Barcos podem ir até a zona Sul

O bom desempenho da travessia Porto Alegre/Guaíba abriu a comporta para a retomada do caminho naval do Centro Histórico para a zona Sul da Capital. A proposta, liderada pela Câmara, está sendo analisada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Vereadores integrantes da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana reuniram-se na última semana com o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a fim de tratar da formatação do edital.

Para o vereador dr. Thiago Duarte, uma das boas possibilidades, que poderá associar a viabilidade econômica do empreendimento com o benefício à população, é a ligação da região central e Sul, desde a Arena do Grêmio. “Com estações no cais revitalizado, estádio Beira-Rio, Museu Iberê Camargo, Barra Shopping e nos bairros Assunção, Ipanema e Belém Novo”, indica. Segundo Cappellari, há interesse de diversas empresas, o que poderá favorecer a instalação da hidrovia.

Correio do Povo



Categorias:hidrovias

Tags:, ,

7 respostas

  1. O governo deveria mandar uma comissão até Veneza, para eles verem como funcionam os vaporetos, os barcos que que fazem o transporte de massas entre as diversas ilhas. É bem interessante algumas paradas são em “terra” e outras são flutuantes, são fechadas com vidro para as pessoas não ficarem ao relento, os barcos atracam por cerca de um minuto sobem e descem passageiros é tudo muito rápido, como tem que ser para o transporte público.

    Curtir

  2. Depois de décadas….. tomara que não demore muito mais

    Curtir

  3. Muito boa noticia mesmo, só que eu estou com a impressão de que o transporte hidroviário vai ser a unica maneira de se fazer o deslocamento para os jogos da Copa, sendo na Arena ou no Beira-Rio.

    Vai acabar que não vai sair nada, nem os ja abandonados portais, os viadultos da 3ª perimetral, as obras iniciadas vão ser paralizadas e o passeio de barco vai ser apresentado com grande diferencial de Porto Alegre para receber os visitantes.

    Acho ótima a idéia, mas ela tem que ser complementar e não uma solução como tenho quase certeza de que vai se tornar.

    Curtir

    • Concordo contigo brother… Até pensei numa proposta de integração, pra complementar teu comentário, mas reposndi no coment errado 😛 Ali acima, vê o que tu acha!

      Curtir

      • Sim, concordo contigo também, seria muito bom se houvesse essa ligação do norte ao sul da cidade com paradas estratégicas cmo tu falou, seria mais uma opção de transporte.

        Acho que teria um público frequente, lembrei até de uma guria que aparece anquele programa o Nossa Porto Alegre, ela fala que mora na ZN e estuda na ZS, e que a passagem integrada é muito boa pra ela e bla bla bla. Acho que como ela deve ter muitas pessoas na mesma situação.

        Curtir

  4. Ótima notícia !

    Curtir

    • Fiquei imaginando que bacana seria um roteiro assim: Aeromóvel saindo do aeroporto, passa pela parada na Estação Trensurb Aeroporto, seguindo ao Humaitá. Com uma estação no Bairro, uma no estádio do gremio, cruza a freeway com última estação integrada com os barcos. Partindo de lá, os barcos vão ao centro de Porto Alegre, lá se integram ao terminal de travessia para Guaíba e diretamente ao metrô e ônibus. Seguem à zona sul com estações ao longo da orla em pontos como Gasômetro, Estádio Beira-rio, Iberê Camargo/Barra e pontos de conexão em bairros da zona sul. Apesar de não ter muito embasamento técnico à princípio, não creio que seja utópico, nem exorbitante um sistema assim.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: