Internacional ainda sonha com a Copa das Confederações

Capital pernambucana é forte candida a ganhar vaga de Porto Alegre 

De olho em Zurique, na Suíça, dirigentes colorados alimentam a esperança de ver o estádio Beira-Rio e Porto Alegre entre as sedes da Copa das Confederações de 2013. Não ter ainda o contrato firmado com a construtora Andrade Gutierrez para a reforma de R$ 290 milhões do estádio pode não ser o maior complicador na reta final da escolha, a ser anunciada amanhã pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Fontes locais acreditam que a decisão será baseada em critérios mais subjetivos, entre os quais o fator político.

Pré-teste para o Mundial do ano seguinte, a competição é sinônimo também de receita com a atração de visitantes. Como o Uruguai estará na disputa, a crença dos gaúchos é de que a Fifa vai querer posicionar a seleção vizinha mais perto de sua torcida. Além das sedes de 2013, a reunião da federação define oficialmente as chaves e como serão as etapas para o Mundial de 2014, incluindo abertura. O presidente regional do Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) em São Paulo e coordenador da entidade para as obras da Copa, José Roberto Bernasconi, aponta que obras de três estádios preocupam mais.

No grupo, estão o Beira-Rio (reforma parada), a arena da Baixada (sem definição da construtora que tocará o projeto) do Atlético do Paraná, e a de Natal (Machadinho), que não saiu do chão. “No caso do Inter, pode pesar esta indefinição. Era importante ter obra andando”, avalia o dirigente. “Mas a construtora Andrade Gutierrez tem capacidade para cumprir os prazos”, afirmou o coordenador do evento no Sinaenco. Diante do impasse, ganham mais fôlego Recife, Salvador e Fortaleza.

A capital pernambucana pode ser a maior ameaça à pretensão porto-alegrense. Até a proximidade entre o governador pernambucano, Eduardo Campos, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que também preside o Comitê Organizador Local (COL) da Copa, indicariam uma vantagem em relação à Capital gaúcha. De outro lado, apoios como o da presidente Dilma Rousseff, torcedora do Inter, pode não ter grande efeito ante uma relação nada amistosa com Teixeira.

Na sexta-feira passada, quando Dilma veio anunciar o metrô da Capital, o governador Tarso Genro ligou para o presidente da CBF e pediu 60 dias para o clube arranjar seu contrato. “Ele disse que ia pensar”, reproduziu uma fonte. “O estádio pernambucano está no começo, e o do Inter está pronto. Só falta a conclusão das arquibancadas inferiores e ajustes nos vestiários. Mas isso pode não significar nada”, contrastou outra fonte. Na direção colorada, o presidente Giovanni Luigi assegura não ter carta na manga e aposta que não será a inexistência de acordo com a construtora que irá afastar a competição. “Espero que a decisão seja técnica e não política”, projeta Luigi. O clube também se agarra ao fato de a Fifa nunca ter exigido a assinatura do contrato como requisito para 2013.

O presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Carlos Bortolini, faz coro a Luigi sobre as chances do Beira-Rio. “Temos condições plenas. Nosso contrato será firmado com cautela e todo cuidado para evitar contratempos na execução”, ressaltou Bortolini. A expectativa é começar a tramitar a minuta do documento nos conselhos até o fim do mês. “Há muitos interesses envolvidos, entre políticos, técnicos e financeiros, na definição da Copa das Confederações. Não sei qual pesará mais”, pondera Bortolini.

Patrícia Comunello – Jornal do Comércio



Categorias:COPA 2014, Copa das Confederações 2013

Tags:, , ,

24 respostas

  1. Parece que o R. Teixeira confirmou mesmo para o presidente da Federação Colorada de Futebol (pra quem ainda não sabe, a pessoa que “escolheu” o Beira-rio como o estádio da copa da capital gaúcha), que não haverá Copa das Confederações em Porto Alegre, porque o estádio dá cidade não tem GARANTIA de conclusão das obras (contrato com uma construtora).

    Agora, a minha perspectiva é que o Beira-rio perca também a condição de estádio da Copa do Mundo, como retaliação a “dor de cabeça” que está provocando a FIFA/COL., sendo substituído pela Arena do Grêmio. Certo mesmo é que, seja qual for o estádio, Porto Alegre terá um papel bastante SECUNDÁRIO no Mundial de 2014.

    LAMENTÁVEL!!!

    Curtir

  2. VALEU INTER POR MAIS ESSE FIASCO, VAMOS PARA O PATO POR CAUSA DESSES COLORADOS QUE FIASCO

    Curtir

  3. Já faz tempo que o RS é maior na imaginação dos gaúchos do que na realidade. Vejam o último ENEM (2010): a melhor escola gaúcha, o Colégio Militar de Porto Alegre, ficou em 82° lugar, abaixo de escolas de estados “atrazados” como MA, PE e PI. Enquanto isso, muitos conterrâneos gremistas e colorados se engalfinham por causa de uma juvenil discussão sobre grandeza dos clubes. Lamentável.

    Curtir

    • Perfeito comentário Eduardo! O mundo não é um Grenal!

      Curtir

    • Exatamente, Eduardo.

      Tenho batido nesta tecla constantemente para ver se os olhos da gauchada veem a realidade e param de imaginar um Rio Grande maior do que realmente é.

      Curtir

      • Nao, vcs tem alguma birra com o RS, nada mais do que isso!! Entao sentem as dores por outros estados, o motivo me parece mais com sindrome de estocolmo, mas nao condiz com a realidade. Tipos assim estao a pelo menos, que eu me lembre, 25 anos dizendo que o RS quebrou, acabou bla bla bla que POA isso e aquilo, sao os famosos “realistas” prq deram uma volta no nordeste agora sao experts!! no entanto quando sai estatisticas o RS nao esta tao mal assim, nao tao bem como deveria, mas bem dentro do possivel. O brasil e’ uma economia centralmente comandada, politicamente recompensada ( aonde favores sao moeda tambem) E vcs querem razao, logica em fatores de escolha???

        p.s: essas estatisticas escolares, por exemplo, o RS tem 5 universidades que estao entre as melhores da america latina!! E’ o unico lugar no hemisferio sul DO MUNDO que projeta e fabrica precessadores (chips). Ainda e’ cedo para vcs desistirem!

        Curtir

  4. Se o Beira-rio estivesse dentro do cronograma de obra e, é claro, com contrato assinado com uma empreiteira, Porto Alegre não perderia de forma alguma essa condição de cidade-sede da Copa das Confederações. Aliás, as cidades já foram escolhidas há muito tempo, eram 6, e só Porto Alegre, dessas 6, atualmente está com as obras paradas, por isso ficará de fora.

    Curtir

    • “Se o Beira-rio estivesse dentro do cronograma de obra e, é claro, com contrato assinado com uma empreiteira, Porto Alegre não perderia de forma alguma essa condição de cidade-sede da Copa das Confederações. ” [2]

      Curtir

  5. Segundo a Globo News as preferências da FIFA estão com as cidades de Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

    Curtir

    • Sim, também vi esta matéria e as cidades citadas foram as quatro mencionadas pelo Jorge.

      Agora, sinceramente, alguém ainda acredita que Porto Alegre e o Beira Rio têm condições de sediar a Copa das Confederações? Do jeito que anda, nem a Copa de 2014 deveria sediar.

      Nem o clube, nem a cidade estão comprometidos com o evento!

      Curtir

      • Como tu diz isso, baseado no que??? A COISA E’ POLITICA, NAO INTERESSA SE O BEIRA-RIO ESTIVESE TODO 100% COMPLETO, MESMO ASSIM, IRIAM DAR A RECIFE!

        Curtir

        • Baseado em quê você diz que a coisa é política, e que Recife iria levar do mesmo jeito?

          Curtir

        • Isso é tipico pensamento bairrista!

          É se fazer de vítima frente aos outros estados… como se a culpa nunca fosse nossa.

          Nós não estamos tocando obra alguma da Copa, ou será que somente você está vendo obras pra todos os lados? É isso que faz a diferença quando Porto Alegre concorre com cidades com belezas naturais e outros atrativos turísticos.

          Se estivéssemos bem adiantados com as obras, tenho certeza que a capital seria escolhida para sediar a Copa das Confederações.

          Curtir

        • Baseado no que esta escrito na REPORTAGEM, contrario do que vcs queiram que seja.

          Curtir

  6. Entre Arena, Recife e Beira Rio, a melhor opção é Recife e suas praias. Recife tem mais opções de entretenimento que Porto Alegre e tão fazendo mais pra realização de uma boa Copa do Mundo.

    Curtir

    • Nao creio, Recife e’ muito suja e atrazada, muito perigosa tambem, sem falar de zero tradicao em futebol. POA tem o Uruguai e Argentina bem perto, alem do que MUITO mais interessante, nao e’ a usual cidade tropical terceiro mundista.

      Curtir

  7. Bem, de nada adiantará então ter um presidente do mesmo partido do governo, uma presidente que tem “laços fortes” com a cidade… quem manda é o Teixeira…

    Mesmo assim a parcela de culpa fica com o Internacional, por ter feito tamanha novela com este contrato.

    Só acho estranho falarem que é pouco a ser feito… e o entorno? E a cobertura? Ou vão deixar aquela semi-cobertura de concreto???

    Curtir

  8. A discussão chega a ser engraçada, nada disso é tecnico, é tudo político.

    Curtir

  9. Dizem que o R. Teixeira (o cara que comanda toda a festa, na verdade) não atende mais ninguém e não dá mais retorno as ligações telefônicos desesperadas dos gaúchos.

    Curtir

  10. “Espero que a decisão seja técnica e não política”

    Se a decisão for técnica, a copa vai ser na arena o grêmio! (o que já está praticamente descartado)
    Se for no beira-rio ou em pernambuco, vai ser por decisão politica.

    Curtir

  11. Os monkeys queriam levar uma reforma gratis do remendao, nao contavam que o Gremio ia construir o estadio mais moderno da america latina, em padroes UEFA.

    Quem paga e a cidade, o estado, sem a realizaçao de um dos maiores eventos esportivos do Planeta..

    Meu Rio Grande Querido, cada vez mais estancado!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: