“A iniciativa de firmar este Termo de Cooperação Técnica é fundamental dentro do processo de instalação do metrô em Porto Alegre”. Com esta afirmação o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação de Desenvolvimento Urbana, Luiz Carlos Busato, concluiu o ato que deu início à interoperabilidade dos vários sistemas de bilhetagem no transporte urbano da Grande Porto Alegre. Com isso, usuários do cartão TRI, por exemplo, poderão utilizá-lo nas catracas do Trensurb e nos ônibus metropolitanos.
No gabinete da SOP, no Centro Administrativo (Caff), em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (21), ao lado do diretor-superintendente da Metroplan, Elir Girardi, Busato recebeu a direção da Trensurb, da Associação dos Transportadores Intermunicipais de Passageiros (ATM), membros do Conselho Deliberativo do Consórcio Gestor da Bilhetagem Metropolitana.
O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, afirmou que “a possibilidade do usuário ser transportado em qualquer um dos sistemas, tenha ele o cartão TRI, TEU ou SIM, é uma conquista dos cidadãos de Porto Alegre, mas representa esforço e boa vontade dos empresários e gestores públicos, diante da necessidade dos ajustes técnicos e operacionais necessários para o bom funcionamento”. De acordo com Kasper, a interoperabilidade do sistema de transporte público na Capital começa a se efetivar a partir de hoje.
Segundo dados do Departamento de Transporte Metropolitano (DTM) da Metroplan, cerca de Um milhão e 700 mil pessoas serão beneficiadas diariamente, na Grande Porto Alegre, a partir do Sistema Integrado de Mobilidade Urbana.
Texto: Norberto Peres
Foto: Claudio Fachel
Portal do Governo do Estado
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Algo que poderia ter sido feito desde o primeiro dia de funcionamento do TRI.
CurtirCurtir
Finalmente!
CurtirCurtir