Algumas imagens de Medellín, Colômbia, mesmo porte de Porto Alegre

MEDELLÍN – COLÔMBIA

  • Localização: Antioquia, Colômbia
  • População:  2.223.078 habitantes
  • População Região Metropolitana: 3.442.197 hab (2005)
  • Temperatura Média: 24ºC
  • Altura: 1.538m
  • Fundação: 1675

São 36 fotos…

De vem em quando, publicaremos galerias como essa, de cidades, preferencialmente latino-americanas, para referência de urbanismo e arquitetura praticadas nestas cidades.

Fotos retiradas do Forum Skyscrapercity.com e wikipédia.

Sugestão de post: Gerson Ibias (Londres)



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Fotografia

Tags:, , ,

26 respostas

  1. Medellin já foi considerada uma das cidades mais violenta do mundo no século XX, foi com força de vontade e ótimo planejamento a cidade mudou. Enquanto isso em Porto Alegre é só conversa e reuniões e nada de concreto feito.

    Curtir

  2. Viajei à Colômbia no fim do ano passado a lazer. Não tive chance de ir à Medellin ou Cali, mas estive em Bogotá e é impressionante o que ocorre na capital do país. A cidade é inteira um canteiro de obras, ela está sendo reinventada e se tornando uma referência mundial pelo uso do BRT, que apesar de inventado em Curitiba é conhecido no mundo todo pelo exemplo de Bogotá.
    Além disso, as UPPs e os teleféricos para acesso à favelas usados no Rio são também soluções criadas na Colômbia para combater a violência pela qual o país já foi muito famoso e que conseguiu diminuir imensamente.
    Bogotá é uma cidade linda, limpa, com policiamento em todos os locais. A polícia e os militares são educadíssimos, prestativos (me ajudaram a pegar táxi, carregaram minhas malas no hotel, sem nunca sequer esperar algo em troca a não ser um “obrigado”), alguns deles têm como parte de sua função trabalhar como guias nos museus públicos (e qualificados para isso), os prédios construídos para suas moradias são de dar inveja a qualquer família de classe média daqui… é uma concepção de segurança completamente diversa da que ocorre aqui.
    Voltei a Porto Alegre lamentando o quanto esta cidade está estagnada, urbanisticamente mas também criativamente, não há nada sendo pensado ou feito para melhorá-la substancialmente, apesar da situação econômica muito mais favorável do país. E nem vou falar do litoral do país…

    Curtir

  3. Em termos de arquitetura e urbanismo, quem visitou a cidade 15 anos atrás, encontra a mesma coisa hoje no Centro e nas proximidades… o que vimos mudanças foi na zona norte e Carlos Gomes.

    Curtir

  4. Certa vez o nosso prefeito disse que Porto Alegre é a capital ecológica do Mercosul. Quase enfartei só de pensar no dilúvio e no esgotão do anfiteatro caindo no Guaíba…

    Curtir

  5. Os comentários aqui mostram como Brasil tem uma visão da Colômbia. Aquele país estereotipado tem cidades lindíssimas e civilizadas, com urbanismo e arquitetura de qualidade, referências mundiais. Além dos programas de educação, habitação social e inclusão social. A Colômbia tem um litoral LINDO, talvez até mais lindo que o nosso. Tem montanhas, tem florestas… Enfim, é um país muito interessante que infelizmente os brasileiros desprezam. A questão é que as cidades colombianas deveriam ser um exemplo para nós, e não serem surpreendentes. Surpreendente é o estado das nossas cidades. Surpreendente e lastimável!

    Curtir

    • Tens razao…o motivo todos sabemos, Alvaro Uribe, ele revolucionou a colombia, mas infelizmente Chaves e Lula ganharam na propaganda inganosa. Agora veja a Venezuela que e’ administrada pelo “PT” com chaves presidente, daqui a pouco nao terao nem comida mais.

      A colombia ira crescer mais ainda, assinaram contrato de livre comercio com os EUA, coisa que os mulas do brasil nao querem de geito nenhum.

      So’ que Cali e’ animal com as mulheres lindas de la.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: