Redenção recebe diversas melhorias para o fim do ano

Pintura e instalação de novos equipamentos nos recantos infantis Foto: Divulgação/PMPA

O Parque Farroupilha está sendo qualificado para o período de final de ano e calor, quando recebe um número ainda maior de frequentadores. A estimativa é que nos finais de semana de sol mais de 25 mil pessoas passem pelo parque, que possui 37 hectares, cerca de 10 mil árvores, rica avifauna e diversos recantos de contemplação e lazer.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, as diversas melhorias que estão sendo implementadas na Redenção pela Smam e pelos adotantes Pepsi e Sinergy Novas Mídias deverão estar concluídas até a primeira quinzena de dezembro.

Entre as melhorias estão:

– Pintura dos 450 bancos do parque, na cor padrão verde colonial;

– Pintura dos equipamentos do Recanto Europeu;

– Recuperação da iluminação do Monumento ao Expedicionário, com troca das lâmpadas e reatores queimados;

– Revitalização da Fonte Luminosa, com troca de lâmpadas e dos reatores queimados, além de limpeza geral;

– Limpeza do Espelho D’água;

– Pintura e instalação de novos equipamentos nos quatro recantos infantis;

– Reposição da placa de bronze do Monumento a Luiz Englert. A peça foi doada pela família do homenageado.

Záchia destacou ainda a excelente parceria da Smam com a Divisão de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Viação (DIP/Smov). “A Redenção possui 700 lâmpadas, que são frequentemente alvo de vandalismo. Porém, mesmo diante da depredação, a DIP oferece à comunidade um serviço qualificado, com atendimento rápido às demandas”, ressaltou o secretário, lembrando que a Redenção é o parque mais frequentado pelos porto-alegrenses.

O secretário destacou ainda que, além de todas estas melhorias, a Redenção recebeu ao longo do ano mais de 100 novas mudas de árvores nativas e frutíferas. Além de compensar as emissões de gases do efeito estufa, o plantio tem como objetivo oferecer alimento para a vasta avifauna do parque. “Os gramados do parque também estão conservados e ajardinados. Contamos com a colaboração dos frequentadores no cuidado com o meio ambiente e com o patrimônio público, não deixando lixo nos gramados, preservando a vegetação e denunciando o vandalismo por meio do telefone 156”, ressaltou Záchia.

Prefeitura



Categorias:Parques da Cidade

Tags:,

15 respostas

  1. Já faz tempo que eu sou favorável a um cercamento e vigilância constante, mesmo que fossem usados vigilantes de empresas particulares. Uma boa possibilidade seria através de renúncia fiscal para empresas que investissem na conservação do parque. Infelizmente não se pode confiar na correta destinação de um determinado montante de dinheiro quando este cai na pilha dos impostos devido à corrupção, então com menos dinheiro “roubável” para os corruptos se apropriarem aparecem algumas melhorias quando a iniciativa privada entra em ação. No caso da Redenção, seria uma possibilidade até de se aproveitar melhor essa área de lazer durante as 24 horas do dia, como por exemplo para um bêbado “curar” um porre com um café bem amargo no Café do Lago ou simplesmente uma pessoa que trabalhou o dia inteiro poder levar o cachorro que ficou trancado no apartamento para fazer uma caminhada…

    Curtir

  2. Tenho frequentado o Parque Farroupilha, ou Redencao, que e superfluo o elogia a beleza. Aplaudo todas as iniciativas para a ampliacao do cuidado e da manutencao. A ultima vez que vi o parque belissimo foi no ano de 1972, talvez pelas comemoracoes do sesquicentenario da Independencia. Obrigado.

    Curtir

  3. e pode ser a última manutenção que ganhará em anos.!!!!!Se o Pont ou a Manuella ganharem as eleições Porto Alegre voltará à idade média. Fortunatti é pessimo, lento, não faz grandes coisas enem ação tem tbm, mas pelo menos tenta disfarçar. Me assusta o comunismo que se imperará caso Pont ou Manuella ganhem…

    Curtir

    • Te assusta o comunismo? Sério? Tu anda vendo muito filme velho do James Bond. A guerra fria acabou há décadas.

      Curtir

    • Olha, acho que nem a Coreia do Sul se preocupa mais tanto com comunismo…

      Curtir

      • Preocupe-se sim! E MUITO!! Eles vem para IMPEDIR qualquer modernizacao da cidade, eles NAO QUEREM CRESCIMENTO OU MELHORIAS, OLHEM QUANTO TEMPO LEVA PARA FAZER ALGO PARA A CIDADE. Porq vcs nao querem entender?? E’ melhor acredfitar em abobrinhas de campanha?? Se o Pont quise-se melhorar a cidade prq o partido dele E ELE nao o fez quando estiveram 16 ANOS na prefeitura??? Porq nao fizeram nada?? Prq abandonaram a cidade e deixaram o crime e mendigos tomarem conta?? pararam POA no tempo! Fizeram a cidade perder em nivel de vida e desenvolvimento. Hoje e’ descriminada como se fose uma cidadesinha de interior. Entao tenha medo destes selviculas trogloditas que nao querem melhorias nenhuma, querem e’ encher os bolsos trabalhado para o governo sem ter que fazer nada.

        Curtir

  4. Não vi nenhuma melhoria nessa lista. É só manutenção normal que qualquer parque recebe.

    Isso deve ser propaganda do fortunatti pra 2012.

    O Brasil é a terra dos trouxas. É só espalhar uma mentira sem sentido que o pessoal acredita. Assim fica fácil um incompetente se eleger e depois deitar e rolar (não estou me referindo ao fortunatti). Falta raciocínio lógico nesse povo, depois disso ainda falta senso crítico baseado na lógica.

    Curtir

  5. Para todo lugar que olho, ao passear pela redenção, vejo não somente o vandalismo, mas também o descaso e a falta de atuação da administração pública.

    Pintura, substituição de lâmpadas queimadas e limpeza corresponde a manutenção básica que deveria ser corriqueira e não um evento de fim de ano.

    Quando vão fazer uma reforma de verdade na Redenção? Indo além da tinta ou de recantos mais visíveis.
    Como por exemplo:
    – Restaurar o córrego do recanto alpino (alguém já se deu conta que antigamente existia um córrego neste recanto? Há anos está desativado);
    – Trocar o calçamento do Espelho D’água (que é constantemente quebrado com estacas para dar espaço para armações de palcos);
    – Restaurar o vulcão do recanto oriental (desgastado por erosão);
    – Remover os troncos de árvores que foram cortadas e que estão jogados próximo do Instituto de Educação.
    Entre outros.

    Curtir

    • ficaadica para os responsáveis que sempre se preocupam com o lucro e a resposta imediata e não o crescimento e desenvolvimento de uma cidade mais segura e mais bonita a longo prazo.

      Curtir

  6. Mas a identificação dos troncos fósseiss, medida simples e barata, decidida em junho, até agora não foi concretizada…

    Curtir

  7. Que notícia boa! Só faltam as câmeras de monitoramento para ajudar o postinho da brigada ali pertinho à espantar a cachorrada do entorno.

    Curtir

  8. E a sub-especie humana que “frequnta” de madrugada?????

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: