Por que a Fonte Talavera está sempre coberta ?

FONTE TALAVERA DE LA REINA

Ela encontra-se coberta com um plástico preto e tapumes há meses.

Por que será ?

Fonte Talavera de La Reina - Coberta há meses. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Fonte Talavera de La Reina

presente à Porto Alegre da colônia espanhola por ocasião do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. Foi A idéia de fazer uma homenagem com um chafariz, do povo espanhol para Porto Alegre, partiu do professor e escultor Fernando Corona. A intenção era ornamentar a cidade com algo que traduzisse o espírito clássico da Espanha. Desenhada por Corona, a obra foi executada pelo mais afamado ceramista talaverano, Juan Ruiz de Luna.Se localiza na Praça Montevidéu exatamente no Marco Zero da cidade.

Fonte Talavera de La Reina - Foto: Gilberto Simon

 

Fonte Talavera de La Reina - Foto: Gilberto Simon



Categorias:Outros assuntos

Tags:

11 respostas

  1. Bom..acho que posso ajudar a esclarecer o mistério. Faz algum tempo descobriram que o encanamento da fonte estava avariado e substituiram por canos de cobre. Normalmente funcionam, mas ali tem o problemas das pombas, cujas fezes aumentam a acidez da água que passa pelos canos, volta pra fonte e de novo para os anos cada vez mais ácida. Com o tempo os canos de cobre ficaram corroidos e as obras são para substituir o cobre por uma material que nao sofra corrosao, acho que pvc. Isso me foi falado por pessoas da prefeitura que trabalharam na restauração do prédio (se nao for isso desculpem).

    Grades: estao ali justamente porque alguem subiu na fonte e quebrou, como resultado nao conseguuiram mais na espanha fazer uma cópia identica e o original esta hj exposto no porao da Prefeitura. Sou a favor de proteger a fonte.

    Cartazes em volta: é uma instalaçao fotográfica do Artmosphera, que pelo menos esta tentando retomar a arte pública em Poa. Nesse caso sao fotos em preto e branco recentes do centro da cidade. Eu gostei muito e acho que a prefeitura poderia fazer sempre assim quando fecha uma área como uma praça por exemplo, colocar fotos antigas grandes da cidade em preto e branco. Seria uma maneira da populacao saber como era o local antes, ajudaria muito no respeito ao nosso patrimonio historico. Nos aqui na internet vemos várias fotos antigas muito bonitas da cidade, mas a populacao nem sempre tem essa oportunidade. Nem precisaria ser uma impressao mais cara, como essa que está em volta da fonte Talavera …. apenas para dar uma ideia ja seria bom.

    Curtir

  2. ^^ Sugiro um email a prefeitura!!

    Curtir

  3. bom, eu acho que a fonte verdadeira quebrou e eles nao querem assumir a culpa…

    Curtir

  4. Coisa tosca essa grade ao redor.

    Curtir

  5. Olha, passo todo dia ali e direto vejo homens trabalhando, só não sei o que vão fazer.

    Curtir

  6. Me impressiono que esta fonte ainda está num lugar público, é um perigo em POA. Mas bem, quando vi achei que todo prédio tava em reformas, daí me disseram que o andaime era um mirante, a fonte ficou meio sem sentido mesmo.

    Mas Gerson, que eu me lembre ela já tem uma grade de favela.

    Curtir

  7. Eu respondo…Pq ela vai ficar tapada por mais um ano para “reforma” e depois vao”reinagura-la” igualzinha a fonte da Redencao:
    Mal-feita e com uma grade de favela no entorno!!

    Curtir

  8. Boa pergunta o teria levado a Pref.Mun. POA a tapar o referido monumento, aliás se verifica que colocaram propaganda de um evento ao redor da mesma, quem teria autorizado?

    Esperamos que a mesma esteja em boas condições e que façam a devida em tempo hábil a retirada daquele material, que mais parece um depósito.

    Curtir

  9. Do alto dos andaimes da prefeitura sê vê que está intocada, mas rodeada de equipamentos como se o local esperasse uma reforma. Mas como ela foi recém restaurada só posso imaginar….

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: