Porto Alegre é capa da Up, a revista da TAP

Bombacha e chimarrão na capa da Up de Outubro/2011

A TAP distribui para seus passageiros durante o voo a revista Up. Eu gosto bastante, acho que tem fotos e matéria interessantes (apesar do tamanho da fonte de letra ser muito pequeno #ficadica!). Certa vez, viajei com a equipe da revista num voo Lisboa – Rio de Janeiro. Conversei com uma das jornalistas e uma designer. Não lembro muito mais do que isso, só sei que a menina do design era polaca.

Na edição da Up de Outubro, Porto Alegre está na capa. Provavelmente por causa do novo voo da TAP que conecta a maior capital do sul do Brasil a Lisboa. Eu peguei esse voo em julho: Facilita (e muito!) a vida dos gaúchos que se destinam a Portugal, dos portugueses que pretendem conhecer Porto Alegre (muito embora eu não recomende, pois não é uma cidade muito turística) e também dos tugas que vivem por cá (e são vários!).

O único problema de voar Porto Alegre – Lisboa direto é a infraestrutura precária do aeroporto Salgado Filho. No embarque até não tive grandes problemas, mas não posso dizer o mesmo do retorno. Ao desembarcar no retorno em Porto Alegre, foi fila para passar na aduana (e deixaram os gringos passarem na frente dos brasucas no meu próprio país!), fila para pegar a mala (a esteira disponível para voos internacionais não comporta a quantidade de passageiros e malas que carregam) e fila para sair da sala de desembarque (a alfândega quer revistar todo mundo para ver se descola alguém acima da cota de compras e mete uma multa!). Além disso, quebraram as minhas DUAS malas – sim, é mesmo muita sorte! (Essa última informação não pode ser atribuída a precariedade do aeroporto, pois a mala trocou de voo entre Porto e Lisboa, ou seja, pode ter quebrado nesse trâmite).

Infelizmente eu não consegui uma edição e tampouco possuo um iPad para baixá-la (aliás, nem conseguir baixar do iTunes direto pro pc – não sei pq!). Assim, não li a matéria sobre Porto Alegre (ainda!). Apesar disso, consegui baixar a fotinho da capa e da página interna.

Bom, mas e fora o novo voo da TAP, o que Porto Alegre tem a ver com Portugal? Olha, se você não é gaúcho, provavelmente pode indagar-se sobre isso…

Porto Alegre famosa da Europa (chic demais!)

A História que me contaram no colégio foi a seguinte: Oito casais açorianos liderados por Jerônimo de Ornelas Meneses de Vasconcelos foram destacados pela coroa portuguesa para povoar o Rio Grande do Sul e fundaram Porto Alegre. O primeiro nome da cidade teria sido “Porto dos Casais”, pois se tratavam de casais que chegaram num porto (!), e, como eles eram muuuito felizes, o nome depois foi alterado para Porto Alegre (!).

Engraçado que eu acabo de descobrir que o tal Jerônimo não é açoriano, e sim madeirense (talvez seja até parente do Cristiano Ronaldo hehe). Além disso, sempre desconfiei que essa história de oito casais era um bocado lúdica. Futriquei na Wikipedia e lá está escrito que não eram 16 portugueses, mas mais de mil que povoaram diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Enfim, sejam da Madeira, dos Açores ou do continente, Porto Alegre foi colonizada por portugueses. A cidade até tem um monumento dedicado a esses supostos casais açorianos que cá chegaram (não acredito até agora que fui enganada por minha professora de Estudos Sociais da quarta série!): O Monumentos aos Açorianos localiza-se no Largo dos Açorianos em frente ao Centro Administrativo do Estado, próximo ao centro e ao rio Guaíba. (O Centro Administrativo é aquele prédio que aparece na segunda foto desse post, muito embora não se veja o Monumento aos Açorianos…).

Bom, espero que essa aparição na revista da TAP torne Porto Alegre mais conhecida em Portugal e na Europa. Eu já perdi as contas de quantas vezes algum europeu me perguntou de onde eu era, respondi que era de Porto Alegre e a pessoa diz: “Ahhhh, conheço.. É bem quente lá né? Fica bem no norte né? Ou seria nordeste?”. Nesse momento, sempre precisei acabar com a felicidade do cidadão e dizer: “Acho que você está confundindo com Porto Seguro ou Porto de Galinhas, meu bem. Eu nasci em outro Porto!”

A revista também está na internet: upmagazine-tap.com/

Post retirado do Blog Vida Portuguesa

Por sinal, excelente Blog sobre Portugal. Confiram!



Categorias:TURISMO

Tags:, , , ,

7 respostas

  1. Eu já havia lido a matéria da Up sobre Porto Alegre e gostei. Alguns errinhos básicos, como referir-se a Moacyr Scliar como Moacyr Synclair, coisas do tipo, nada que comprometa o conjunto das reportagens sobre Porto Alegre, que está muito bom e de fato apresenta uma boa visão inicial da nossa cidade. Infelizmente, não há como postar um link ou baixar a revista do site indicado.

    A Up é uma das melhores revistas de bordo e já ganhou prêmio de melhor revista de bordo do mundo.

    Guilherme: eu fiz o voo Lisboa – Porto Alegre em Junho, mas não tive problemas na chegada, foi tudo muito tranquilo no aeroporto Salgado Filho. Talvez tiveste problema porque teu voo foi em Julho, mês de muito movimento no aeroporto, o que poderá melhorar com a inauguração do MOP 🙂

    Curtir

  2. Interessante isso.
    E concordo com o comentario acima.

    Pena nosso aeroporto ser esse lixo.

    Curtir

    • Concordo que nosso aeroporto não é lá dos melhores, mas chamar de “lixo” achei muito forte. Nosso aeroporto está longe de ser considerado “um lixo”. No Brasil há vários terminais bem piores do que o nosso, sendo o campeão o terminal de Guarulhos, em SP. Aeroporto mais movimentado da América do Sul e ao mesmo tempo o pior aeroporto do Brasil.

      Curtir

  3. Tá certo que o texto foi copiado de um lugar, mas todo mundo sabe que Porto Alegre não é a maior capital do sul. Nem geograficamente, nem representativamente, né

    Curtir

    • Maior região metropolitana e representativamente é a principal sim.

      Curtir

      • Pode ser a maior região metropolitana, mas não é a maior capital desde 1991, quando Curitiba nos ultrapassou..é só ver no IBGE. Economicamente, já deve ter movimento econômico inferior ao de Joinville/SC.

        Curtir

        • Modernamente na geografia é muito mais importante a aglomeração urbana, independente de linhas divisórias imaginárias. A aglomeração urbana que se inter-relaciona entre si formando uma grande mancha urbana tem mais de 4 milhões de habitantes em Porto Alegre. A de Curitiba tem pouco mais de 3 milhões. Mercado consumidor maior, maior peso econômico.

          Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: