Obra de ampliação do Salgado Filho termina no fim do mês (ampliação = MOP = puxadinho)

Módulo no Terminal 1 irá aumentar a capacidade do aeroporto em 2,5 milhões de passageiros

Obra de ampliação do Salgado Filho termina no fim do mês Crédito: Bruno Alencastro

A obra que ampliará a capacidade operacional do Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, termina no final deste mês. A inauguração está prevista para a primeira quinzena de dezembro, anunciou nesta quarta-feira o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, durante visita às instalações.

Com área de 1,5 mil metros quadrados, o módulo operacional, como está sendo chamado, irá ampliar a capacidade do aeroporto em 2,5 milhões de passageiros. “Antecipamos em dois meses a entrega, prevista para o mês de fevereiro, e na alta temporada já estaremos em operação”, destacou.

A área terá 20 balcões de check-in, sala de embarque com capacidade para até 280 passageiros por hora e mais um canal de inspeção com três novos processadores de raio-x. Herdina chamou a atenção para o fato de que o novo espaço tem integração com as demais salas de embarque do aeroporto.

Os novos balcões devem ser ocupados pela companhia aérea TAM, que transferirá as atuais operações para a área construída. Os 12 balcões que ficarão vagos serão redistribuídos entre as companhias, mas a superintendência da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) adianta que a ocupação se dará de forma compartilhada entre as empresas – inclusive com o acréscimo das companhias que hoje não ocupam esse espaço, como a Copa Airlines.

Investimento

O investimento na conclusão do módulo está estimado em R$ 4,17 milhões. O estágio adiantado da obra já permite a instalação, por exemplo, das esteiras e dos balcões de check-in. Esses últimos com previsão de chegada no canteiro de obras na próxima segunda-feira. Além das obras no Terminal 1, o antigo terminal também passa por reformas na sua infraestrutura, como a ampliação da sala de desembarque e instalação de condicionadores de ar. A previsão de conclusão dos trabalhos também é para dezembro.

Com essa etapa concluída, o Salgado Filho, que hoje mantém uma média de 8 milhões de passageiros/ano, terá capacidade para 10,5 milhões, ou seja, uma folga de 2,5 milhões. As projeções levam em conta o crescimento médio de 20% a cada ano, o que deverá ser mantido em 2012 diante do bom momento da economia do País, explica Herdina. Com relação às demais obras, entre elas a ampliação da pista do aeroporto, do pátio, do Terminal de Cargas e do estacionamento, os trabalhos têm andamento diferente por conta das particularidades de cada projeto.

A ampliação da pista ainda está condicionada à remoção das famílias da Vila Dique, enquanto o Terminal de Cargas está em fase de instalação das fundações e com previsão da elevação das estruturas para 2012. Sobre o andamento das obras para o pátio e o novo estacionamento, o projeto do pátio foi licitado e do estacionamento está em estágio de estudo de viabilidade, com licitação estimada para 2012. No caso do estacionamento, serão mais 4 mil vagas, atualmente a disponibilidade é de 2,7 mil.

Correio do Povo

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VERSÃO JORNAL DO COMÉRCIO:

Salgado Filho amplia o check-in

Capacidade será elevada para 8 milhões de passageiros anuais

TAM vai ocupar os 20 balcões que serão abertos com a ampliação ANA PAULA APRATO/JC

A direção da Infraero no Estado acelerou as obras e a instalação de equipamentos para abrir o Módulo Operacional Provisório (MOP) na metade de dezembro. O superintendente do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Jorge Herdina, afirmou ontem que a abertura da nova área, que elevará a capacidade do terminal 1 dos atuais 6,5 milhões de passageiros anuais para 8 milhões, deve agilizar os embarques principalmente para a demanda de Natal e Ano-Novo. A TAM vai ocupar os 20 balcões de check-in que serão abertos com o MOP. Os espaços elevarão a oferta dos 40 balcões atuais para 60, alta de 50%. A área de embarque do módulo, localizado após as atuais salas de embarque, comporta um fluxo de 300 usuários por hora.

Hoje passam por hora pelo terminal 1, em operação há dez anos, 1,7 mil passageiros. A estrutura, que já foi chamada de puxadinho por algumas companhias aéreas, tem sido a solução buscada em diversos aeroportos pela estatal do setor como alternativa enquanto não ocorre a ampliação física da estrutura permanente. Herdina explicou que somente em 2012 deverá ficar pronto um estudo que dimensionará a expansão, que poderá dobrar a atual capacidade, que é de 8 milhões, somando os terminais 1 e 2 (antigo aeroporto), e subirá em dezembro a 10,5 milhões, agregando 1,5 milhão de pessoas no MOP e mais 1 milhão de usuários com melhorias e mais canais de embarque e esteiras de desembarque no 2. “Estas estruturas atenderão a estimativa de crescimento de 20% ao ano no fluxo”, avalia o superintendente.

Mesmo com mais capacidade, a limitação passa a ser a oferta de vagas para aeronaves no pátio de manobras. A ampliação virá com o projeto de expansão. A TAM ficará sozinha na área do módulo provisório. “Com isso, as demais companhias vão compartilhar os 12 balcões que a empresa detém na atual área de embarque”, antecipou Herdina. Para antecipar a conclusão da instalação, fornecedores de mobiliário, esteiras e demais aparelhos (como os três canais de inspeção com raio-x) já estão com a entrega e instalação previstas para até o final de novembro. A área de engenharia da Infraero fará os testes de sistemas ainda este mês. O MOP, que custará R$ 4,2 milhões, tem área total de 1,5 mil metros quadrados e chegará a 2 mil metros quadrados com o saguão de embarque. As paredes da estrutura são formadas por painéis com material dotado de isolamento termoacústico. A sala de embarque terá conexão interna com as demais existentes. “Passageiros de outras companhias poderão fazer seu embarque pelo MOP”, explicou o superintendente.

Obras para ampliação da pista são prometidas agora para maio

A tão esperada ampliação da pista do aeroporto poderá começar em maio de 2012. A nova data, que já sofreu vários adiamentos, foi projetada ontem pelo superintendente do terminal, Jorge Herdina. Mas ele mesmo admite não controlar o cronograma. A estatal de aeroportos aguarda ainda o projeto executivo que está sendo elaborado pelo Exército, para depois montar o edital da licitação. A demora para dar a largada nas obras da nova extensão, que passaria dos atuais 2,2 mil metros para 3,1 mil metros, já provoca encarecimento do projeto, que passou de um custo de R$ 188 milhões para cerca de R$ 230 milhões.

“Esperamos ter o projeto executivo até dezembro, lançar edital de concorrência em janeiro e assinar a ordem de serviço em maio”, calculou Herdina. O tempo para execução é estimado em um ano e meio. A nova extensão permitirá que aeronaves de maior porte e com maior capacidade para cargas possam operar no Salgado Filho. A expansão também é aposta para o fluxo de passageiros que serão atraídos para a Copa do Mundo de 2014. Mas Herdina citou um obstáculo para o plano atual. Parte dos ocupantes de imóveis situados em área já desapropriada pelo Estado, no Jardim Floresta, e transferida à Infraero não deixou o local. São famílias que pagam aluguel. “Se toda a área não estiver liberada, tranca a obra”, afirmou o superintendente. A remoção, segundo o administrador, não seria responsabilidade da estatal. “A prefeitura e o Estado precisam agir”, apontou.

O secretário estadual de Habitação, Marcelo Frison, disse que o governo já fez a sua parte, concluindo as desapropriações no ano passado. A desocupação de pouco mais de 20 imóveis, advertiu Frison, dependeria de ações do município. “São moradores que locam as moradias. Não têm direito. Os donos já foram pagos”, explicou o secretário. Frison lembrou que propôs, há cerca de dois meses em reunião com a Infraero, que Estado, município e a estatal dividissem os custos estimados em R$ 100 mil dos aluguéis sociais para a transferência das famílias, sendo R$ 40 mil da estatal. A despesa manteria as residências por um ano e meio, até a construção de habitações definitivas. “Até hoje não tive resposta oficial da Infraero”, lamentou Frison. (PC)

Patrícia Comunello – Jornal do Comércio

MAIS FOTOS – FLICKR DA INFRAERO – OUTUBRO 2011



Categorias:aeroportos brasileiros

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12 respostas

  1. Maringá (Aeroporto feito pelo Governo Estadual do PR):

    Londrina (Infraero):

    Caxias do Sul (Governo do RS):

    Pelotas (Infraero):

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4f/Aeroporto_Pelotas.JPG/1280px-Aeroporto_Pelotas.JPG (olhem o movimento, quantos carros estacionados em frente ao grande aeroporto pelotense).

    Quanta diferença (e doscriminação)!

    OBS.: Isso sem falar nos movimentados Navegantes e Joinville, que também possuem um time-table invejável.

  2. Só me corrigindo, esses times-tables sao baseados nos horários de vôos autorizados (hotrans) da ANAC e, nao, da INFRAERO. Alguns destes aeroportos sequer sao da rede da Infraero e, sim, das respectivas administraçoes estaduais. Dos times-tables divulgados aqui, apenas Londrina e Uberlândia sao da Infraero.

    E a resposta pela falta de decentralizaçao nos vôos do estado, que faz com que o estado todo tenha que se deslocar do interior até a capital, às vezes tendo que andar mais de 500km para tanto, para pegar um vôo é a falta de estrutura nos aeroportos do interior gaúcho (equipamentos e etc). Falta investimento de verdade, tem que ter diversos equipamentos aeronáuticos capazes de atender as especificaçoes técnicas dos grandes jatos, estes também requerem seçao de bombeiros contra incêndio no aeroporto e etc, é o preço do progresso, preço esse que o RS, que possui uma das mais extensas rede aeroportuária pertencente à Infraero, nao quer “pagar”. Enquanto isso nao ocorrer, nossas grandes cidades do interior nao receberao nada mais do que os pequenos turbohélices para 19 passageiros da NHT e suas consequentes extorsivas tarifas. O Rio Grande do Sul precisa entrar na era do jato, que tem maior oferta devido à maior capacidade disponibilizada e, consequentemente, melhores tarifas. A NHT chega a cobrar no trecho Poa-Rio Grande mais do que Tam e Gol cobram normalmente (sem promoçao) no trecho Poa-Brasília ou Poa-Salvador. Ter que se dirigir para uma capital ou regiao metropolitana para pegar um vôo nao é progresso e, sim, atraso, que trás prejuízos para a populaçao e para a economia do RS. Falta se tratar do assunto com a devida seriedade merecida. Por isso que se somarmos a movimentaçao de todos os aeródromos do PR, veremos que, apesar deles ficarem muito mais próximos do eixo rio-sp e do resto do país, possuem um volume de tráfego muito superior ao do longíquo RS, e isso (facilidade de fácil locomoçao aérea de/para as principais regioes do estado do PR) acaba influindo diretamente na economia deles. Vejam que Curitiba responde praticamente pela demanda exclusiva da regiao metropolitana deles, já Poa responde por todo o RS, até mesmo por Caxias devido à oferta limitada de lá.

    O RS tem que cobrar da Infraero o mesmo tratamento dado por ela lá em Londrina, bem como tem que imitar SC e passar o comando de mais alguns para ela, como fizeram em Crisciúma, que até passou a receber jatos após isso. Também tem que agir por conta própria e investir decentemente na rede estadual, como o PR o fez em Maringá, bem como conceder aeroportos à iniciativa privada, como o RJ o fez em várias cidades, como em Cabo Frio, que recebe até vôos charters da Gol oriundos da Argentina, bem como na Bahia, onde aeroportos de resorts da regiao sul do estado recebem vôos à jato da Tam e até charters internacionais.

  3. Fonte: Planilhas da Infraero a vigorar a partir de dezembro.

    738 = Boeing 737-800
    73G = Boeing 737-700
    733 = Boeing 737-300
    319 = Airbus A319
    320 = Airbus A320
    E70 = Embraer 170
    E75 = Embraer 175
    E90 = Embraer 190
    E95 = Embraer 195
    AT4 = ATR-42
    AT7 = ATR-72
    ER4 = Embraer 145

    E ainda há diversos aeroportos mineiros (Uberaba, Juiz de Fora. Montes Claros e etc) e Paulistas (Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru e etc.) e faltou ainda o aeroporto de Foz do Iguaçu, no PR. O RS deveria ter mais vôos em Caxias e Passo Fundo, bem como vôos das grandes para Pelotas, Santa Maria e Rio Grande, pelo menos, porque será que não temos?

  4. São José do Rio Preto – Dezembro/2011:

    01 – 05:33 – ER4 – PASSAREDO – RAO
    02 – 05:50 – 319 – TAM – CGH
    03 – 06:20 – AT7 – AZUL – VCP
    04 – 07:15 – ER4 – PASSAREDO – BSB
    05 – 09:30 – 319 – TAM – CGB
    06 – 09:57 – AT4 – TRIP – MII/GRU
    07 – 10:05 – AT7 – AZUL – VCP
    08 – 10:54 – 319 – TAM – GRU
    09 – 13:40 – AT7 – AZUL – VCP
    10 – 13:45 – 319 – TAM – CGH
    11 – 16:42 – AT4 – TRIP – GRU
    12 – 17:15 – 319 – TAM – CGH
    13 – 17:17 – AT7 – AZUL – VCP
    14 – 17:35 – 319 – TAM – GRU
    15 – 20:50 – 319 – TAM/PANTANAL – CGH
    16 – 20:52 – AT7 – AZUL – VCP
    17 – 21:00 – AT4 – TRIP – CGB

    Uberlândia – Dezembro/2011:

    01 – 06:00 – 738 – GOL – CNF/BSB
    02 – 07:00 – 738 – GOL – CGH
    03 – 07:35 – ER4 – PASSAREDO – BSB
    04 – 07:53 – AT4 – TRIP – PLU
    05 – 08:30 – 320 – TAM – CGH
    06 – 09:00 – AT7 – TRIP – BSB/AUX
    07 – 09:08 – 733 – WEBJET – CNF/SSA/REC(Recife)
    08 – 09:40 – AT4 – TRIP – PLU
    09 – 10:05 – ER4 – PASSAREDO – GYN/PMW(Palmas)/BEL(Belém)
    10 – 12:30 – ER4 – PASSAREDO – RAO(Ribeirão Preto)/GRU
    11 – 13:15 – 738 – GOL – CGH
    12 – 13:26 – AT4 – TRIP – AAX(Araxá)/PLU
    13 – 13:50 – 738 – GOL – CNF
    14 – 15:15 – AT4 – TRIP – AAX/GRU
    15 – 15:20 – 319 – TAM – CGH
    16 – 18:22 – AT4 – TRIP – PLU
    17 – 18:45 – ER4 – PASSAREDO – BSB
    18 – 19:20 – AT4 – TRIP – RVD(Rio Verde)/GYN
    19 – 20:20 – 73G – GOL – GIG
    20 – 20:30 – AT7 – TRIP – UBA/PLU
    21 – 20:40 – 733 – WEBJET – GIG
    22 – 20:45 – 319 – TAM – CGH
    23 – 21:13 – ER4 – PASSAREDO – GYN
    24 – 21:33 – AT4 – TRIP – PLU

  5. Ribeirão Preto – Dezembro/2011:

    01 – 06:25 – AT7 – AZUL – VCP
    02 – 06:30 – ER4 – PASSAREDO – SDU
    03 – 06:30 – 319 – TAM/PANTANAL – CGH
    04 – 06:33 – ER4 – PASSAREDO – PLU (Pampulha-BH)
    05 – 06:35 – ER4 – PASSAREDO – GRU
    06 – 07:00 – E90 – TRIP – CNF
    07 – 07:15 – ER4 – PASSAREDO – BSB)Brasília)/BRA/SSA(Salvador)/VDC(Vitória da Conquista)
    08 – 08:00 – ER4 – PASSAREDO – CWB
    09 – 08:15 – 320 – TAM – CGH
    10 – 09:23 – ER4 – PASSAREDO – GYN(Goiânia)/CGB/JPR(Ji-Paraná em RO)
    11 – 09:27 – ER4 – PASSAREDO – BSB/OPS(Sinop)/AFL(Alta Floresta)
    12 – 09:40 – ER4 – PASSAREDO – POA
    13 – 09:45 – ER4 – PASSAREDO – ROO/CGB
    14 – 09:55 – AT7 – AZUL – VCP
    15 – 10:01 – 320 – TAM – GRU
    16 – 11:03 – 733 – WEBJET – GIG
    17 – 12:10 – ER4 – PASSAREDO – SDU
    18 – 12:42 – AT7 – AZUL – VCP
    19 – 13:30 – 320 – TAM -CGH
    20 – 13:33 – ER4 – PASSAREDO – GRU
    21 – 16:00 – 733 – WEBJET – BSB/SSA
    22 – 16:02 – AT7 – AZUL – VCP
    23 – 16:20 – ER4 – PASSAREDO – UDI
    24 – 17:10 – 320 – TAM – GRU
    25 – 18:40 – ER4 – PASSAREDO – SDU
    26 – 18:50 – ER4 – PASSAREDO – GYN/CGB/JPR
    27 – 18:55 – ER4 – PASSAREDO – PLU
    28 – 19:13 – ER4 – PASSAREDO – GRU
    29 – 19:53 – AT7 – AZUL – VCP
    30 – 21:02 – 320 – TAM – CGH
    31 – 22:10 – ER4 – PASSAREDO – SJP(São José do Rio Preto)
    32 – 23:05 – ER4 – PASSAREDO – ROO

  6. Por falar em aeroportos, veja que interessante isso Gilberto:

    Enquanto pensamos apenas num substituto para o Salgado Filho e temos raríssimos vôos à jato no interior do estado (apenas Caxias do Sul com 2 vôos da Gol e 2 da Azul – sem nenhum da Tam, por exemplo, além de Passo Fundo com um vôo), veja o “time-table” dos aeroportos abaixo:

    [Voos de segunda-sexta]

    Londrina – Dezembro/2011:

    01 – 06:03 – E90 – TRIP – VCP(Campinas)/CNF(Confins-BH)
    02 – 06:20 – 738 – GOL – CWB(Curitiba)
    03 – 07:25 – AT7 – TRIP – CWB
    04 – 08:10 – 320 – TAM – CGH(Congonhas-SP)
    05 – 08:20 – 73G – GOL – CGH
    06 – 08:50 – ER4 – PASSAREDO – BSB(Brasília)/STM(Santarém)
    07 – 08:55 – AT7 – TRIP – GRU(Guarulhos)
    08 – 10:20 – E75 – TRIP – CGB(Cuiabá)
    09 – 10:25 – AT7 – TRIP – MGF(Maringá)/CGR(Campo Grande)
    10 – 12:00 – 319 – TAM – CWB/GRU
    11 – 13:40 – 738 – GOL – CGH
    12 – 13:50 – 738 – GOL – CWB/CGH
    13 – 14:40 – 319 – TAM – CWB/GRU
    14 – 15:10 – E90 – TRIP – VCP/CNF – [Início 05/12/2011]
    15 – 18:30 – 319 – TAM – CWB/GRU
    16 – 20:03 – E75 – TRIP – CWB/SDU(Santos Dumont-RJ)
    17 – 20:10 – 320 – TAM – CGH
    18 – 20:15 – AT7 – TRIP – XAP(Chapecó)/POA(Porto Alegre)
    19 – 21:10 – AT7 – TRIP – PPB(Presidente Prudente)
    20 – 20:45 – ER4 – PASSSAREDO – POA
    21 – 21:45 – 73G – GOL – GRU/GIG(Galeão-RJ)/THE(Teresina)
    22 – 21:50 – AT7 – TRIP – CGR

    [Para fevereiro/2012, estão previstos mais 3 voos diários para VCP com a AZUL]

    Maringá – Dezembro/2011:

    01 – 05:15 – 738 – GOL – CGH
    02 – 06:00 – 738 – GOL – CWB
    03 – 06:12 – E95 – AZUL – VCP
    04 – 07:25 – E75 – TRIP – CWB
    05 – 09:35 – AT7 – TRIP – ROO(Rondonópolis)/CGB
    06 – 11:10 – AT7 – TRIP – CGR
    07 – 12:20 – AT7 – TRIP – GRU
    08 – 12:30 – 738 – GOL – CGH
    09 – 12:42 – 73G – GOL – CWB/GRU
    10 – 13:40 – 738 – GOL – GRU
    11 – 13:50 – E90 – TRIP – CNF – [Início 01/12/2011]
    12 – 16:25 – E95 – AZUL – CWB/VCP
    13 – 16:53 – AT7 – TRIP – IGU(Foz do Iguaçu)/CWB
    14 – 17:30 – 738 – GOL – CWB/CGH
    15 – 18:40 – AT7 – AZUL – VCP
    16 – 19:05 – AT7 – TRIP – LDB(Londrina)/XAP/POA
    17 – 21:00 – AT7 – TRIP – CWB
    18 – 21:35 – E75 – TRIP – CGB

  7. Credo! É um galpão!

    Podem até pôr ar condicionado, cadeiras, esteiras rolantes, mas não deixará de ser um puxadinho ridículo.

    É esta a importância que a Infraero dá ao transporte aéreo de passageiros gaúcho?

  8. Temos aí a primeira obra para a Copa, concluída em Porto Alegre.

    Podem comemorar…

  9. Essas notícias do Salgado Filho nunca batem. A Infraero cada vez mente mais.

    Primeiramente a previsão no cronograma oficial era de que o MOP ficaria pronto até o final deste mês (data limite exata de 21/nov, salvo me engano), então agora não tem esse papinho pra fazer média com a mídia e com a população de que eles estão adiantados entregando na primeira quinzena de dezembro (na verdade já estarão atrasados) e que só entregariam em fevereiro de 2012. Segundo, somente com o MOP, o terminal 1 e as duas ampliações previstas em duas fases do terminal 2 é que o Salgado Filho atigirá (EM 2015) a capacidade de 10 milhões de passageiros/ano, como a própria Infraero divulgava anteriormente, mesmo após os posteriores milagrosos cálcuos deles. Agora eles dizem que só com o MOP e uma reforminha no T1 já elevam a capacidade do Salgado Filho para 10/milhões. Piada.

    Outra, a Infraero sempre disse que o Salgado Filho só em 2014 atingiria o patamar de tráfego de 8 milhões de passageiros/ano e que em 2013 a primeira etapa da ampliação do T2, somada ao MOP e ao T1 elevaria o salgado filho exatamente à esses 8 milhões. No entanto, já neste ano o Salgado Filho ultrapassará a barreira dos 8 milhões/ano (talvez já tenha batido em Outubro – ainda não divulgaram os números do referido mês – ou no máximo o fará em novembro, ou seja, antes mesmo de 2011 acabar, portanto, MUITO antes de 2014.

    É só porque estou com preguiça de fazer um search no Google, mas até mesmo aqui no Blog há esses dados, pois há farto material, inclusive em PDF da Infraero.

    Estão nos tirando para trouxa.

    • Tem toda a razão em tudo que vc falou Paulo. Quanto a movimentação do Salgado Filho, creio que já deve ter atingido 8 milhões agora em outubro, pois já estava quase isso em setembro.

      • Exatamente, Giba! Nessas horas a mídia se faz de surda e muda e não coloca a Infraero contra a parede, Até parece que eles não tem arquivo com as notícias e dados que eles mesmo noticiam. Nossa imprensa só serve para arroz de festa. Fazem pseudo-críticas, pois no fundo estão apoiando o governo que estiver na situação, é o PE$O da verda da publicidade oficial neste veículos, que apesar de grandes, são endividados e têm no governo sua principal fonte publicitária. Por isso a Infraero faz o que quer e tripudia da nossa cara.

        Giba, por falar em Imprensa, queria dizer para não te desapontares com os pseudo-fãs aqui do Blog que o criticaram pelo Post do Raul Pont. Falo em pseudos pq teve gente ali que nunca escreveu nada e de repente só apareceu para te criticar em defesa do indefensável. Acho que o Blog, querendo o melhor para a cidade, tem não só o direito como a obrigação e o dever de colocar tudo o que todo e qualquer candidato tenha feito contra a nossa capital, como no caso dele ser contra o metrô. Deveria ter lá em cima no “cabeçalho” dos principais tópicos um tópico com todas as falsas promessas e movimentos contrários à nossa capital, quem foi contra metrô, arena, pontal e etc. O N.Y. Times e os mais renomados jornais norte-americanos se posicionam sobre o melhor para a comunidade, apoiam candidatos. No Brasil existia o receio de enquadramento na lei eleitoral, mas o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) inovou e no ano passado abriu claramente o apoio a Serra e explicou o porquê de entender que Lula não servia para o nosso país, o que é muito válido num país em que muitos são alienados, a única pena é o fato de que justamente esses não lêem jornais, muito menos as denúncias, apenas os esportes e o caderno da TV. Nesse sentido, não digo que o BLOG vá apoiar determinado candidato, mas creio que é direito de todo o direito do cidadão porto-alegrense saber como se posicionam todos os seus políticos sobre os temas mais cruciais da cidade (a imprensa normalmente faz tabelas com os votos e opiniões nas épocas de eleições e quando grandes assuntos são discutidos ao longo da legislatura), seria interessante divulgar isso.

        Segue o link do editorial interessantíssimo e inédito no país feito pelo Estadão:

        http://www.estadao.com.br/noticias/geral,editorial-o-mal-a-evitar,615255,0.htm

        As pessoas detonam e acusam de anti-pt e neo-liberal que é contrário às atitudes do PT, mas é notório que eles sempre se posicionaram contra as mais diversas iniciativas que surgiram para melhorar POA.

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