Porto Alegre terá projeto do famoso arquiteto Daniel Libeskind

Depois do Vitra, esse é o segundo projeto de Daniel Libeskind para o Brasil e a América Latina. É um dos maiores arquitetos do mundo, responsável pelo projeto do Memorial do WTC, Museu Judaico de Berlim e tanto outros mundo afora.

O projeto para Porto Alegre é um centro cultural judaico. O símbolo do projeto é o Shofar, um dos mais antigos instrumento de sopro que se tem conhecimento, e que tem função religiosa.


Fonte: skyscrapercity.com



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:,

12 respostas

  1. Acima de qualquer preceito ou crítica pessoal, um projeto de Daniel Libeskind vale mais que qualquer outro projeto de qualquer outro arquiteto nacional, incluindo Niemeyer. E isso trata-se de uma questão de bom senso. POA de volta no mapa, bom ou ruim, esse projeto é capaz de fazer isso.

    • Pois é, Porto Alegre é a terceira capital – atrás de Rio e SP, com o maior número de obras de artistas internacionais contemporâneos. Isso veio pra reforçar. Apesar de todo o atraso, é inegável o crescimento da cidade nesses aspectos culturais.

      • Olá VOP, achei interessante esse dado, de onde tirou essa informação? Até onde sei temos apenas uma obra do Alvaro Siza. Gostaria de me informar melhor. Obrigado,

        • Na verdade POA possui apenas duas obras, que são tão relevantes que a colocam sim apena atrás do Rio e de São Paulo.

  2. Achei o projeto interessante, precisamos de mais projetos de vanguarda.

  3. uoou…
    Achei muito bonito..
    É bom ver que Poa ta recebendo algumas obras diferenciadas, por que taaaaaaaaaaaa faltando.
    Mas ainda acho que falta algo grandioso, algo que quem for ver, vai saber que é em Porto Alegre;

  4. Acho um projeto muito ruim: esse cara é puro marketing. Já comentei no link
    http://projetosemprograma.blogspot.com/2010/11/predadores.html
    o primeiro projeto dele em São Paulo, um edifício caça-níquel para milionários, um por andar, 10 a 20 milhões por apto.
    Enfim, se é uma intervenção privada, que se faça o que quiser; mas se entra recurso público na jogada, alto lá! (ao que parece, o terreno seria doado pela prefeitura…).

  5. Termos uma obra dele é algo muito bom, pena só ser algo tao pequeno, mais para constar nos anais acadêmicos da arquitetura mundial do que nas máquinas fotográficas e nas recordaçoes dos turistas. E para o cidadao também nao acrescenta grande coisa em significância estética na paisagem urbana de sua cidade. Todavia é muito válida por colocar nossa Poa no portofólio de um grande arquiteto mundialmente famoso. Nao será dessa vez que teremos o nosso city symbol, sign of the city. O tamanho enxuto deve ter relaçao direta com restriçoes locais orçamentárias. Sabe-se que o povo é meio econômico (pao duro). Hehehe. Que venham mais desses!

  6. Li na Zero Hora que vai ser na Rua Casemiro de Abreu, não sei que parte.

    • Tem dois lugares onde eu julgo possível: Casemiro com Ramiro ou Casemiro com Bordini.

      • A edificação deve ter algo em torno 20 x 20 x 12 m, suponho que em um terreno de no mínimo uns 1000 m2. Nessa localização, teria um valor de mercado de 1,3 a 1,7 milhão de reais…o suficiente para fazer alguns postos de saúde, ou várias dezenas de casas populares!
        Não teria o grupo interessado recursos para bancar TODO o seu empreendimento?

  7. Achei muito legal, projetos como este e o iberê começam a dar um contorno interessante para a cidade. Mas ainda sinto falta de algo grandioso e que se torne simbolo de POA.

    Gostaria de saber também onde irá ficar.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: