Smov acredita em conclusão do Tunel da Conceição em abril

Secretário diz que trabalho está no prazo MARCELO G. RIBEIRO/JC

A segunda etapa da obra de reforma do Túnel da Conceição segue avançada, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Com a remoção do pavimento dos dois níveis da passagem e a abertura das câmaras estão sendo recuperadas as fissuras e armaduras expostas, concretagem da laje incorporada entre a estrutura superior e inferior, além da instalação de uma nova rede de drenagem, inclusive ao longo da escadaria junto à lateral do túnel, na avenida Independência.

De acordo com o titular da pasta, Cássio Trogildo, como na primeira fase, a principal intervenção em execução é a implantação deste novo sistema de drenos, para melhor captar as águas da chuva e impedir infiltrações. “As obras de drenagem são o ponto mais importante, pois justamente a defasagem da captação das águas foi o que provocou o processo de deterioração da estrutura”, explica o secretário.

Concluída esta fase da obra, as próximas intervenções serão de confecção das lajes pré-moldadas do passeio do túnel superior, montagem das armaduras da laje incorporada entre a estrutura inferior e superior e pavimentação da escadaria. Para Trogildo, o andamento do cronograma é satisfatório e as obras estão bastante avançadas. “Seguimos com o mesmo objetivo de cumprir o cronograma inicial, conforme as exigências técnicas e medidas de segurança, com a expectativa de obtermos o bom andamento registrado na primeira parte da reforma e entregarmos o túnel totalmente renovado dentro do prazo previsto”, ressaltou.

As obras de recuperação da estrutura e do sistema de drenagem do Túnel da Conceição começaram no dia 9 de outubro de 2010, com previsão de duração de 18 meses. A primeira etapa foi concluída no dia 2 de julho de 2011, dentro do prazo estimado de nove meses. O prazo para o término da reforma completa é abril de 2012.

Quanto à antecipação da entrega do túnel plenamente reformado, o secretário afirma ser cedo para definir um prazo menor do que o estipulado. “Continuamos trabalhando com o mês de março do ano que vem para entregar a obra concluída, no máximo, abril”, aponta Trogildo. Ele destacou que mesmo com o cronograma sendo seguido, em se tratando de obras, nenhuma data pode ser totalmente exata.

O fluxo de trânsito no sentido bairro/Centro segue liberado pelo lado direito do túnel, sem possibilidade de ingresso para a avenida Alberto Bins. No sentido Centro/bairro, está liberado pelo lado esquerdo. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o trânsito segue fluindo sem problemas e as vias alternativas do entorno continuam sendo recomendadas para o deslocamento naquela área e monitoradas por agentes. “Não registramos problemas com fluidez. Os motoristas estão utilizando as alternativas propostas. Seguimos com nosso efetivo reforçado, monitorando e organizando o tráfego na região”, informa o diretor da EPTC, Vanderlei Cappellari.

O custo total da recuperação do Túnel da Conceição é de R$ 3,3 milhões. A reforma pretende garantir, no mínimo, mais 30 anos de vida útil à estrutura.

Jornal do Comércio



Categorias:Túnel da Conceição

Tags:, ,

4 respostas

  1. Pelo menos levou menos que o previsto… Melhor não falar antes de terminar, pode dar má sorte.

    Curtir

  2. A imagem publicada no blog esclarece o elevado tempo para a execução da obra. Quantos operários estão trabalhando? Resposta: basta ampliar a foto para contar 4 operários e 1 fiscal. Realmente ela é de extrema complexidade. Não seria, se estivessem trabalhando uns 20 operários diariamente. Desta forma a obra acaba ficando visível para o eleitor por 18 meses e tem sua finalização (coincidentemente) no ano de eleição para a prefeitura. Uma vergonha. Espero que as obras de mobilidade para 2014 (se é que vão ocorrer), a prefeitura coloque mais gente para trabalhar.

    Curtir

  3. aqui no rio, alguns túneis são ladrilhados. dá um aspecto legal…

    Curtir

  4. Quase 2 anos??? Só no Brasil.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: