Montagem: Porto Alegre em 2050

Retirei do Facebook, do usuário Juliano Agertt

É uma viagem, mas não deixa de ser interessante. Um sonho …

Montagem: Juliano Agertt

 



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

20 respostas

  1. Arquitetura e urbanismo não é só decoração, tem que ser funcional.

    Curtir

  2. Sinceramente não gostei, mas gosto é gosto. Só vou fazer uma crítica daquilo que entendo e é recorrente em dezenas de propostas de arquitetos inexperientes. As marinas e demais apêndices frente a Ponta da Cadeia.

    Assim como o Simon estes arquitetos pensam que o Guaíba é lago, e devido este erro conceitual fazem burrices como colocar uma Marina no trecho de maior velocidade do Rio Guaíba. O que aconteceria com todas estas besteiras cortando o canal do rio, primeiro elas seriam caríssimas pois deveriam ser de concreto com fundações profundas para resistir a correnteza quando de uma cheia de médio porte. Depois a dificuldade da entrada ou saída de um barco a vela numa marina colocada neste ponto seria imensa, provocando choques na entrada da marina, pois o velame e o leme deveria vir forçando na direção contra a correnteza e exatamente no momento que eles entrassem na marina o barco seria jogado na direção oposta.

    Além de todas estas bobagens tem outras mais graves, primeiro o canal de navegação ficaria inviabilizado e todos os cais a montante desta obra ficariam inúteis. Culminando a grande besteira temos algo que ninguém que é fora da área pensa, com a obstrução do canal quando houvessem cheias o escoamento principal ou acabaria com todas as obras, ou se elas fossem bem feitas ele seria desviado na direção das margem oposta causando erosão que inclusive acabaria com parte das ilhas na outra margem. Antes disto a cidade seria alagada pelo aumento do nível de montante.

    Finalmente, um arquiteto antes de brincar de LEGO com um rio deveria escutar um técnico para não propor disparates deste tipo, principalmente porque o GUAÍBA TEM UMA DINÂMICA DE RIO.

    Curtir

    • pois bem senhor tecnico dos aneis, apresente algo util ,e se vc nao percebeu isso nao passa de uma brincadeira e nao um projeto. procure algo mais util para fazer do que criticar um passa tempo de alguem que e menos quadrado que seus pensamentos e comentarios criticos.

      Curtir

    • Rogério, seja mais espirituoso.

      Achei muito boas suas colocações, porém não precisa usar esse tom pedante. Aqui é um blog acessado por um público geral, não uma fonte onde beber tratados acadêmicos.

      Que deselegante. [Sandra Annemberg Mode ON]

      Curtir

    • O problema não é este, o problema é que sistematicamente a arquitetura, que não sei fazer, porém a aprecio muito, é levada levianamente como se fosse uma mera superposição de imagens. Inclusive esta mesma concepção de utilizar a ponta da cadeia para marinas vi aprovada num concurso para arquitetos, muitos anos atrás onde a banca composta somente por arquitetos não seguiu as recomendações de técnicos da área (diga-se de passagem que eu não era nenhum desses técnicos).

      Acho que arquitetura é sério demais para brincadeiras, pois acostumando o público a ver qualquer coisa sem nenhum compromisso com a estrutura induz posteriormente a distorções sérias.

      Falei alguma coisa que está errado? Qualquer pessoa critica o muro da Mauá sem o mínimo conhecimento técnico e ninguém diz nada, quando faço uma crítica sob o aspecto técnico não o arquitetônico, estou sendo deselegante, pedante, quadrado, ……

      O que está escrito não é um tratado técnico, é algo simples que qualquer pessoa que se mete a propor algo sobre as margens de um rio deveria saber.

      Curtir

  3. Nossa, que montagem horrível, aqui tem algumas melhores:

    Curtir

  4. Bom, tirando os exageros, foi uma boa tentativa de modificar o visual do centro da cidade. eu acho válido, apesar de questionar a escolha dos edifícios. Sou bem mais de edifícios sustentáveis.

    Curtir

  5. Foto tipica da condicao medica/psicologica conhecida como SPP (Sindrome do Penis Pequeno). O Forum do SSC, especialmente, esta’ cheio de pacientes com esta condicao.

    Curtir

  6. é que se ele tira o gasometro, vai preso..
    sahusahuas

    Curtir

  7. (rs) Olha, tirando os exageros… ficaria show se houvesse um skyline parecido.

    Prédios altos e grandes praças dão um belo visual. Pena que é utopia para nós, gaúchos.

    E o gasômetro hein? Parece o Jason do Sexta-Feira 13… nunca morre!

    Curtir

  8. E o gasômetro firme e forte ali!

    Curtir

  9. Ta, tira esses prédios e imagina prédios novos, não copias de outras cidades né..
    ashuashusahuas

    Ficaria show….

    Mas sonhar dói, ainda mais em Porto Alegre.

    Curtir

  10. Curti o papel de destaquedado ao Laçador. Hehe. Bem que podiam retirá-lo da Av. Dos Estados e colocá-lo na ponta/extremo da Ilha dos Marinheiros, bem em frente ao Gasômetro. Ele ficaria livre de vândalos e ainda seria um novo ponto turístico, já que emarcaçoes poderiam atravessar as pessoas de um lado à outro, podendo haver uma praça de contemplaçao da cidade lá.

    Curtir

  11. Eu achei extravagante demais. Mas gosto é gosto. Principalmente essas torres completamente destoantes.

    E o que é aquilo no canto direito da foto? Parece até uma mini Estátua da Liberdade…

    Curtir

    • Mas chê, é óbvio que é o LAÇADOR, melhor estátua do mundo!

      Curtir

      • Meio grande esse Laçador, hein ô!

        Enfim, não entendo muito esse fascínio por skylines muito verticalizadas, mas não vou discutir porque é uma questão de gosto.

        E quanto a retirar o Gasômetro, considero um completo absurdo. Às vezes tenho a impressão que alguns colegas que comentam no blog desejam que qualquer construção com mais de 20 anos deve ser implodida para ser erguida em seu lugar outro prédio, de preferência bem alto…

        Não sou contra projetos de revitalização; até vejo boas sugestões inclusive nessa montagem. Mas acho que deve haver um bom senso, sob pena de perdermos completamente a nossa história.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: