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Opinião de Beto Albuquerque sobre perigo das ciclovias é absurda

03/11/2011

É evidente que uma ciclovia construída na avenida mais importante de Porto Alegre, a Ipiranga, estaria próxima a fios de alta tensão. Mas alguém lembra de fios de alta tensão caindo sobre pedestres? Eu não. Sou leigo, mas a mim o comentário do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque , soa como absurdo.

Se nos guiássemos pela opinião do secretário, teríamos de construir a rodovia onde não há fios de alta tensão – ou seja, no meio rural.

Paulo Santana

Ouça a íntegra do comentário de Paulo Sant’Ana no programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha.

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A MATÉRIA, PELO JORNAL DO COMÉRCIO:

Beto e Fortunati divergem sobre a ciclovia da Avenida Ipiranga

Prefeito, que inaugurou o trajeto em setembro, garantiu a continuidade das obras.

O secretário da Infraestrura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, deu declarações polêmicas a respeito da ciclovia da Avenida Ipiranga. De acordo com ele, o traçado em construção desde o mês de setembro, em Porto Alegre, colocaria em risco os ciclistas por ter sido delimitado sob a rede de fios de alta tensão e em cima de tubos condutores de gás natural.

Beto Albuquerque alega que ao longo dos quase dez quilômetros do trajeto – às margens do Arroio Dilúvio, entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Antônio de Carvalho – os usuários da ciclovia estarão expostos a acidentes e até a possíveis explosões. Em entrevista a emissoras de rádio, ele justificou que esta é uma opinião pessoal, que não impede o andamento das obras.

Questionado sobre a possibilidade de tentar interromper as obras, já que a ingerência do cargo o permitiria, Beto fez questão de ressaltar que sua “opinião” estava embasada em ressalvas contidas no documento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) que autorizou as obras da ciclovia. “Minha opinião é técnica e não se pode afirmar que não há riscos no local. Quando se programa este tipo de aglomeração em uma área de risco é preciso ter responsabilidade”, enfatizou.

Perguntado sobre os riscos já existentes no local, Beto ainda ressaltou que os motoristas que circulam pela Avenida Ipiranga estão mais protegidos. “Os motoristas estão protegidos pelos veículos, mas os ciclistas que terão de circular, por cerca de 10 quilômetros, no traçado estão expostos aos acidentes”, concluiu.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, demonstrou insatisfação com a manifestação de Beto Albuquerque. Fortunati revelou surpresa com as declarações, tendo em vista que “jamais” recebeu qualquer tipo de notificação oficial do secretário. “Tomei conhecimento das declarações pela imprensa e fiquei espantado com o conteúdo”, afirmou.

Fortunati defendeu a ciclovia e disse acreditar que o verdadeiro risco aos ciclistas seria o de continuar circulando entre os veículos. O prefeito alegou que os fios de alta tensão e, sobretudo, as tubulações de gás natural foram autorizados pela CEEE. Sobre as ressalvas no laudo, ele ressalvou que “todas estão sendo observadas” e lembrou que na mesma avenida há uma passarela, feita em aço, muito próxima à rede de energia e serve para a travessia de milhares de pedestres entre a Pucrs e o Hospital São Lucas.”Tenho a convicção de que os ciclistas estarão muito mais seguros na ciclovia do que circulando entre os carros”, assegurou.

Apesar da polêmica, Fortunati garantiu a continuidade das obras. A previsão é de que o traçado da ciclovia seja concluído no primeiro semestre de 2012. A faixa especial para os ciclistas terá 9,4 quilômetros e está orçada em R$ 2,5 milhões, com recursos provenientes de uma parceria entre o Grupo Zaffari e o shopping Praia de Belas. O trajeto terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical e semáforos específicos.

Sulgás apresenta comunicado sobre rede de gás natural

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás, empresa responsável pela construção e operação de gasodutos de distribuição no Estado, se manifestou sobre a rede de gás natural instalada na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre.

Segundo o comunicado, a tubulação de aço naquele local está enterrada a um metro de profundidade, protegida por placas de concreto e sinalizada de acordo com as normas técnicas. “O referido gasoduto foi projetado e construído, considerando-se a existência da rede elétrica de alta tensão, situação usualmente encontrada quando da construção de redes de gasodutos, plenamente contornável e admissível, sob o ponto de vista técnico”.

Para neutralizar os efeitos de uma possível indução eletromagnética causada pelas linhas de alta-tensão, a empresa informa que existe um sistema de aterramento para correntes induzidas. Além disso, a tubulação é provida de um sistema de proteção catódica dimensionado para tal situação. A integridade da rede é mantida também através de um plano de inspeções e manutenções preventivas.

A Companhia ainda ressalta que constrói a sua rede de gasodutos mediante pareceres dos órgãos competentes e licenciamento ambiental. Portanto, não existem irregularidades no gasoduto em questão.

No que diz respeito à execução da ciclovia, a Sulgás afirma que já foram repassadas aos agentes responsáveis pela execução dessa obra, as orientações quanto aos cuidados necessários para manter a integridade de todos os elementos da rede de gasodutos durante a obra.

Jornal do Comércio

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25 Comentários leave one →
  1. Marco Lago Link Permanente
    03/11/2011 18:18

    absurdo oque o secretario esta alegando,mas se tratando de algo bom para os portoalegrenses alguem tem que ir contra ,se não nao seria Poa,evite votar em pessoas assim.

  2. Felipe X Link Permanente
    03/11/2011 18:20

    Pra ser sincero pensei nisso..

  3. 03/11/2011 18:20

    Politico gosta de holofote. Lamentável.

  4. fmobus Link Permanente*
    03/11/2011 18:34

    O melhor de tudo foi a resposta dada por vários engenheiros agora há pouco[1]. O secretário perdeu uma ótima oportunidade de ficar quieto.

    [1] http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3549355.xml

    • Jeclecler Link Permanente
      04/11/2011 0:12

      Acho que muita gente perdeu a oportunidade de ficar quieto.
      Não sei quanto à Ipiranga, mas eles estão tratando o problema somente como os fios “cairem”, mas a verdade é que em alguns lugares, o problema é o campo elétrico gerado, isso principalmente em subestações.

      • Jeclecler Link Permanente
        04/11/2011 0:22

        mas se é um eng elétrico que responde isso, quem sou eu para questionar

  5. Felipe X Link Permanente
    03/11/2011 18:39

    Sei lá, que ótimo que os técnicos estão dizendo que não há risco, mas em cidade que até parada de ônibus é mortal…

    • 03/11/2011 19:01

      Deixa de ser louco Felipe rssss

    • Felipe X Link Permanente
      03/11/2011 20:49

      Na boa, ele só disse a opinião dele e eu a minha É só achismo. O fortunatti sempre vem com papo de máfia do não-sei-oq ou politicagem da oposição, mas opinião todos podem ter. Não é como se ele estivesse indo a plenário propor o cancelamento da obra.

      Já que estou augusteando, o girafális tá brabinho à toa.

  6. Guilherme Link Permanente
    03/11/2011 19:21

    Acho que é mais seguro bater a 180km/h num dos postes de altatenção da ipiranga do que sentar numa parada de bus em Poa…

    Morei anos e anos praticamente na ipiranga, vi carros cairem no diluvio, neguinho nadar no rio, até eu ja passei pelos canos que tem sobre o diluvio, e NUUUNCA VI um fio cair, ja vi fio de poste normal no outro lado cair por causa de ventos, mas NUNCA os de alta tenção..

    Se fosse o Rio, até me preocuparia com o gás passando ali, mas nunca vi caso de explosão aqui em Poa…

    Sempre tem alguem pra ser do contra, por que se for assim, não da pra construir nada, tem fiação e tubulação de gas em tudo que é canto…

  7. 03/11/2011 19:25

    Sou leigo no assunto e não gosto do Paulo Santana.

    Só acho que a decisão deve ser técnica e jamais política. Se gente que entende do assunto achar que a ciclovia como esta apresenta risco a segurança, que se tire ela de lá (e que se punam os responsáveis pela aprovação do projeto sem o devido estudo). Mas acho que isto ta mais para político querendo se aparecer.

  8. alessandra Link Permanente
    03/11/2011 19:34

    tenho certeza que eh politicagen pois qualquer coisa para melhorar a cidade tem algum politico ou ecojato contra vão para longe de Poa ,ja não chega a nossa cidade estar um lixo principalmente o centro vcs querem piorar ainda mais.

  9. RicardoUK Link Permanente
    03/11/2011 20:03

    Esse Beto Albuquerque nunca fez nada de util e, alem do mais, e’ colorado.

  10. 03/11/2011 20:36

    Tanta coisa que esse secretário poderia alertar, ser contra e tudo mais e escolheu justamente a ciclovia? é porque não tem nada mais pra fazer. Agora eu quero ver: o que ELE tem feito pelo estado? quais os resultados da SECRETARIA DELE? Canapés?

  11. 03/11/2011 20:57

    Deixem as obras para os engenheiros. Se isso fosse seguido à risca, Porto Alegre seria muito mais do que é hoje. Mas sempre vem um leigo que quer embargar ou impedir obras de serem executadas.

    • Felipe X Link Permanente
      03/11/2011 21:20

      Tu quis dizer engenheiros e arquitetos, claro :P

      Daí concordo!!

  12. 03/11/2011 21:46

    Enfim, engenheiros, arquitetos ou urbanistas… A questão é que tem sempre um ananá pra dizer que não dá pra fazer.

  13. JULIÃO Link Permanente
    03/11/2011 21:54

    Poh…, ele tinha ido tão bem naquela história da travessia para guaíba, mandando que superitendente da SPH resolvesse os problemas do setor e não os criasse. Agora ele que resolveu criar problemas numa coisa que não conhece.

    • 04/11/2011 9:50

      Esse projeto foi andado no governo Yeda, nao desses suinos esquerdistas que estao ai! Quando acabar a pasta de investimentos coquistados no gov. Yeda, acabara tambem os investimentos destes bastardos ai.

      • JULIÃO Link Permanente
        04/11/2011 11:26

        Sim, mas o cara da SPH queria por queria (mostrar serviço para o partidão) trancar tudo, lembra? E o secretário mandou ele “calar a boca” e liberar a travessia o mais rapidamente possível.

        • 04/11/2011 11:54

          sim, mas quem mandou melarem a proposta inicial? Foi PT e seus aparelhos!!!….entao eu vou la, quebro o trabalho de meu colega, depois que ele for despedido eu apareco para reconstrui-lo e dar uma de foda*??? Bah, metodo esquerdista de dizer que faz!! Lula agiu da mesma forma…kkkk

    • Gustavo Link Permanente
      04/11/2011 10:11

      Exatamente isso que acho, Julião. Até então tinha um bom conceito dele

  14. Mauro Cesar Link Permanente
    03/11/2011 22:58

    Se é perigoso pedalar na Ipiranga, o que o secretário acha de dirigir na rs118 por exemplo.
    Esse tipo de preocupação ele não tem

  15. MarceloP Link Permanente
    04/11/2011 8:17

    Não esperava nada diferente da Capital da Discórdia e do Grenal!

  16. 04/11/2011 23:03

    Não dá pra esquecer que o projeto do Cais Mauá é da pasta desse mesmo secretário… eta Porto Alegre….

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