Você conhece esta estátua ?

Esta estátua fica no bairro Passo da Areia.

Este é o monumento à índia OBIRICI.

Fica ao lado do viaduto de mesmo nome e em frente ao Carrefour da zona norte.

Esta semana passei a pé ao lado dela e fiquei admirando sua beleza e reperando como a estátua é  expressiva !  Como é intensa !

_________________________________________________

Para quem não sabe, a estátua representa uma lenda de Porto Alegre.

Conta a lenda que Obirici teria se apaixonado e morrido de amor por Upatã. Todavia, outra índia também se apaixonara pelo guerreiro. A sorte foi então decidida numa competição de arco e flecha, cuja vencedora desposaria Upatã. Muito nervosa, Obirici teria errado o alvo e, em decorrência, perdido sua grande paixão. Teria saído, então, a caminhar por uma grande planície arenosa, onde hoje se situa o bairro Passo da Areia. Cansada, teria se sentado embaixo de uma figueira e ali ficado chorando. Em meio a preces e lágrimas, teria pedido com os braços erguidos ao céu que o deus Tupã viesse buscá-la.  Teria morrido, assim, de amores por Upatã. Das lágrimas, teria se formado um pequeno riacho, que corria sobre a areia, entre colinas e vales: o arroio da Areia.

Daí veio o nome do bairro. Hoje o riacho tem somente sua nascente ainda ao ar livre, na área preservada do Parque Gerâmia. Depois, ele entra embaixo do Iguatemi e, dali em diante, corre canalizado sob as ruas.

________________________________________________

Em tempos em que monumentos como o das Cuias (ou tetas); Mãe África (em frente ao Daer) ou a “Ovelha” do Rotary (avenida Padre Cacique, quando ela está se juntando à avenida Beira Rio)  estão instalados em locais de grande visilibilidade, com sua estética que a tão poucos agrada, acho oportuno lembrar este monumento da cidade que é tão bonito.




Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

5 respostas

  1. O Viaduto da Obrirci, nome em homenagem à estátua, também esconde muito o monumento. Uma pena. Lembro que aprendi sobre essa lenda na escola. Depois quando vi pela primeira vez a estátua, ainda criança, fiquei impressionado com o beleza.

    #SaudosismoFacts

    Curtir

  2. Realmente, muito bonira, é aqui perto da minha casa, só que ela esta muito escondida, o lago esta seco, e é do lado de um prédio abandonado.

    Curtir

  3. melhor não, capaz de roubarem ela se alguem ver ela pela noite…

    Curtir

  4. Todos os dias eu vejo esta bela estatua mas infelizmente ela se encontra abandonada. Tem lixo em redor dela…escuridão total durante a noite….o lago serve para deposito de lixo, poderiam arrumar a praça e colocar um olofote para clarear durante a noite e todos que passarem em frente ao carrefour ou em cima do viaduto poderiam ver este belo monumento.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: