Com 9,9 mil passageiros em Outubro
A introdução pela TAP de voos directos entre Lisboa e Porto Alegre, Brasil, foi a operação que mais contribuiu para o crescimento do Aeroporto da capital portuguesa neste mês, ao somar 9,9 mil passageiros, o que equivale a 20% do aumento verificado no tráfego em voos regulares, de acordo com os dados a que o PressTUR teve acesso.
O Aeroporto de Lisboa, de acordo com esses dados, teve um total de 1,335 milhões de passageiros de voos comerciais em Outubro, com um crescimento em 2,9% que mostra que não escapou ao abrandamento que se tem estado a verificar tanto nos maiores aeroportos europeus, como Madrid ou Heathrow, como nas maiores companhias aéreas.
Em voos regulares, o crescimento foi melhor, em 3,8% ou cerca de 48,2 mil lugares, para 1,318 milhões, com +4,4% ou mais 34 mil em voos de companhias “tradicionais” portuguesas, para 807,3 mil, +3,1% ou mais 9,8 mil em voos de “tradicionais” estrangeiras, para 326,9 mil, e 2% ou 3,6 mil nas low cost, para 184,3 mil.
Entre as rotas regulares, Lisboa – Madrid foi a que teve mais passageiros e a única a superar os cem mil, embora em queda de 2,9% ou três mil em relação ao mês homólogo de 2010.
Seguiu-se Londres-Heathrow, com 67,9 mil (+0,4% ou mais 270), Funchal, que foi a que teve a maior queda do mês em valor absoluto, com 66,5 mil (-11,8% ou menos 8,9 mil), Paris – Orly, com 58,8 mil (+1% ou mais 580), e Barcelona-El Prat, que é a rota que mais cresce no mês, com 54,8 mil (+15,7% ou mais 7,4 mil).
Estas cinco rotas principais representaram 26,6% do total de passageiros de voos regulares de e para Lisboa, com um total de 351,3 mil passageiros, menos 1% ou menos 3,7 mil que há um ano.
Depois vêm Frankfurt, Amesterdão, Paris-Charles De Gaulle, Roma e Bruxelas, que somaram 224,8 mil passageiros (17,1% do total), mais 1,8% ou mais quatro mil que há um ano.
Entre Lisboa e Frankfurt voaram 51,6 mil passageiros (+5,6% ou mais 2,7 mil que há um ano), na rota de Amesterdão viajaram 48,8 mil (-0,5% ou menos 245), Paris-Charles De Gaulle somou 47,4 mil (-0,7% ou menos 330), Roma, 38,9 mil (+0,6% ou mais 230), e Bruxelas, 38 mil (+4,5% ou mais 1,6 mil).
O Top10 das rotas regulares de e para Lisboa significou para o Aeroporto 43,7% do total de passageiros, mas praticamente sem crescimento, tendo um aumento pela margem mínima, em 0,1% para 576,2 mil.
O aumento do tráfego em voos regulares teve assim que vir das rotas com menores volumes de tráfego, o que aliás também transparece do relatório de tráfego do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso, segundo o qual nas 40 linhas com mais passageiros, que representam 83,2% do tráfego, o aumento foi de 2,3%, para 1,097 milhões, enquanto nas restantes foi de 11,5%, para 221,2 mil.
Entre as 40 maiores, os contributos mais fortes para o crescimento do tráfego regular de e para Lisboa veio da introdução da rota de Porto Alegre, que a TAP começou em Junho, e dos crescimentos nas ligações com Barcelona-El Prat (+7,4 mil, para 54,8 mil), Dusseldorf, que a TAP também começou a operar este ano (+6,3 mil, para 10,5 mil), Munique (+3,8 mil, para 36 mil) e Newark (+2,7 mil, para 21,9 mil).
No pólo oposto, com as maiores quedas no mês, além da rota do Funchal (-8,9 mil, para 66,5 mil), estiveram as ligações com o Porto (menos sete mil, para 31,2 mil), com Copenhaga (-3,2 mil, para 10,8 mil), com Milão-Malpensa (-3,1 mil, para 26,5 mil) e com Madrid (menos três mil, para 103,3 mil).
FONTE: PRESSTUR – Portugal
Categorias:aeroportos brasileiros, Aviação, TURISMO
Tem gente que tem aversão aos Estados Unidos e a tudo que lembre primeiro mundo e progresso.
Se sugerissem uma rota a Cuba, garanto que dariam votos positivos.
CurtirCurtir
Muito bom! Quanto mais pessoas conhecerem o que de fato é o mundo moderno, mais críticas elas voltam e melhor para a nossa cidade.
CurtirCurtir
Poxa, uma linha ligando POA-NYC seria A.N.I.M.A.L de bom. daria para ir e vir com mais frequencia, prq parando em SP e’ um “pe’ no bag”. Mas os EUA nao tem nem consulado ai mais. Vai demorar.
CurtirCurtir
Mas por outro lado, quando eles sentem cheiro de dinheiro niguem segura os bixos, entao se a TAP manter este modelo de sucesso, eles se mobilizarao. Espero!e rapido.
CurtirCurtir
Mas Phill, Salvador e Belo Horizonte nao têm consulados e têm vôos da AA, bem como Manaus e Fortaleza já o tiveram sem terem consulado, nao é uma condiçao ou pré-requisito.
CurtirCurtir
Pois e’ talvez seja prq aqui tenha TANTOS MINEIROS, nunca vi tantos….a piada sempre foi que em minas gerais os meninos aprendiam como trabalhar na construcao e as meninas a dancar semi nuas na escola primaria, para ja virem preparados para ca.
Mas seria estranho ter que ir a SP pegar o visto e depois voltar a POA para pegar o voo. Nao sei como funcionaria. Mas prq negativaram voos para os EUA???
CurtirCurtir
Lembrando que o principal responsável pela implantação da rota Lisboa – Porto Alegre foi o gaúcho de Cachoeira do Sul, Luiz da Gama Mór, que é o Vice-Presidente Executivo da TAP. Durante vários anos, Luiz Mór foi um defensor incansável desta nova rota. Martelou tanto, que conseguiu… e conseguiu um sucesso para a sua carreira e para a TAP.
Parabéns a ele e à TAP, pela ousadia inovadora desta nova rota. Enquanto todas as demais empresas insistem em afirmar que apenas com a ampliação da pista de POA será possível operar com aviões de grande porte, está aí a TAP para desmentir tudo.
Em tempo: de acordo com informações de sites especializados em aeronáutica, os A330 da TAP normalmente decolam de POA com peso máximo de carga, passageiros e combustível. E teria mesmo de ser assim, pois nenhuma empresa criaria uma rota onde não fosse possível transportar muita carga, pois a carga é a maior fonte de renda das empresas.
CurtirCurtir
exatemente… tanto q a iniciativa de criar uma rota com porto alegre veio d uma empresa portuguesa
e com td certeza os voos de ida saem mais lotados q os q vem
CurtirCurtir
o aeroporto de Lisboa, capital de um país q tem a mesma população do RS, movimenta 2x mais passageiros q o salgado Filho… interessante
CurtirCurtir
Mas o turismo lá é tratado de uma maneira bem diferente do que aqui. Não só para Portugal, mas para toda a Europa o turismo é uma importante atividade econômica, já aqui…
CurtirCurtir
Que venha agora uma cia aérea americana também!
CurtirCurtir
Me negativaram por também querer uma cia americana operando diretamente Poa-EUA como a TAP faz pra europa! KKKKKKKKKKKKKKK OK, entao continuemos a fazer cansativas conexoes rumo aos EUA em Bagulhos (GRU) ou Galinhao (GIG) e nao se fala mais nisso.
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk =)
CurtirCurtir
Deixa eles negativarem Paulo eheheheh. Eles não tem memória e não devem se lembrar que já está tramitando na ANAC o pedido da American Airlines para a linha NON STOP PORTO ALEGRE – MIAMI. O Blog divulgou isso aqui já: https://portoimagem.wordpress.com/2011/08/25/american-airlines-vai-ligar-porto-alegre-miami-direto/
CurtirCurtir
Verdade, Gilberto! É só questao de tempo!
CurtirCurtir