedência. Exceto casos extraordinários como um acidente trancando uma via, mas válido pros congestionamentos diários.

    Curtir

    • Só pra esclarecer: digo isso pois eu costumo dar meu horario de chegada para combinar com outras pessoas, com eu indo de carro, em horarios de congestionamento, atravessando a cidade, e quando muito erro por 3 ou 4 minutos (geralmente menos).

      Curtir

  4. Duvido que dure e que funcione bem. Até pelo transito que temos por aqui.

    Curtir

  5. Só vou acrescentar algo que talvez a maioria não saiba. Todos os ônibus de Porto Alegre tem “transponder” de tal forma que isto poderia ser feito a baixo custo.

    Curtir

    • Sim, também imaginei, deve servir pra controlar se o motorista não está freiando leve demais ou desacelerando muito nas curvas….

      Agora me diz aí: que intenções tem a empresa que tem isso à mão e não investe uns trocados para colocar ao menos na internet? Qual é a missão e os valores desta empresa (deve estar escrito no site da mesma)?

      Curtir

  6. os que tem em fortaleza nunk acertam o horário

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: