FOTOS: Artemosfera

A capital gaúcha é o palco do circuito de arte urbana ARTEMOSFERA, um projeto pioneiro, que vai mudar a relação da população com sua cidade.

A cidade recebe obras e intervenções urbanas em pelo menos 40 pontos diferentes, de norte a sul.

São praças, parques, muros, estações de ônibus e outros espaços que ganham um toque de arte para conscientizar os gaúchos sobre a preservação do patrimônio público.

Veja aqui algumas imagens. E, em breve, muitas outras. Se você tirou foto de alguma interessante, mande-nos que postaremos aqui.

Destaque para as fotos do Eurico Salis, na Praça Montevideu, retratando o próprio entorno da praça, em fotos gigantes, em preto e branco. 

Todas as fotos: Gilberto Simon



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

12 respostas

  1. Nossa, saiu um português LINDEZA com a rapidez que eu escrevi… dou a liberdade de corrigir os assassinatos! Hahaha 🙂

    Curtir

  2. Bah eu não conhecia o site!

    Mancada master, porque eu tô sempre ligada nos assuntos que rondam POA… enfim, segue o que eu acho: iniciativa MARAVILHOSA, assim como a CowParade… acho o máximo essas intervenções artísticas-urbanas (infelizmente sempre tem uns Zé’s achando ruim e reclamando do $$ sendo que é tudo iniciativa privada).

    Só achei meio “pobre” uma grande maioria das obras. Se for olhar essa intervenção em outros países (ok, eu sei que é na Eropa, but…) são coisas realemnte significativas, impactantes, diferentes. A que eu mais gostei até então foi a do Muro da Mauá e o desenho nos taludes do Vid. da Conceição… de restante, sinceramente, achei meio a desejar.

    Mas como um povo que sequer dá bola pra cultura e acha desperdício de $ ou desnecessário e só vive de rivalidade greNAL (e olha que eu adoro futebol), acho que é o que merecemos.

    Poréééééem… como tudo que a RB$ organiza, temos um probleminha: pelo twitter fui atrás dos organizadores da Artemosfera perguntar ONDE/QUANDO/COMO/PORQUE teve a seleção dos artistas? E olha, eu torrei a paciência deles.

    Me responderam? Pois é… é f*d@ minha gente! Isso me dá NOJO, tudo tem panelinha!

    Curtir

  3. Essas fotografias do Eurico Sallis, são excepcionais, fora do comum… Conseguiu mostrar o centro de uma forma bonita, bucólica quase poética.

    Curtir

  4. Ficou bem bonito o paisagismo, mas as vezes que passo no tunel está sempre sujo, cheio de papel, dos “moradores” locais…

    Para ver mesmo, em poucos dias eles fazem o que a prefeitura levaria meses para fazer…

    Curtir

  5. Pra tu ver como não é muito difícil embelezar a cidade quando se quer.

    Curtir

  6. São moradores de rua na foto 1? Parece que o gramado já foi desgastado pelo movimento de pessoas, incapazes de usar a passarela cinco metros adiante. Possivelmente moradores de rua também.
    De qualquer jeito essa mostra é super bem vinda! Muito se fala que as cidades brasileiras não se abrem para esse tipo de manifestação cultural e Porto Alegre está sendo vanguardista neste quesito. Pelo menos em alguma coisa podemos dizer que Porto Alegre leva vantagem, e a arte é uma delas.

    Curtir

  7. Tu vê, plantar aqueles desenhos perto do viaduto em um dia se faz… mas pela prefeitura é impossível. A diferença é que se fosse ela, poderia colocar umas flores ali sem perigo da SMAM arrancar no dia seguinte.

    Curtir

  8. Bem como eu esperava……99% de porcaria!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: