‘Guarulhos gaúcho’ será voltado para voos internacionais

Embora o atual aeroporto de Porto Alegre seja internacional, sua estrutura é precária para voos de longa distância

Uma estimativa preliminar indica que a região metropolitana de Porto Alegre pode receber cerca de 20 milhões de passageiros por ano em 2020, de acordo com o consultor em aviação Nelson Riet, que participou de estudos prévios sobre o novo aeroporto.

As empresas aéreas já foram consultadas sobre o projeto. “As companhias vão para onde tiver demanda. E os estudos apresentados apontam que há”, afirmou o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Ronaldo Jenkins.

‘Guarulhos gaúcho’. Com o 20 de Setembro, o Rio Grande do Sul quer formar um sistema de tráfego aéreo com dois aeroportos na região metropolitana de Porto Alegre, aos moldes de Congonhas e Guarulhos, que atendem a Grande São Paulo.

O Salgado Filho deve concentrar voos regionais e, o novo aeroporto, os internacionais, nacionais de longa distância e a operação de carga.

Apesar de ser um aeroporto internacional, o Salgado Filho tem uma estrutura deficiente para operar voos de longa distância. Sua única pista tem apenas 2.300 metros, um tamanho pequeno se comparado aos demais aeroportos que operam voos para o exterior – no Galeão e em Guarulhos, por exemplo, até as pistas menores superam 3.000 metros.

Porões vazios. Para realizar a rota Porto Alegre-Lisboa em uma aeronave Airbus A330, a companhia aérea portuguesa TAP sai com os porões vazios. A pista é curta demais para que o avião decole com sua capacidade máxima de passageiros e carga. A TAP é a única companhia que voa para a Europa a partir da capital gaúcha. Os demais voos internacionais seguem para a América do Sul.

O Estado de São Paulo



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, aeroportos brasileiros, Aviação

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52 respostas

  1. Reenviando o post, pis ficou expremido… Não tinha visto… hehhee

    Sem problemas Gilberto!

    MTOW significa em inglês Maximum Take-Off Weight, ou seja, peso máximo de decolagem. É obtida no processo de certificação da aeronave, antes da autorização de voos comerciais. Esse valor é válido para pista a nivel do mar e temperatura de 15ºC. Quanto mais elevada for a pista, maior a corrida de decolagem; quanto maior a temperatura, MUITO maior a distância a ser percorrida. Taí o motivo pelo qual a TAP solicitou troca de horário no verão: evitar as maiores temperaturas na hora da decolagem, e assim conseguir voar com mais passageiros e/ou carga.

    Abaixo, MODELOS, CAPACIDADE e DISTÂNCIAS de decolagem exigidas por certificação para algumas aeronaves:

    Aeronaves Boeing
    737-300 (138pax)(Webjet): 2.300m
    737-800 (~189pax)(GOL): 2.450m
    737-700 (~149pax)(VARIG): 2.480m
    777-200 (290~315pax)(ex-VARIG): 2.500m
    747-800 (467~581pax): 3.090m

    Aeronaves Airbus
    A319 (124~144pax)(Avianca e TAM): 1.950m
    A320 (150~187pax)(TAM): 2.090m
    A321 (196~234pax)(TAM): 2.180m
    A330-200 (223~293pax)(TAP e TAM): 2.220m
    A380-800 (555~853pax): 2.750m

    Aeronaves Embraer
    E170 (70~80pax)(TRIP): 1.644m
    E175 (78~88pax)(TRIP): 2.244m
    E190 (94~114pax)(AZUL): 2.056m
    E195 (106~122pax)(AZUL): 2.179m

    Se alguém precisar ou se interessar, posso providenciar para algumas outras aeronaves!

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  2. Prezados,

    Não é verdade de maneira alguma que o voo da TAP entre Porto Alegre e Lisboa decola com “porões vazios”. Nenhuma companhia aérea faria um voo que não permite carga, pois seria prejuízo certo. Pesquisem por aí para comprovar…

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    • Vamos averiguar Paulo. Achei um tanto estranho mesmo. Obrigado pelo alerta.

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      • Já escrevi aqui no blog que o A330-200 é o único widebody que consegue decolar MTOW na pista do Salgado Filho. Ele presica de 2.200m de pista.

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        • Por favor, explique o que é MTOW. O publico leitor do Blog não é especializado em aviação. Obrigado.

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        • Sem problemas Gilberto!

          MTOW significa em inglês Maximum Take-Off Weight, ou seja, peso máximo de decolagem. É obtida no processo de certificação da aeronave, antes da autorização de voos comerciais. Esse valor é válido para pista a nivel do mar e temperatura de 15ºC. Quanto mais elevada for a pista, maior a corrida de decolagem; quanto maior a temperatura, MUITO maior a distância a ser percorrida. Taí o motivo pelo qual a TAP solicitou troca de horário no verão: evitar as maiores temperaturas na hora da decolagem, e assim conseguir voar com mais passageiros e/ou carga.

          Abaixo, MODELOS, CAPACIDADE e DISTÂNCIAS de decolagem exigidas por certificação para algumas aeronaves:

          Aeronaves Boeing
          737-300 (138pax)(Webjet): 2.300m
          737-800 (~189pax)(GOL): 2.450m
          737-700 (~149pax)(VARIG): 2.480m
          777-200 (290~315pax)(ex-VARIG): 2.500m
          747-800 (467~581pax): 3.090m

          Aeronaves Airbus
          A319 (124~144pax)(Avianca e TAM): 1.950m
          A320 (150~187pax)(TAM): 2.090m
          A321 (196~234pax)(TAM): 2.180m
          A330-200 (223~293pax)(TAP e TAM): 2.220m
          A380-800 (555~853pax): 2.750m

          Aeronaves Embraer
          E170 (70~80pax)(TRIP): 1.644m
          E175 (78~88pax)(TRIP): 2.244m
          E190 (94~114pax)(AZUL): 2.056m
          E195 (106~122pax)(AZUL): 2.179m

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        • Leonel

          Recoloque de novo o teu post (pois é importante) de uma forma que ele não fique como um comentário do comentário e não se enxergue nada!

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    • Pois é, Gilberto, quando eu li esta matéria do Estadão, aqui no blog, ela me pareceu forçada, tem toda a cara de ser material plantado por algum lobby. A imprensa adora publicar coisas que não sabe, geralmente há algum interesse por trás…

      Lembram de quando toda a imprensa local, sem exceção, jurava de pés juntos que apenas com a ampliação da pista de POA seria possível voar direto para a Europa? Bem, um belo dia apareceu a TAP para desmentir todos. A empresa operao há quatro meses uma das suas rotas de mais sucesso, com ocupações quase sempre são superiores a 90% e com uma boa quantidade de carga no porão.

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      • Isso merece um post exclusivo. Vou reunir material e falar um pouco sobre isso.

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        • Legal Gilberto! Seria muito interessante usar a visibilidade do Porto Imagem para desmistificar esta história dos voos de longo curso em POA.

          Posso dar o meu testemunho pessoal, pois eu fiz o voo Porto Alegre – Lisboa no dia 13 de Junho (foi o 2º voo desta nova rota). O A330-200 da TAP estava completamente lotado e até onde sei com muita carga no porão. Fiquei impressionado com a facilidade que o monstrengo do avião teve em decolar da curta pista de POA. Baita avião este A330-200!

          Retornei no dia 29 de Junho no voo Lisboa – Porto Alegre e posso dizer que (apesar da pista curta), o pouso foi muito tranquilo e mais suave que os pousos que fiz com os aviões menores da TAM e da Gol.

          Só não dá é pra entender porque é que ainda não foi criado um voo direto Porto Alegre – Miami (rota bem mais curta do que Lisboa). Quer dizer, dá pra entender: a TAM nunca teve coragem para ousar (e está cortando algumas rotas); as aéreas norte-americanas estão todas “mal das pernas”.

          (se quiseres podes mover este meu comentário para o futuro post que falaste)

          Um abraço

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  3. Os estudos para esse aeroporto começaram há 2 anos, e muitas áreas já foram estipuladas, e essa foi a melhor opção encontrada pelo grupo de estudo, e que de nada tem a ver com o Paim. São empresarios e políticos da RMPA que estão se mobilizando para que esse aeroporto aconteça. E é claro que eles vão pedir ajuda à politicos com maiores “cargos”, como senadores, ministros e governador. Fazendo um aeroporto em guaiba ou eldorado fica muito pior do que nova santa rita, pq ao lado de guaiba só tem POA, enquanto NSR fica no “miolo” de onde a RMPA se expande (eixo POA-NH).

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