Porto Alegre exibe circuito de arte urbana Artemosfera

Credito: Raul Hilgert/Divulgação

Além de ser uma cidade multicultural e possuir mais de 50 museus, memoriais e galerias de arte, Porto Alegre agora será palco de mais um grande evento cultural, o circuito de arte urbana Artemosfera. O projeto pioneiro, vai mudar a cara da capital gaúcha, com obras e intervenções urbanas de artistas de diferentes gerações, para estimular a relação da população com a arte.

A iniciativa, que terá início no dia 17 de novembro, trará uma nova perspectiva sobre a forma como a comunidade interpreta e interage com a arte. As intervenções, que contam com cerca de 50 criadores, entre artistas plásticos, pintores, designers, estilistas, fotógrafos, arquitetos e publicitários, grafiteiros, serão entregues em três etapas, de 15 em 15 dias. A ideia, do circuito que seguirá até janeiro, é transformá-lo em um evento anual, com possibilidade de expansão para outras cidades.

A capital gaúcha receberá obras e intervenções urbanas em pelo menos 40 pontos da cidade, de norte a sul. São praças, parques, muros, estações de ônibus e outros espaços que ganharão um toque de arte para conscientizar os gaúchos sobre a preservação do patrimônio público.

Entre os projetos, que seguem tendência mundial de megaeventos que revitalizam o espaço urbano por meio da criatividade, está o do artista Eduardo Vieira da Cunha, que deseja colocar um bonde na Praça XV, no Centro de Porto Alegre, criando um contraponto com a atual era do metrô. No interior, o público poderá ver imagens sobre bondes em plotagens e pequenos quadros.

A ação, realizada pelo Grupo RBS, com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e TIM e apoio de Tintas Renner e prefeitura de Porto Alegre, terá como curador, o ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e ex-secretário de Cultura do Estado, Cézar Prestes.

Entre os principais bairros confirmados que receberão as intervenções estão: Anchieta, Azenha, Belém Novo, Bom Fim, Centro, Cidade Baixa, Floresta, Higienópolis, Ipanema, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Restinga, Ruben Berta, Santa Teresa, Santana, São Geraldo, Três Figueiras, Tristeza e Vila Ipiranga.

Porto Alegre Travel



Categorias:Outros assuntos

Tags:

3 respostas

  1. Maravilhosa iniciativa. parabéns! Nossa cidade merece tudo de bom.

    Curtir

  2. tomara que fique assim depois, e que cuidem disso…

    Curtir

  3. muito legallllll.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: