Prefeitura renova 13% da frota de ônibus em 2011

Veículos foram entregues pelo prefeito José Fortunati, no Largo Glênio Peres Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Os usuários do transporte coletivo da Capital contam com 40 novos ônibus em circulação nas linhas da Região Leste, dos eixos Protásio Alves e Bento Gonçalves. Os veículos foram apresentados pelo prefeito José Fortunati na manhã desta quarta-feira, 23, no Largo Glênio Peres. Além desses, outros 40 veículos deverão renovar a frota até o final de dezembro, totalizando 216 ônibus neste ano, o que representa a renovação em 2011 de 13% dos ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre. (fotos)

Todos os veículos que ingressam na frota da Capital têm acessibilidade universal, com elevadores para portadores de deficiência física. O universo de ônibus adaptados agora é de 757 veículos, correspondendo a 46,20% dos 1.663 veículos. Os ônibus da frota têm idade média de 3 anos e 11 meses, uma das mais novas do país. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos.

Ao fazer a entrega simbólica dos veículos, o prefeito reforçou a convicção de que o caminho para aprimorar a mobilidade nas grandes cidades é o investimento no transporte coletivo. “Esse ritmo de renovação da frota busca dar qualidade à circulação dos usuários e à mobilidade urbana. Faz parte de um conjunto de ações concretas que elevará ainda mais o patamar do transporte coletivo de Porto Alegre, beneficiando diretamente os mais de um milhão de usuários diários”, afirmou Fortunati, destacando como projetos fundamentais para modernizar a circulação o Metrô, a modernização dos corredores de ônibus e o aeromóvel.

A qualificação do transporte inclui a implantação da segunda passagem gratuita. De julho a outubro, mais de 12 milhões de pessoas foram beneficiadas com a medida. Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, a manutenção do volume de usuários do transporte público em Porto Alegre reforça o acerto da constante qualificação. “Historicamente, o número de usuários tem diminuído nas cidades. Aqui, a manutenção do universo de 1 milhão de passageiros é um dado positivo, porque as pessoas procuram confiabilidade, conforto e regularidade no transporte”, avaliou.

O serviço de transporte coletivo por ônibus da Capital opera com 372 linhas, em 25 mil viagens por dia. Dos 1.663 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Os veículos que circulam a partir desta quarta-feira integram as linhas operadas pelo Consórcio Unibus. Conforme o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis, todos os novos veículos são equipados com motores eletrônicos, que emitem baixo índice de poluentes.

Acompanhamento constante – A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores, para dar mais visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade, possibilitando 43 lugares sentados, em média.

Prefeitura

 



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

9 respostas

  1. Ao ler a matéria tive a impressão que os número de assentos diminuiu, talvez seja por questão de economia dos empresários, afinal quanto menos bancos mais o caminhão de boiada enche, este com cidadãos que pagam uma passagem cara, sem transparência com referência a custos, sem cumprimento de horário nos itinerários, enfim um grande negócio entre os empresários e o erário público municipal, este que recebe grandes quantias de dinheiro privado para suas campanhas políticas.

    A qualidade dos ônibus deixa a desejar em questão de conforto, pelo que se vê nenhum dos ônibus possui ar condicionado, afinal para quê, você já viu um caminhão de boiadas com ar condicionado.

    Neste verão próximo que se aproxima e deverá ser daqueles de deixar qualquer cidadão com problemas de saúde visto o calor, teremos ainda que conviver para sempre em um caminhão que carrega cidadãos e que dizem se tratar de transporte público.

    Uma pergunta que fica, qual será o custo em impostos que estas empresas repassam ao erário público pelo péssimo transporte que esta cidade possui.

    Comparar com outros Estados e Municípios, como forma de se justificar não cabe neste momento por parte do Pref. Mun. POA, aliás um elemento muito demagogo para servir aos interesses do cidadão que paga impostos.

    Questão de tempo, o povo no ano vem irá tirar essa turma da pesada que se instalou no Paço Municipal.

    Questão de tempo?????

    Curtir

  2. Quando é que estas empresas STS, Carris, Unibus, Conorte,… irão concorrer por passageiros de uma mesma linha, ao invés de terem monopólio sobre a linha?

    Curtir

  3. Ainda é um fiasco a quantidade de onibus com acessibilidade em POA para uma cidade que foi pioneira na sua implentação no país. O que se observou, nos ultimos anos , é uma certa defasagem e espero que recupere em breve com essas atitudes…

    Dados especificos aqui antes dessa atualizaçao dos novos onibus em POA

    http://www.mobilize.org.br/estatisticas/21/onibus-acessiveis.html

    Aqui o link geral ( tem uma série de dados sobre mobilizadade urbana, muito bom, por sinal..)

    http://www.mobilize.org.br/

    Curtir

  4. Falta lugar pra sentar e ar condicionado para as pessoas terem mais motivos para deixarem seus carros em casa.

    Curtir

  5. Os ônibus novos da STS e da Unibus são como um Uno mille, não tem conforto nenhum e feios pra caramba! Devem ser bem econômicos tbm….

    Curtir

  6. Esses ônibus são muito ruins, já nascem defasados, piso alto, você tem que subir as escadas….sem suspensão a ar, parece que irão desmanchar quando em movimento…etc….ainda bem que os novos da Carris são 1000x melhores que estes adquiridos pela Unibus.

    Curtir

    • Em parte, alguns ônibus novos da Carris possuem o banco “torto” pra frente, apesar de posudão, piso baixo e ar condicionado, é bem desconfortável.

      Ah, e a Carris é rainha de “economizar” no ar condicionado, o pior é que não dá nem para abrir a janela, desse jeito é melhor que não tenha mesmo.

      Curtir

  7. Agora só falta ter lugar pra sentar, e ai ta feita a festa.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: