Vereadores vistoriam linhas de ônibus e apontam problemas

Sete parlamentares da Capital avaliaram problemas do transporte público de Porto Alegre JONATHAN HECKLER/PMPA/JC

Sete vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre participaram, nesta sexta-feira (14), do projeto Câmara no Ônibus: Aldacir Oliboni (PT), Carlos Comassetto (PT), Carlos Todeschini (PT), Fernanda Melchionna (P-Sol), Maria Celeste (PT), Mauro Pinheiro (PT) e a presidente do Legislativo, Sofia Cavedon (PT). Cada um embarcou em uma linha e, no final, encontraram-se no terminal da Praça Parobé, Centro, onde relataram os principais problemas enfrentados pela população no dia-a-dia.

Sofia vistoriou a linha 470 – Bom Jesus. Ônibus sempre lotados já no início da manhã; muito sujos; falta de educação dos cobradores, que não intervêm em favor dos idosos no caso dos assentos especiais; muito tempo de espera pelos coletivos; falta de proteção contra as chuvas nas paradas foram os principais problemas apontados. Usuários queixam-se também do trânsito lento no Túnel da Conceição e que não conseguem entrar no ônibus, no final de tarde, na altura da rótula da Protásio Alves, devido à superlotação.

Fernanda embarcou na linha Vila Jardim. Usuários reclamaram o fato de ser a única alternativa de ônibus do bairro. Descumprimento de horários, principalmente o primeiro da manhã, às 4h55min; poucos coletivos nos finais de semana; e preço alto da passagem também estão entre as queixas.

A linha 73 – Vila Nova Gleba, bairro Rubem Berta, recebeu a vistoria da vereadora Maria Celeste. Os passageiros afirmaram que só há um horário com ônibus direto, via freeway, às 8 horas, o que é insuficiente para a demanda existente; quando o coletivo chega ao Condomínio Fernando Ferrari, que possui cerca de 4 mil apartamentos, já está lotado; as pessoas que saem das Vilas Santa Rosa e Santo Agostinho não conseguem embarcar, devido à superlotação; a partir das 17 horas, no sentido Centro-Bairro, os usuários esperam cerca de uma hora. No Loteamento do Bosque, com mil apartamentos, no Jardim Barcelona, não há linha disponível. Os moradores pegam o Vila Nova Gleba, o que gera mais transtornos. Maria Celeste vai sugerir uma audiência pública para debater o assunto.

Comassetto embarcou nas linhas Lami, Restinga, Hípica e Belém Velho. As queixas são: ônibus insuficientes; lotados nas horas de pico; atrasos nos transbordos; faltas de linhas em algumas regiões, como da Hípica para a Tristeza. No Loteamento Moradas da Hípica, as pessoas reclamam eu não há ônibus nos finais de semana.

A linha Santa Maria foi vistoriada por Oliboni. Não-cumprimento de horários; superlotação a partir da terceira parada, no sentido Bairro-Centro; demora dos veículos com acessibilidade e dos demais; e passagem cara são os principais problemas apontados.

Mauro Pinheiro vistoriou o ônibus Rubem Berta/Sertório. Dificuldades: atrasos, falta de fiscalização dos horários, falta de linha própria no bairro Leopoldina, superlotação. Já Todeschini embarcou no Belém Velho/Rincão e constatou muito tempo de espera de um ônibus para outro, superlotação, falta de veículos nos finais de semana, entre outros.

Jornal do Comércio



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

16 respostas

  1. E’ impressionate, vcs votam no PT, que se diz a favor dos “pobres” e “oprimidos” (coisa que nao e’ nem numca foi), dai obviamente e como SEMPRE eles se elegem e nao fazem NADA, e vcs em vez de votarem esses palhacos FORA DA PREFEITURA, VAO LA E VOTAM NELES DE NOVO, SO’ PARA MAIS TARDE RECLAMAR QUE NAO FAZEM NADA!!! Isto e’ LOUCURA minha gente, acho que vcs deveriam dar 4 anos para essa nova colisao que querem fazer se opondo ao PT, PDT e PSOL. E’ a unica saida, fora isso, sera a mesma coisa redux!!!!!

    Curtir

  2. Os vereadores todos usam o busão diariamente??? Claro que vão de carro, e as ruas estão boas???

    Curtir

  3. Uma vez eu fiz os cálculos: se acabassem com meia passagem para estudantes, gratuidade para idosos/correios/…, passe-livre e cobrador… a passagem custaria 2/3 do preço atual: perfeitamente acessível para todos.

    Curtir

  4. ATP governa Porto Alegre há pelo menos 20 anos.

    Curtir

  5. Eu poderia escrever umas 500 linhas de reclamação aqui sobre tudo isso, mas todo mundo já sabe o que eu ia dizer, inclusive os vereadores.

    TODO o transporte publico (onibus, lotação, taxi) sofre o resultado de décadas de corrupção rampante. Não tem outra explicação.

    Primeiro, privatizem a carris. Pra quê uma empresa pública que não presta um serviço bom e não cobra menos?

    Segundo, investiguem doações de campanha de empresas de ônibus e de empresas dos amigos dos donos das empresas de ônibus. Ponham as contas delas na internet.

    Terceiro, quais são as métricas de atendimento do transporte coletivo? Definam métricas que estejam dentro da possibilidade de pagamento da população comparando com cidades de outros estados e principalmente outros países.

    Um ponto muito óbvio: por que acham correto pagar o mesmo valor pra andar de ônibus duas paradas ou do centro ao lami?? Será que o povo não vê que uns estão pagando caro demais para que outros paguem barato demais? No resto do mundo, morar longe causa custos mais elevados de transporte, é um fato da vida. Um tempo atras na criação de uma nova linha de lotação

    Curtir

    • Continuando: um tempo atras na criação de uma nova linha de lotação um vereador ainda ressaltou que apesar da linha atender o Belém novo o preço da passagem seria o mesmo.

      Curtir

  6. Como o Simon reclama sempre para uma agenda positiva e não ficarmos somente na reclamação, acho que os senhores vereadores (de todos os partidos) deveriam utilizar o seu tempo livre (que é grande) e suas assessorias (que não é pouca) para uma análise mais completa do transporte em Porto Alegre. Uma análise comparativa, não as outras cidades brasileiras, mas a outras cidades do mundo.
    Cada vereador tem experiência de viagens internacionais em que os mesmos devem ter se deslocado de um ponto a outro em transporte público (ou será que andaram só de táxi?), Com esta experiência eles deveriam se unir e criar um sugestão de plano diretor de mobilidade na cidade de Porto Alegre.
    Alguém pode dizer que isto é uma atividade a ser feita pelo Executivo, porém há dois fatores que justificariam o auxílio do Legislativo ao Executivo. Primeiro quem está procurando resolver os problemas que existem no transporte atual, geralmente não tem tempo nem cabeça para projetar o futuro. Segundo, os vereadores de situação geralmente em um ou outro governo ocupam cargos executivos, logo eles tem já o perfil para tento, mesmo os que são de oposição, teoricamente podem no futuro vir a ser situação e se não tiveram preparados para esta situação, reproduzirão simplesmente o que o governo que eles retiraram, ficando tudo na mesma.
    Em resumo: Trabalhem!

    Curtir

  7. Obs: não a toa o Rio recebeu uma nota melhor do que Porto Alegre num recente estudo sobre mobilidade urbana.

    Curtir

  8. Olha, já andei muito de ônibus no Rio de Janeiro, e minha impressão é a seguinte: na média, o sistema de ônibus do Rio é MELHOR que o de Porto Alegre.

    1) Já peguei dezenas e linhas diferentes. Em todas o tempo de espera na parada é bem menor que em Porto Alegre

    2) Em fim de semanas, domingos e feriados o tempo de espera na parada é MUITO menor ainda que em Porto Alegre

    Em suma, a coisa que mais me “chocou” é que lá nós mal chegamos na parada e logo vem o ônibus. E isso até mesmo no fim de semana !

    NUNCA esperei por ônibus no Rio o que eu tenho que esperar em Porto Alegre.

    Mais:

    3) As paradas de ônibus são bonitas, elegantes, quase um luxo, pois são de vidro,

    4) As paradas são limpas, limpíssimas, imaculadas – e não só em lugares nobres

    4) As paradas de ônibus tem bastante bancos, em praticamente todas elas

    4) As paradas têm uma lista dos ônibus que param nela, e têm um ótimo mapa dos litinerários.

    E antigamente os onibus eram mais velhos que em Poa. Há algum tempo os onbus de lá são bem novos. Uns 60% têm ar. E já eles usavam o “TRI” há pelo menos uns 3 anos antes do que aqui.

    Curtir

  9. Felipe X

    Concordo contigo, mas tem outras regiões que não tem esse problema e ja vi varias vezes.

    Mas não vai adiantar, se por 3 onibus juntos, não vai ter lugar nos terminais, o povo não aguenta esperar 5 minutos.. ai não da..
    Só com metrô mesmo.

    Precisamos de uma revolução no sistema de transporte, mas pra isso, precisa dinheiro, e revoluçãi e dinheiro são palavras que não combinam com Porto Alegre

    Curtir

  10. Na hora q eu vi: ”Vereadores vistoriam linhas de ônibus e apontam problemas”, eu pensei q era uma piada, depois q eu li a matéria, continuei achando uma piada:

    ”Comassetto embarcou nas linhas Lami, Restinga, Hípica e Belém Velho. As queixas são: ônibus insuficientes; lotados nas horas de pico; atrasos nos transbordos; faltas de linhas em algumas regiões, como da Hípica para a Tristeza. No Loteamento Moradas da Hípica, as pessoas reclamam eu não há ônibus nos finais de semana.”

    Pense comigo, o Comasseto precisou de todo esse tempo pra entende isso.
    Esses dias eu fui da uma visita na rodoviaria no feriado de quarta feira(para dar uma olhada nos onibus), só tinha duas linhas, 273.1 e 273.3 para ir na rodoviaria, só 2 linhas pra toda a região da Hipica e demais ali por perto. concordo com o Guilherme, os cobradores não tem culpa dos onibus sucateados, ou os poucos horários, ou o resto, porque se eu continua contando…

    Agora, pense comigo:Voce acha q isso vai mudar alguma coisa nos onibus, talvez mais um onibus novo, alguma coisa assim.

    Curtir

  11. Guilherme, acho que no ponto que sugeres as pessoas “esperarem o próximo ônibus” estás bem enganado. Nós que moramos em regiões mais centrais temos linhas frequentes e seguidamente diversas opções de linhas. Boa parte destas pessoas aí (notem as linhas escolhidas) só tem uma opção e já tem que acordar cedo para chegar na hora no trabalho pois além da questão da falta dealternativa já moram mais afastados. Existem linhas que só passam a cada 30-40mins, já tive esse problema quando morava no morro santa tereza.

    Curtir

  12. Ta chegando ano de eleição e estes vereadores vem com enganação pra cima da população. Não precisa nem andar de ônibus para ver que o transporte público em Porto Alegre tem sérios problemas nos horários de pico aliás como em qualquer grande cidade, vamos parar com esta palhaçada de fazer “audiencia pública” pra discutir aquilo que todo mundo já sabe.

    Curtir

  13. Vamos em partes..
    Sobre os idosos….
    Pra mim, deveriam pagar meia passagem,assim como os estudantes…
    É um absurdo o cara sair do trabalho, vai pegar um onibus cansado e na frente, cria uma fala de idosos furando a fila pra pegar o onibus.
    Alem de não pagarem, são mal educados, principalmente com os motoristas e cobradores, ai quem ta podre de sono por ter trabalhado o dia inteiro, tem que ficar em pé no onibus.
    Não pode dar passagem de graça assim, que deem para quando tem consulta medica, ou para os idosos que tem algum trabalho, ou façam com que as empresas paguem meia passagem para eles….

    Cobradores de mau humor? Muda a educação do povo, os onibus lotados, um monte de mala reclamando pra quem não tem a menor culpa.

    Onibus lotados? Ensina o povo a esperar um pouco pra pegar outro onibus, na linha que eu faço, quando a fila fica grande, o pessoal cria uma segunda fila pra não lotar tanto o onibus.
    Mas o povo quer e queeer entrar no onibus, as vezes chega outro em 2 minutos, as vezes chega junto, mas o povo tem que entrar na quele onibus.

    Acho que no resto, eu concordo com as reclamações…
    Falta novos terminais, os atuais são perigosos, ja vi cada coisa ali no centro…. isso quando a mendigada não começa a brigar… ta louco

    Curtir

  14. É impressão minha ou só agora que os caros vereadores viram que os ônibus em Porto Alegre são assim?????

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: