Porto Alegre, do alto do Morro Teresópolis.
Fotos tiradas no dia 2 de novembro de 2011
- Pra quem quiser ver mais favelas em Porto Alegre, tem este video. Ele foi feito com fotos de várias pessoas, inclusive minhas (a maioria). Mas não fui eu quem editou. Encontrei no youtube.
No dia que fiz as imagens deste vídeo estávamos em 3 do Blog. O Ricardo Haberland (dirigindo o carro), o Filipe Wels e eu (Gilberto).
.
Categorias:Fotografia, Habitação
Acho que o pessoal aqui do blog não gosta de pobres, dá pra constatar em vários posts.
E essas fotos de longe nao representam nada, porque nao da’ pra ver o que e’ maloca e o que nao e’.
Video sensacionalista e musica irritante, a maioria desses locais nem sao favelas, com excecao de uma das primeiras fotos, que mostra a vila em baixo da ponte no Jacui. O resto sao bairros pobres, sim, de periferia, mas podem ver que ha’ casas razoaveis, ruas de pedra ou asfalto. Claro, falta uma melhor urbanizacao, mas nao da’ pra comparar com favelas onde as malocas estao todas amontoadas, com chao de terra onde nao tem nem espaco pra passar um carro. Porto Alegre e’ privilegiada no Brasil em materia de favelas, nao ha’ duvida alguma.
Lindas áreas de preservação da capital. Diversos abraços em defesa do morro devem ter acontecido cada vez que alguém quis construir algo dentro dos limites estipulados pela prefeitura.
Guilherme, acho que não entendesse…não tem nada de discussão sobre os tipos de construções se de concreto ou não….e sim, que os morros são por protegidos por leis ambientais tanto para os mais ricos quanto para os mais pobres..
Então onde estão os ambientalistas para protestar???
Só protestariam se fossem mansões, mas como são pessoas de baixa renda não o farão, ou então não perderiam uma boa parcela dos votos nas eleições. Cada vez mais me convenço que “ecologia” e “ambientalismo” são apenas fantoches por trás de interesses políticos e eleitoreiros.
Por isso que e digo que são tudo comunistas enrustidos. A “causa” é só uma desculpa para se unirem e fazerem barulho contra a “elite”. Não que eles não sejam da “elite”, mas eles querem ser os donos dela da forma deles, tal qual acontece nas ditaduras de araque a américa latina.
Pseudo-movimentos que eu acho na verdade tem ideais comunistas:
– MST (esse foi fácil)
– ecoxiitas / “ambientalistas” (não considerando os reais ambientalistas, mas estes são tão poucos que não encheriam uma sala)
– massa crítica (é só ler o post “anti-burgues” do lider do movimento pra entender)
– Uniões de estudante
Nunca gostei da postura combativa em excesso do massa crítica, mas onde está esse post que mencionaste?
Faz sentido agora pq o Nagelstein é massacarado a cada vírgula torta que pronuncia.
Que comentarios mais idiotas.
Um querendo comparar com o Rio, e o outro falando de mansões..
Então vamos morar no meio do mato como indios, por que não conheço outra forma de construir uma boa moradia sem usar o concreto.
Alias, cade os ambientalistas pra protestar? Estão privatizando os morros..
Depois de décadas de governos ( federaos) priorizando os que ganham os 10 salarios minimos e sem politicas especificas para área, deu nisso…mas é bom não fechar os olhos para os espertinhos com grana que fazem suas mansões nos morros não respeitando as leis ambientais…
É somente um refresco para olhos ver suas belas mansões reluzentes no morro com suas antigas matas nativas destruida ( e virando um semi-arido…). Adeus, vestigios da já quase finada mata atlantida…
Viva o belo concreto que concreta tb também mentes…
Favor postar, meu comentário…
AINDA FALTA MTO PARA CHEGAR AO NÍVEL DO RIO DE JANEIRO!!!
Vai nessa, o campeão!!! O Rio, pra teu governo, começou bem menor que isso, vai nessa vai…
O Rio pelo menos, pra inglÊs ver, tem seu BOPE, e nós, o que temos pra combater tráfico e milícia de morro em?!?! POA que abra o olho, pois em breve tb sai do controle a situação, como ocorreu no Rio!
Falta calçadão e quiosques decentes na orla, faltam mirantes em nossos morros, falta teleférico, faltam ciclovias, falta mobiliário urbano moderno, faltam pontos turísticos de verdade.
Realmente, você tem razão Rodrigo, FALTA MUITO PARA CHEGARMOS AO NÍVEL DO RIO DE JANEIRO!!!!
Se qualquer um de nós tentasse construir legalmente ali certamente os “defensores” do meio-ambiente iriam protestar, promover abraços coletivos e tornar sua vida um inferno.
Deve ter muito tiroteiro nesses morros…
As favelas estão subindo o morro. Essas áreas são invadidas? Então, onde está o poder público para intervir? Depois, quando passar os anos e os morados tiverem constituído família nesse local, vai ser muito mais difícil retirá-los, transformando-se num imenso problema.
JÁ É um imenso problema (para o cidadão honesto que paga imposto), mas para a politicada é um mercado de votos…