Economia gaúcha é quarta (ainda)

O Rio Grande do Sul manteve a 4ª posição com 6,7% de participação no PIB nacional em 2009, com o aumento de 0,01 ponto percentual em relação a 2008, segundo dados divulgados nesta quarta (23) pelo IBGE.

Entre 2008 e 2009, na região Sul, o Paraná manteve a participação relativa, e Santa Catarina, que além da crise mundial, também se ressentia da tragédia das chuvas no final de 2008, perdeu 0,1%. Apesar dos bons desempenhos fora do eixo Sul-Sudeste, a economia brasileira ainda é bastante concentrada.

Em 2009, oito estados representavam 78,1% do PIB do Brasil: São Paulo (33,5% do PIB), Rio de Janeiro (10,9%), Minas Gerais (8,9%), Rio Grande do Sul (6,7%), Paraná (5,9%), Bahia (4,2%), Distrito Federal (4,1%) e Santa Catarina (4,0%).

Esse grupo perdeu 0,1 ponto percentual de participação em relação a 2008 e 1,6 ponto percentual desde 2002. O avanço da fronteira agrícola, os incentivos regionais, a maior mobilidade das plantas industriais, além do avanço de novas classes consumidoras, são fatores que influenciaram no avanço de participação dos demais estados ao longo dos sete anos observados na série 2002-2009.

Affonso Ritter



Categorias:Economia Estadual

Tags:,

5 respostas

  1. Concordo com vocês! Brasília é uma grande “ilha da fantasia”, com gente que nada produz, ganhando salários de executivos de petroleiras. O Congresso Nacional gasta 12.000 reais por minuto!!! E que PIB fajuto é este, se lá nada é produzido! A não ser, é claro, um escandalo por semana!

    Curtir

  2. Me recuso a aceitar BRASILIA nestas listas de PIB etc…Brasilia e’ never-never land, e’ aonde vive Peter Pan, nao faz parte da realidade.

    Curtir

    • Concordo 1.000% com o Phil ! Brasilia é uma cidade diferente, onde todos ganham sem fazer nada. O dinheiro rola solto! A roubalheira também. Os funcionários federais, deputados e senadores, a cúpula do Brasil vive fora da realidade. Então a cidade não deveria figurar nestes índices.

      Curtir

  3. O RS tirou uma diferença gigante em relação ao RJ e MG e se afastou mais do Paraná…. sinal de qdo o governo do estado se arruma, a economia vai bem… basta um minimo de comprometimento da parte do estado

    Curtir

  4. Ainda é impressionante a participação de SP na economia do país, 1/3 do PIB brasileiro.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: