Moradores aprovam hidrovia Porto Alegre – Guaíba

Viagens experimentais gratuitas entre Porto Alegre e Guaíba ocorrem até amanhã. Operação começará no dia 28 de outubro

Foi possível chegar ao centro da Capital em 20 minutos a bordo do catamarã Crédito: vinícius roratto

Moradores de Guaíba tiveram ontem a oportunidade de experimentar gratuitamente a travessia até Porto Alegre, via ligação hidroviária. Até amanhã novas viagens gratuitas serão realizadas. A inauguração oficial, que terá a presença do governador Tarso Genro, será dia 27. A operação começará no dia seguinte. No desembarque, junto ao Armazém B3 do Cais do Porto, a impressão dos usuários foi praticamente unânime, aprovando o serviço.

Moradores de Guaíba, Carlos e Sonia Salari ficaram impressionados com a rapidez da viagem. Em 20 minutos desembarcaram no Centro de Porto Alegre. “Normalmente a viagem de ônibus até a Capital chega a levar 50 minutos e ultrapassa uma hora e 15 minutos na volta para casa. Acho que a travessia vai dar certo”, opinou Carlos. Sonia, porém, sugere a estruturação de algum tipo de integração tarifária com os ônibus que atendem aos bairros de Guaíba.

O administrador Marcelo Plochanski fez questão de conhecer a travessia antes do início oficial do serviço. Ele reside no Centro de Guaíba, a cerca de cinco quadras do terminal de embarque e desembarque. Deixar o carro na garagem para vir a Porto Alegre, segundo ele, será uma ideia bastante viável. “A segurança e a rapidez são impressionantes. Em sete minutos o catamarã estava no bairro Cristal. O ambiente interno é excelente e viajar com a paisagem do Guaíba tão próxima é muito bom”, opinou Marcelo Plochanski.

O administrador não vê a hora de poder fazer compras no Mercado Público e outros programas usando a travessia hidroviária. “Minha esposa com certeza vai querer aumentar o número de visitas ao Mercado Público. Além disso, o barco tem espaço para levarmos bicicletas. Será possível fazer um belo passeio pela área central, tomar chimarrão, almoçar e voltar para casa bem rápido”, salientou.

Correio do Povo



Categorias:hidrovias

Tags:, ,

3 respostas

  1. Espero que a segurança e a rapidez sejam mantidas, com o aumento da demanda.

    [A quem estou querendo enganar?]

    Curtir

  2. Ja vi umas passando aqui pelo guaiba, até vou bater umas fotos se ver novamente… (depende da sorte, as vezes vou olhar pela janela e ta ela ali.. haha)…
    É bem rapido, parece ser confortavel…

    Curtir

  3. Espero que esse sistema de transporte, depois de implantado, evolua para novas linhas e paradas em Porto Alegre (Humaitá, Cristal, Ipanema…) e em outras cidade a volta do Guaíba (Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro), bem para a ampliação do número de horários e do tamanho das embarcações.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: