‘Guarulhos gaúcho’ será voltado para voos internacionais

Embora o atual aeroporto de Porto Alegre seja internacional, sua estrutura é precária para voos de longa distância

Uma estimativa preliminar indica que a região metropolitana de Porto Alegre pode receber cerca de 20 milhões de passageiros por ano em 2020, de acordo com o consultor em aviação Nelson Riet, que participou de estudos prévios sobre o novo aeroporto.

As empresas aéreas já foram consultadas sobre o projeto. “As companhias vão para onde tiver demanda. E os estudos apresentados apontam que há”, afirmou o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Ronaldo Jenkins.

‘Guarulhos gaúcho’. Com o 20 de Setembro, o Rio Grande do Sul quer formar um sistema de tráfego aéreo com dois aeroportos na região metropolitana de Porto Alegre, aos moldes de Congonhas e Guarulhos, que atendem a Grande São Paulo.

O Salgado Filho deve concentrar voos regionais e, o novo aeroporto, os internacionais, nacionais de longa distância e a operação de carga.

Apesar de ser um aeroporto internacional, o Salgado Filho tem uma estrutura deficiente para operar voos de longa distância. Sua única pista tem apenas 2.300 metros, um tamanho pequeno se comparado aos demais aeroportos que operam voos para o exterior – no Galeão e em Guarulhos, por exemplo, até as pistas menores superam 3.000 metros.

Porões vazios. Para realizar a rota Porto Alegre-Lisboa em uma aeronave Airbus A330, a companhia aérea portuguesa TAP sai com os porões vazios. A pista é curta demais para que o avião decole com sua capacidade máxima de passageiros e carga. A TAP é a única companhia que voa para a Europa a partir da capital gaúcha. Os demais voos internacionais seguem para a América do Sul.

O Estado de São Paulo



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, aeroportos brasileiros, Aviação

Tags:

52 respostas

  1. Reenviando o post, pis ficou expremido… Não tinha visto… hehhee

    Sem problemas Gilberto!

    MTOW significa em inglês Maximum Take-Off Weight, ou seja, peso máximo de decolagem. É obtida no processo de certificação da aeronave, antes da autorização de voos comerciais. Esse valor é válido para pista a nivel do mar e temperatura de 15ºC. Quanto mais elevada for a pista, maior a corrida de decolagem; quanto maior a temperatura, MUITO maior a distância a ser percorrida. Taí o motivo pelo qual a TAP solicitou troca de horário no verão: evitar as maiores temperaturas na hora da decolagem, e assim conseguir voar com mais passageiros e/ou carga.

    Abaixo, MODELOS, CAPACIDADE e DISTÂNCIAS de decolagem exigidas por certificação para algumas aeronaves:

    Aeronaves Boeing
    737-300 (138pax)(Webjet): 2.300m
    737-800 (~189pax)(GOL): 2.450m
    737-700 (~149pax)(VARIG): 2.480m
    777-200 (290~315pax)(ex-VARIG): 2.500m
    747-800 (467~581pax): 3.090m

    Aeronaves Airbus
    A319 (124~144pax)(Avianca e TAM): 1.950m
    A320 (150~187pax)(TAM): 2.090m
    A321 (196~234pax)(TAM): 2.180m
    A330-200 (223~293pax)(TAP e TAM): 2.220m
    A380-800 (555~853pax): 2.750m

    Aeronaves Embraer
    E170 (70~80pax)(TRIP): 1.644m
    E175 (78~88pax)(TRIP): 2.244m
    E190 (94~114pax)(AZUL): 2.056m
    E195 (106~122pax)(AZUL): 2.179m

    Se alguém precisar ou se interessar, posso providenciar para algumas outras aeronaves!

    Curtir

  2. Prezados,

    Não é verdade de maneira alguma que o voo da TAP entre Porto Alegre e Lisboa decola com “porões vazios”. Nenhuma companhia aérea faria um voo que não permite carga, pois seria prejuízo certo. Pesquisem por aí para comprovar…

    Curtir

    • Vamos averiguar Paulo. Achei um tanto estranho mesmo. Obrigado pelo alerta.

      Curtir

      • Já escrevi aqui no blog que o A330-200 é o único widebody que consegue decolar MTOW na pista do Salgado Filho. Ele presica de 2.200m de pista.

        Curtir

        • Por favor, explique o que é MTOW. O publico leitor do Blog não é especializado em aviação. Obrigado.

          Curtir

        • Sem problemas Gilberto!

          MTOW significa em inglês Maximum Take-Off Weight, ou seja, peso máximo de decolagem. É obtida no processo de certificação da aeronave, antes da autorização de voos comerciais. Esse valor é válido para pista a nivel do mar e temperatura de 15ºC. Quanto mais elevada for a pista, maior a corrida de decolagem; quanto maior a temperatura, MUITO maior a distância a ser percorrida. Taí o motivo pelo qual a TAP solicitou troca de horário no verão: evitar as maiores temperaturas na hora da decolagem, e assim conseguir voar com mais passageiros e/ou carga.

          Abaixo, MODELOS, CAPACIDADE e DISTÂNCIAS de decolagem exigidas por certificação para algumas aeronaves:

          Aeronaves Boeing
          737-300 (138pax)(Webjet): 2.300m
          737-800 (~189pax)(GOL): 2.450m
          737-700 (~149pax)(VARIG): 2.480m
          777-200 (290~315pax)(ex-VARIG): 2.500m
          747-800 (467~581pax): 3.090m

          Aeronaves Airbus
          A319 (124~144pax)(Avianca e TAM): 1.950m
          A320 (150~187pax)(TAM): 2.090m
          A321 (196~234pax)(TAM): 2.180m
          A330-200 (223~293pax)(TAP e TAM): 2.220m
          A380-800 (555~853pax): 2.750m

          Aeronaves Embraer
          E170 (70~80pax)(TRIP): 1.644m
          E175 (78~88pax)(TRIP): 2.244m
          E190 (94~114pax)(AZUL): 2.056m
          E195 (106~122pax)(AZUL): 2.179m

          Curtir

        • Leonel

          Recoloque de novo o teu post (pois é importante) de uma forma que ele não fique como um comentário do comentário e não se enxergue nada!

          Curtir

    • Pois é, Gilberto, quando eu li esta matéria do Estadão, aqui no blog, ela me pareceu forçada, tem toda a cara de ser material plantado por algum lobby. A imprensa adora publicar coisas que não sabe, geralmente há algum interesse por trás…

      Lembram de quando toda a imprensa local, sem exceção, jurava de pés juntos que apenas com a ampliação da pista de POA seria possível voar direto para a Europa? Bem, um belo dia apareceu a TAP para desmentir todos. A empresa operao há quatro meses uma das suas rotas de mais sucesso, com ocupações quase sempre são superiores a 90% e com uma boa quantidade de carga no porão.

      Curtir

      • Isso merece um post exclusivo. Vou reunir material e falar um pouco sobre isso.

        Curtir

        • Legal Gilberto! Seria muito interessante usar a visibilidade do Porto Imagem para desmistificar esta história dos voos de longo curso em POA.

          Posso dar o meu testemunho pessoal, pois eu fiz o voo Porto Alegre – Lisboa no dia 13 de Junho (foi o 2º voo desta nova rota). O A330-200 da TAP estava completamente lotado e até onde sei com muita carga no porão. Fiquei impressionado com a facilidade que o monstrengo do avião teve em decolar da curta pista de POA. Baita avião este A330-200!

          Retornei no dia 29 de Junho no voo Lisboa – Porto Alegre e posso dizer que (apesar da pista curta), o pouso foi muito tranquilo e mais suave que os pousos que fiz com os aviões menores da TAM e da Gol.

          Só não dá é pra entender porque é que ainda não foi criado um voo direto Porto Alegre – Miami (rota bem mais curta do que Lisboa). Quer dizer, dá pra entender: a TAM nunca teve coragem para ousar (e está cortando algumas rotas); as aéreas norte-americanas estão todas “mal das pernas”.

          (se quiseres podes mover este meu comentário para o futuro post que falaste)

          Um abraço

          Curtir

  3. Os estudos para esse aeroporto começaram há 2 anos, e muitas áreas já foram estipuladas, e essa foi a melhor opção encontrada pelo grupo de estudo, e que de nada tem a ver com o Paim. São empresarios e políticos da RMPA que estão se mobilizando para que esse aeroporto aconteça. E é claro que eles vão pedir ajuda à politicos com maiores “cargos”, como senadores, ministros e governador. Fazendo um aeroporto em guaiba ou eldorado fica muito pior do que nova santa rita, pq ao lado de guaiba só tem POA, enquanto NSR fica no “miolo” de onde a RMPA se expande (eixo POA-NH).

    Curtir

  4. Também acho que o aeroporto em Nova Sta. Rita ficaria muito longe, não pela distância em si, mas pela falta de meios de transporte para as pessoas chegarem até o aeroporto. Por que não fazem então um aeromóvel ligando POA até o novo aeroporto, passando por Canoas? Dessa forma seria mais viável um aeroporto longe da capital. Outra possibilidade seria fazer o aeroporto em Guaíba ou Eldorado do sul, que são cidades mais perto de POA, é só atravessar a ponte e valorizaria o lugar, os turistas iriam gostar de ver o rio guaíba, o terreno é super plano, favorecendo a construção, etc.

    Curtir

    • Já existe, inclusive, uma pista em Eldorado.
      Mas quem disse que não vai ter um bom transporte entre POA e o novo aeroporto? Ônibus com certeza vai ter, é básico, mas vamos esperar o projeto para saber mais.

      Curtir

    • Eu achava que Eldorado seria a área ideal, mas pensando melhor não é tanto assim:

      – Pois a mobilidade até ele devia ser criada com pontes para atravessar o Guaíba;

      – O tráfego aéreo continuaria sobre POA, talvez isso seria utilizado como mais uma desculpa para evitar uma verticalização da cidade;

      – Dificultaria o acesso pelo público do noroeste do estado;

      – A distância até Nova Santa Rita vai ser bem menor, e por via expressa, já que ao invés de ter que fazer os “catetos” do caminho, será feito pela hipotenusa.

      Curtir

  5. concordo com o english boy.. uma vez monteiro lobato declarou que um país que não tem força de montar uma kkk (ku klux klan) nunca será um país sério.. foi uma declaração inteligente, não necessariamente racista.

    Curtir

    • e eu achando que esse blog fosse sério… até exaltadores da KKK estão por aqui.

      Daqui a pouco vão dizer que o holocausto foi uma manipulação de informações também. Quem sabe acabemos com todas as minorias que são a causa de todo o sofrimento desse pais? Já que a maioria é pura e honesta?

      Shame on you!

      Curtir

      • a maioria é justamente português, índio e africano como o rapaz falou..mas o pior de tudo foi a mistura desses 3 tipos, que formou a maioria brasileira.. os chamados ‘cor de cuia’.

        Curtir

  6. Vejam pelo Google Earth, quanto espaço tem em volta do Salgado Filho para edifícios. E Genebra tem uma pista e movimenta 15 milhões/pax/ano. Aeroporto em Caxias de Sul ajudará a desafogar o Salgado Filho.

    Curtir

  7. Nenhum de vocês tá considerando o quanto custa um terreno perfeitamente plano de 4 km de comprimento por 1 km de largura. Se é que existe tal terreno em poa, quanto custa? Calculo eu que o terreno sozinho aqui custaria uns 500 milhões ou mais. Talvez em nova santa rita custe só 50 milhões.

    Se tiver uma linha de ônibus saindo do centro, de 10 em 10 min, custando 20 reais a passagem (preço razoável pra intermunicipal), acho que funciona.

    Com uma área tão grande, também podem fazer um gigantesco estacionamento que cobre uma diária modica, como 15 reais.

    Mas, se não tiverem essa boa vontade, pode custar 150 reais o taxi ou 40 reais a diária do estacionamento.

    Curtir

    • Eu sou a favor desse aeroporto:

      1) Quase todas as metrópoles tem um aeroporto maior afastado de sua área central

      2) Mostra que se POA não se mexe pra nada, tem essas cidades menores que querem se desenvolver

      3) O terreno desse aeroporto foi totalmente doado, ou seja, não custará nada.

      4) Acredito em um eficiente transporte agora com a Rodovia do Parque

      5) Nem todo mundo que viaja é de POA. Muita gente é do interior, e tranca a 116 só para ir até o aero

      6) Atenderá não só POA, mas facilitara o interior e será um bom lugar para as cidades do Vale dos Sinos

      7) Veja o aeroporto novo de BH

      8) Não adianta construirmos mais terminais no Salgado, já que o problema para grandes vôos é a pista. Essa, ampliada, vai ter um desnível já de 5 metros pois há um hipermercado lá.

      9) Concordo que poderia ter uma área junto a Eldorado para instala-lo, mas num conjunto, essa região escolhida é muito boa.

      10) Canoas não seria uma boa opção, pois a cidade já está bem ocupada, não permitindo futuras expansões, e, a base aérea é militar (até onde eu sei);

      Curtir

  8. Chega a ser absurdo o Salgado Filho ficar só com vôos regionais. Sério, mal conseguem fazer um aeroporto na serra (onde realmente é necessário) e querem nos engrupir com um aeroporto totalmente fora de mão para a capital? Acho que algum grupo poderoso está com um lobby fortíssimo por aí.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: