Vale a pena caminharmos no dia 29 de outubro, um sábado, na atividade especial do Viva o Centro a Pé, em homenagem aos 90 anos do Cais do Porto de Porto Alegre.
Viva o Centro a Pé – Dia 29 de outubro
Cais Mauá, 90 anos
O que: Caminhada Orientada.
Quando: dia 29 de outubro, sábado.
Saída: No totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.
Horário: 10h.
Roteiro: Cais Mauá, uma das grandes obras de modernização da cidade no início do século XX. Construído sobre um aterro que ampliou a extensão do Centro Histórico, o novo Cais foi um equipamento urbano que não só potencializou o crescimento econômico de Porto Alegre e do Estado, mas que também redesenhou a interface da cidade com o Guaíba. A arquitetura do Pórtico Central e Armazéns valeu-se de uma inovadora tecnologia disponível à época: as estruturas pré-fabricadas em ferro fundido importadas da Europa, um dos motivos do tombamento federal e municipal do conjunto.”
Duração: aproximadamente 2 horas.
Quem orienta: Helton Estivalet Bello, Arquiteto (UFRGS), mestre em planejamento urbano e regional (PROPUR/UFRGS), especialista em restauração de edificações e conjuntos históricos (CECRE/UFBA), professor (arquitetura e urbanismo/UCS), técnico da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC/SMC) desde 1987.
________________________________
Inscrições:
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar, basta doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhadas a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da Prefeitura. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelos telefones 3289.0176 e 0800517686.
Realização: Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama.
Apoio: Cia Carris e EPTC
Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá
Faça seu comentário aqui: