Rota de Porto Alegre da TAP se sobressai no Aeroporto de Lisboa

Com 9,9 mil passageiros em Outubro

A introdução pela TAP de voos directos entre Lisboa e Porto Alegre, Brasil, foi a operação que mais contribuiu para o crescimento do Aeroporto da capital portuguesa neste mês, ao somar 9,9 mil passageiros, o que equivale a 20% do aumento verificado no tráfego em voos regulares, de acordo com os dados a que o PressTUR teve acesso.

O Aeroporto de Lisboa, de acordo com esses dados, teve um total de 1,335 milhões de passageiros de voos comerciais em Outubro, com um crescimento em 2,9% que mostra que não escapou ao abrandamento que se tem estado a verificar tanto nos maiores aeroportos europeus, como Madrid ou Heathrow, como nas maiores companhias aéreas.

Em voos regulares, o crescimento foi melhor, em 3,8% ou cerca de 48,2 mil lugares, para 1,318 milhões, com +4,4% ou mais 34 mil em voos de companhias “tradicionais” portuguesas, para 807,3 mil, +3,1% ou mais 9,8 mil em voos de “tradicionais” estrangeiras, para 326,9 mil, e 2% ou 3,6 mil nas low cost, para 184,3 mil.

Entre as rotas regulares, Lisboa – Madrid foi a que teve mais passageiros e a única a superar os cem mil, embora em queda de 2,9% ou três mil em relação ao mês homólogo de 2010.

Seguiu-se Londres-Heathrow, com 67,9 mil (+0,4% ou mais 270), Funchal, que foi a que teve a maior queda do mês em valor absoluto, com 66,5 mil (-11,8% ou menos 8,9 mil), Paris – Orly, com 58,8 mil (+1% ou mais 580), e Barcelona-El Prat, que é a rota que mais cresce no mês, com 54,8 mil (+15,7% ou mais 7,4 mil).

Estas cinco rotas principais representaram 26,6% do total de passageiros de voos regulares de e para Lisboa, com um total de 351,3 mil passageiros, menos 1% ou menos 3,7 mil que há um ano.

Depois vêm Frankfurt, Amesterdão, Paris-Charles De Gaulle, Roma e Bruxelas, que somaram 224,8 mil passageiros (17,1% do total), mais 1,8% ou mais quatro mil que há um ano.

Entre Lisboa e Frankfurt voaram 51,6 mil passageiros (+5,6% ou mais 2,7 mil que há um ano), na rota de Amesterdão viajaram 48,8 mil (-0,5% ou menos 245), Paris-Charles De Gaulle somou 47,4 mil (-0,7% ou menos 330), Roma, 38,9 mil (+0,6% ou mais 230), e Bruxelas, 38 mil (+4,5% ou mais 1,6 mil).

O Top10 das rotas regulares de e para Lisboa significou para o Aeroporto 43,7% do total de passageiros, mas praticamente sem crescimento, tendo um aumento pela margem mínima, em 0,1% para 576,2 mil.

O aumento do tráfego em voos regulares teve assim que vir das rotas com menores volumes de tráfego, o que aliás também transparece do relatório de tráfego do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso, segundo o qual nas 40 linhas com mais passageiros, que representam 83,2% do tráfego, o aumento foi de 2,3%, para 1,097 milhões, enquanto nas restantes foi de 11,5%, para 221,2 mil.

Entre as 40 maiores, os contributos mais fortes para o crescimento do tráfego regular de e para Lisboa veio da introdução da rota de Porto Alegre, que a TAP começou em Junho, e dos crescimentos nas ligações com Barcelona-El Prat (+7,4 mil, para 54,8 mil), Dusseldorf, que a TAP também começou a operar este ano (+6,3 mil, para 10,5 mil), Munique (+3,8 mil, para 36 mil) e Newark (+2,7 mil, para 21,9 mil).

No pólo oposto, com as maiores quedas no mês, além da rota do Funchal (-8,9 mil, para 66,5 mil), estiveram as ligações com o Porto (menos sete mil, para 31,2 mil), com Copenhaga (-3,2 mil, para 10,8 mil), com Milão-Malpensa (-3,1 mil, para 26,5 mil) e com Madrid (menos três mil, para 103,3 mil).

FONTE:  PRESSTUR – Portugal



Categorias:aeroportos brasileiros, Aviação, TURISMO

Tags:,

15 respostas

  1. Tem gente que tem aversão aos Estados Unidos e a tudo que lembre primeiro mundo e progresso.

    Se sugerissem uma rota a Cuba, garanto que dariam votos positivos.

    Curtir

  2. Muito bom! Quanto mais pessoas conhecerem o que de fato é o mundo moderno, mais críticas elas voltam e melhor para a nossa cidade.

    Curtir

  3. Poxa, uma linha ligando POA-NYC seria A.N.I.M.A.L de bom. daria para ir e vir com mais frequencia, prq parando em SP e’ um “pe’ no bag”. Mas os EUA nao tem nem consulado ai mais. Vai demorar.

    Curtir

    • Mas por outro lado, quando eles sentem cheiro de dinheiro niguem segura os bixos, entao se a TAP manter este modelo de sucesso, eles se mobilizarao. Espero!e rapido.

      Curtir

    • Mas Phill, Salvador e Belo Horizonte nao têm consulados e têm vôos da AA, bem como Manaus e Fortaleza já o tiveram sem terem consulado, nao é uma condiçao ou pré-requisito.

      Curtir

      • Pois e’ talvez seja prq aqui tenha TANTOS MINEIROS, nunca vi tantos….a piada sempre foi que em minas gerais os meninos aprendiam como trabalhar na construcao e as meninas a dancar semi nuas na escola primaria, para ja virem preparados para ca.
        Mas seria estranho ter que ir a SP pegar o visto e depois voltar a POA para pegar o voo. Nao sei como funcionaria. Mas prq negativaram voos para os EUA???

        Curtir

  4. Lembrando que o principal responsável pela implantação da rota Lisboa – Porto Alegre foi o gaúcho de Cachoeira do Sul, Luiz da Gama Mór, que é o Vice-Presidente Executivo da TAP. Durante vários anos, Luiz Mór foi um defensor incansável desta nova rota. Martelou tanto, que conseguiu… e conseguiu um sucesso para a sua carreira e para a TAP.

    Parabéns a ele e à TAP, pela ousadia inovadora desta nova rota. Enquanto todas as demais empresas insistem em afirmar que apenas com a ampliação da pista de POA será possível operar com aviões de grande porte, está aí a TAP para desmentir tudo.

    Em tempo: de acordo com informações de sites especializados em aeronáutica, os A330 da TAP normalmente decolam de POA com peso máximo de carga, passageiros e combustível. E teria mesmo de ser assim, pois nenhuma empresa criaria uma rota onde não fosse possível transportar muita carga, pois a carga é a maior fonte de renda das empresas.

    Curtir

  5. exatemente… tanto q a iniciativa de criar uma rota com porto alegre veio d uma empresa portuguesa

    e com td certeza os voos de ida saem mais lotados q os q vem

    Curtir

  6. o aeroporto de Lisboa, capital de um país q tem a mesma população do RS, movimenta 2x mais passageiros q o salgado Filho… interessante

    Curtir

    • Mas o turismo lá é tratado de uma maneira bem diferente do que aqui. Não só para Portugal, mas para toda a Europa o turismo é uma importante atividade econômica, já aqui…

      Curtir

  7. Que venha agora uma cia aérea americana também!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: