Além de ser uma cidade multicultural e possuir mais de 50 museus, memoriais e galerias de arte, Porto Alegre agora será palco de mais um grande evento cultural, o circuito de arte urbana Artemosfera. O projeto pioneiro, vai mudar a cara da capital gaúcha, com obras e intervenções urbanas de artistas de diferentes gerações, para estimular a relação da população com a arte.
A iniciativa, que terá início no dia 17 de novembro, trará uma nova perspectiva sobre a forma como a comunidade interpreta e interage com a arte. As intervenções, que contam com cerca de 50 criadores, entre artistas plásticos, pintores, designers, estilistas, fotógrafos, arquitetos e publicitários, grafiteiros, serão entregues em três etapas, de 15 em 15 dias. A ideia, do circuito que seguirá até janeiro, é transformá-lo em um evento anual, com possibilidade de expansão para outras cidades.
A capital gaúcha receberá obras e intervenções urbanas em pelo menos 40 pontos da cidade, de norte a sul. São praças, parques, muros, estações de ônibus e outros espaços que ganharão um toque de arte para conscientizar os gaúchos sobre a preservação do patrimônio público.
Entre os projetos, que seguem tendência mundial de megaeventos que revitalizam o espaço urbano por meio da criatividade, está o do artista Eduardo Vieira da Cunha, que deseja colocar um bonde na Praça XV, no Centro de Porto Alegre, criando um contraponto com a atual era do metrô. No interior, o público poderá ver imagens sobre bondes em plotagens e pequenos quadros.
A ação, realizada pelo Grupo RBS, com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e TIM e apoio de Tintas Renner e prefeitura de Porto Alegre, terá como curador, o ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e ex-secretário de Cultura do Estado, Cézar Prestes.
Entre os principais bairros confirmados que receberão as intervenções estão: Anchieta, Azenha, Belém Novo, Bom Fim, Centro, Cidade Baixa, Floresta, Higienópolis, Ipanema, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Restinga, Ruben Berta, Santa Teresa, Santana, São Geraldo, Três Figueiras, Tristeza e Vila Ipiranga.
Categorias:Outros assuntos
Maravilhosa iniciativa. parabéns! Nossa cidade merece tudo de bom.
tomara que fique assim depois, e que cuidem disso…
muito legallllll.