ARTIGO: Um metrô para a cidade, por José Fortunati

Muitos anos e muitas promessas. Esse era o resumo da história do metrô de Porto Alegre. Mesmo eleito pela população como prioridade número um em termos de grandes projetos estruturantes há mais de décadas, esse modal de transporte nunca tinha conseguido suplantar as barreiras da limitação de recursos, da burocracia e da falta de visão de futuro.

Mas esta história mudou. Uma cidade moderna se constrói com ações ousadas, transformando a forma como enxergamos o futuro e derrubando os obstáculos do passado. É assim que a Prefeitura de Porto Alegre trabalha há cerca de três anos no projeto do metrô e em outras tantas ações em desenvolvimento. A conquista, anunciada ontem pela presidenta Dilma, é o resultado de uma grande união articulada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, Governo Federal, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores e a imprensa, que sempre apoiou a iniciativa. Trata-se, portanto, de uma conquista de todos porto-alegrenses.

A imensa alegria com a notícia de ontem converte-se, na mesma proporção, em disposição para trabalhar ainda mais para o sucesso de uma obra gigantesca como o metrô de Porto Alegre. Orçado em R$ 2,4 bilhões, o projeto prevê 14,88km de traçado, com 13 estações e beneficiando cerca de 300 mil passageiros por dia. Isso sem falar na importância que o sistema assumirá na integração e conexão com os municípios que compõem a Região Metropolitana da Capital.

Estamos diante de um momento único para Porto Alegre. A cidade cresce, se moderniza e projeta um futuro ainda mais promissor. Além do metrô, outras iniciativas colocam nosso município em novo patamar. O Projeto Integrado Socio Ambiental, elevando o índice de tratamento de esgoto de 27% para 80%, a coleta automatizada de lixo, a informatização da saúde, as grandes obras viárias para a Copa do Mundo, o projeto de Estacionamentos Subterrâneos e a Revitalização do Cais Mauá são alguns exemplos de como com ousadia, união de esforços e muito trabalho podemos fazer de Porto Alegre um lugar cada vez melhor para se viver.

Blog do Fortunati

 



Categorias:Artigos, Metro Linha 2

Tags:, , ,

5 respostas

  1. `acoes ousadas` Quero ver a ousadia se terminarem a obra em 2017 e derem continuidade a segunda parte do projeto.

    Curtir

  2. E a Copa Conferedaçoes que???? Filho duma E gua!

    Curtir

  3. Um trecho que acho dos mais essencias no texto e que mostra a possível mudança de conduta de todos nós:

    “A conquista, anunciada ontem pela presidenta Dilma, é o resultado de uma grande *união* articulada pela Prefeitura em *parceria* com o Governo do Estado, Governo Federal, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores e a imprensa, que sempre apoiou a iniciativa. Trata-se, portanto, de uma conquista de todos porto-alegrenses.”

    Curtir

  4. “Uma cidade moderna se constrói com ações ousadas, transformando a forma como enxergamos o futuro e derrubando os obstáculos do passado.”

    Hein? Eu não acredito que ele tenha a coragem de dizer isso…

    Ousadia é o que mais falta!

    Curtir

  5. Parabéns a Porto Alegre, se não nos dispersarmos com outras idéias que não resolvem o problema do transporte público, esta primeira linha pode se transformar numa primeira de muitas, para podermos deixar nossos carros simplesmente para passear nos fins de semana com nossa família.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: