Depois do Vitra, esse é o segundo projeto de Daniel Libeskind para o Brasil e a América Latina. É um dos maiores arquitetos do mundo, responsável pelo projeto do Memorial do WTC, Museu Judaico de Berlim e tanto outros mundo afora.
O projeto para Porto Alegre é um centro cultural judaico. O símbolo do projeto é o Shofar, um dos mais antigos instrumento de sopro que se tem conhecimento, e que tem função religiosa.
Fonte: skyscrapercity.com
Categorias:Arquitetura | Urbanismo
Acima de qualquer preceito ou crítica pessoal, um projeto de Daniel Libeskind vale mais que qualquer outro projeto de qualquer outro arquiteto nacional, incluindo Niemeyer. E isso trata-se de uma questão de bom senso. POA de volta no mapa, bom ou ruim, esse projeto é capaz de fazer isso.
Pois é, Porto Alegre é a terceira capital – atrás de Rio e SP, com o maior número de obras de artistas internacionais contemporâneos. Isso veio pra reforçar. Apesar de todo o atraso, é inegável o crescimento da cidade nesses aspectos culturais.
Olá VOP, achei interessante esse dado, de onde tirou essa informação? Até onde sei temos apenas uma obra do Alvaro Siza. Gostaria de me informar melhor. Obrigado,
Na verdade POA possui apenas duas obras, que são tão relevantes que a colocam sim apena atrás do Rio e de São Paulo.
Achei o projeto interessante, precisamos de mais projetos de vanguarda.
uoou…
Achei muito bonito..
É bom ver que Poa ta recebendo algumas obras diferenciadas, por que taaaaaaaaaaaa faltando.
Mas ainda acho que falta algo grandioso, algo que quem for ver, vai saber que é em Porto Alegre;
Acho um projeto muito ruim: esse cara é puro marketing. Já comentei no link
http://projetosemprograma.blogspot.com/2010/11/predadores.html
o primeiro projeto dele em São Paulo, um edifício caça-níquel para milionários, um por andar, 10 a 20 milhões por apto.
Enfim, se é uma intervenção privada, que se faça o que quiser; mas se entra recurso público na jogada, alto lá! (ao que parece, o terreno seria doado pela prefeitura…).
Termos uma obra dele é algo muito bom, pena só ser algo tao pequeno, mais para constar nos anais acadêmicos da arquitetura mundial do que nas máquinas fotográficas e nas recordaçoes dos turistas. E para o cidadao também nao acrescenta grande coisa em significância estética na paisagem urbana de sua cidade. Todavia é muito válida por colocar nossa Poa no portofólio de um grande arquiteto mundialmente famoso. Nao será dessa vez que teremos o nosso city symbol, sign of the city. O tamanho enxuto deve ter relaçao direta com restriçoes locais orçamentárias. Sabe-se que o povo é meio econômico (pao duro). Hehehe. Que venham mais desses!
Li na Zero Hora que vai ser na Rua Casemiro de Abreu, não sei que parte.
Tem dois lugares onde eu julgo possível: Casemiro com Ramiro ou Casemiro com Bordini.
A edificação deve ter algo em torno 20 x 20 x 12 m, suponho que em um terreno de no mínimo uns 1000 m2. Nessa localização, teria um valor de mercado de 1,3 a 1,7 milhão de reais…o suficiente para fazer alguns postos de saúde, ou várias dezenas de casas populares!
Não teria o grupo interessado recursos para bancar TODO o seu empreendimento?
Achei muito legal, projetos como este e o iberê começam a dar um contorno interessante para a cidade. Mas ainda sinto falta de algo grandioso e que se torne simbolo de POA.
Gostaria de saber também onde irá ficar.