Prédios de 14 andares do Pontal do Estaleiro X prédios de 24 andares do BarraShoppingSul

Vejam este comentário de um leitor do Jornal Zero Hora, do dia 8 de novembro de 2011:

Isto significa DESINFORMAÇÃO ? INGENUIDADE ? PENSAMENTO RETRÓGRADO ? OU OS 3 JUNTOS ?

O exemplo acima citado é do típico cidadão que, possivelmente,  foi votar no plebiscito sobre o Pontal do Estaleiro sem saber o que estava aprovando ou não. Simplesmente “achava” alguma coisa e foi votar. 

“ESPIGÕES” DO PONTAL: 14 ANDARES, 60 METROS DA ORLA….
PROTESTO, PROTESTO E MAIS PROTESTO

“ESPIGÕES” DO BARRASHOPPINGSUL: 24 ANDARES, 150 METROS DA ORLA…
PAZ, PAZ E MAIS PAZ 

A pergunta que não quer calar:

O que aconteceu com os ecologistas de plantão ?

Projeto aprovado no Governo do PT não gera polêmica ?

________________________

Obs.: o projeto do BarraShoppingSul, originalmente denominado Cristal Shopping, juntamente com todo o seu complexo de 4 (quatro) prédios com 24 andares, foi aprovado há cerca de 12 anos, durante a Gestão do Sr. Raul Pont (PT) na Prefeitura.

Ideia do post: Gerson Ibias – “correspondente” do Blog Porto Imagem em Londres, Reino Unido.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus, Pontal do Estaleiro, Prédios, Shopping Centers

Tags:, , ,

69 respostas

  1. Lê-se na parte inicial do texto escrito anteriormente por mim:

    ” Primeria forma de apresentar algo de significativo, não somente para os…”

    Curtir

    • Agora por que existem pobres na cidade não podemos ter uma orla moderna e decente?

      Pelo amor de Deus, que desculpa mais esfarrapada e que pensamento mais mesquinho. A orla hoje só envergonha Porto Alegre, é o nosso atestado de burrice e incompetência. E já temos 72km de orla, entregar apenas 1km para que seja urbanizado não será o fim do mundo!

      Os caras insistem em achar que só Porto Alegre está correta no mundo. Lisboa com sua orla maravilhosa recebe 60 milhões de turistas por ano… realmente, deve haver algo errado em Portugal.

      Curtir

  2. Primeira forma de apresentar algo que significativo para não somente os “estrangeiros” que acessarão os jogos da copa, mas para o cidadão comum que vivem aqui… é ter um trabalho consequente de resgate de dignidade aos milhares de pessoas que vivem nas ruas, assim como, de organizar os catadores de materiais diversos em cooperativas, aproximando-os de serviços públicos e programas sociais, possibilitando-os de trocarem os carrinhos por carros eletricos e construindo moradias para essas pessoas.

    Além ce cuidarem da praças e passeios que estão em estado lastimavel!!

    Não tem como relacionar – como varios fazem aqui – orla abandonado com lixo, pq tem tantas areas ingradas e relativamente urbanizadas da cidade que estão um verdadeiro lixão.Dêem uma volta, por bairros “menos visiveis” da zona norte sul e confirmarão isso!!

    A orla deve ter parques e areas de lazer, pelo menos é minha opinião!!
    .

    Curtir

    • ” é ter um trabalho consequente de resgate de dignidade aos milhares de pessoas que vivem nas ruas” Se não pode recolher a pessoa para um albergue nas noites frias de inverno, como é que tu vai querer “resgatar” a dignidade destas pessoas?? me diz qual é o plano.

      Curtir

  3. Mais ameaçada?
    É só cortar um galho de uma arvore que o cara toma uma multa..
    sahsuashauhasuasuahuasuhhasu

    As arvores de Porto Alegre tem mais qualidade de vida que os moradores da cidade.

    Praças, parques e arvores ja temos de montão…

    Nos falta agora, uma atração para apresentar Porto Alegre ao mundo.
    Uma boa atração, seria uma orla, e não o lixão a céu aberto que temos hoje.

    Curtir

  4. Barreiras de concreto, numa cidade sufocante como POA não é nada sensato. E quanto aos parques na beira da orla e sua possivel demora ( conforme citado acima) não tira essa possibilidade frente a uma precipitada ocupação.Precisamos de áreas verdes, isso sim para garantir um minimo de qualidade de vida e de garantia de um micro-clima saudavel.

    Façam prédios, arranha-céus em outros locais, tem espaço pela cidade…e com o distanciamento minimo e com permeabilidade pq o que estão construindo em POA como por ex, as torres prox ao triangulo da sertorio ou na antiga tumelero da Av Bento Gonçalves, são um desastre para não dizer outra coisa…

    Várias cidades do nordeste assim, como parte do RJ, não são por vezes modelo de urbanização em orla. E mesmo assim, os prédios em alguns lugares da cidade do RJ, tem uma grande distãncia da beira-mar. Mas isso, não se faz em todas as cidades do estado, muitas sofrendo com a subida da marê que ameaça calçadões, moradias, etc…

    Evolução é garantir o que POA tem de bom, que um minimo de arborização e que esta cada vez, mais ameaçada!!

    Curtir

  5. Meu Deus… sou carioca e me apaixonei por POA. Mas quanto atraso! Uma cidade com tanto potencial para a beleza e qualidade de vida sendo obrigada ao atraso e imobilização! Acordem porto alegrenses!! Crescimento com planejamento urbanístico e cuidado ecológico não faz mal a ninguém…

    Connheço todo o Brasil e verdadeiramente digo: POA está mais atrasada que algumas capitais do nordeste (região que até alguns anos atrás era reputadamente atrasada…).

    Ouvi de um gaúcho uma vez “precisamos falar menos de revolução e mais de evolução!”

    Curtir

  6. ENGRAÇADO

    todo mundo fala, fala, fala, na ORLA DO RIO GUAÍBA, mas, …qual a IMPORTÂNCIA VITAL que tem para nós, população do portinho, … ?

    VOCÊS SABEM QUE DEPENDEMOS EM 100% DA ÁGUA PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA ?

    existe um enorme grupo representativo de todos os segmentos da sociedade, eleitos para controlar, debater, projetar, fiscalizar a qualidade da água tratada/distríbuida para a população, pressionar os governantes pelo saneamento básico, …objetivo principal, PROTEGER E MELHORAR A QUALIDADE DA ÁGUA, para isso existe um plano federal com “tentáculos” em todas regiões de nosso país, que são OS PLANOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, lei 10.350/1996-RGS, ANA-agência nacional das águas.

    * COMITÊ DE GERÊNCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUAIBA.

    este comitê tem um planejamento global da bacia E SEGUE RÍGIDADAMENTE AS LEIS FEDERAIS DE PROTEÇÃO DOS MANACIAIS, ORLAS, MATAS CILIARES,ETC.
    RESOLUÇÃO Nº 303 DO CONAMA,(que determina as regras para ocupação do solo nas orlas dos RIOS E LAGOS, e seus condicionantes legais)
    OS MUNICIPIOS TEM A OBRIGATORIEDADE DE CUMPRIR COM ESTAS METAS ATRAVÉS DE SEUS PLANOS DIRETORES URBANOS.

    hum milhão e setecentas mil PESSOAS dependem da água deste (mal tratado) rio.

    Eduino de Mattos
    Conselheiro do CMDUA

    Curtir

    • eeeeeee?

      O que um prédio numa distancia de meio metro do lago/rio vai mudar?

      E qual a diferença desse prédio colado no lago/rio para um prédio mais distante?

      Não sei se tu sabe, mas Porto Alegre ta investindo pesado em saneamento, vamos ser uma das capitais com uma das maiores porcentagens de tratamento de esgoto no Brasil, e acho que da america latina tambem….
      Qual a diferença?

      Curtir

    • Próximo post: nosso colega engenheiro dizendo que não podemos construir na orla por que nosso lago não é de glaciação. ahahah.

      Curtir

    • A legislação ambiental deve ser condicional e restritiva a empreendimentos residenciais, ou não, a beira de bacias hidrográficas, mas NÃO IMPEDITIVAS. Feita as adaptações e estabelecidas as compensações, qualquer projeto deve seguir o curso normal de sua execução.

      O que polui e maltrata o Guaíba e seu afluentes são emprendimentos e habitações que seguem funcionando a margem da lei e não daqueles que querem se adaptar as regras.

      Curtir

      • Por exemplo, por estar o Guaíba poluído não devemos impedir um projeto que se propõe recolher (e tratar) seu efluentes. Muito pelo contrário, pois esses novos empreendimentos estabelecidos com sustentabilidade trarão renda para a cidade que assim terá recursos, através dos impostos gerados, para investir no saneamento básico, recuperando o passivo gerado até hoje..

        Curtir

  7. Porto Alegre, cidade de gente mais atrasada. Não é à toa que é a capital mais feia do Centro-sul e que o resto do Brasil nos despreza…Como podem ter um pensamento tão tacanho estes ecoxiitas. Sério, eu vou pro Afeganistão aprender técnicas terrorritas para trucidar com esta cambada de comunistas que têm nesta cidade…hahhaah

    Curtir

  8. Meu sonho de consumo no momento seria que a empresa dona do terreno do Pontal construisse não os 5 ou 6 prédios de 14 andares previstos, mas apenas 2 ou 3, sendo um Hotel e outros empresariais, mas de altura máxima possivel, quem sabe mais de 100m. já que a Cristal Tower chega perto disso pra ver os protestos e indignaçoes desse pessoalzinho que votou contra sem saber realmente o que estava votando. Algum projeto deve estar sendo desenvolvido, mas acredito que só será divulgado no lançamento pra evitar esse marasmo de protestos desse pessoal doente..

    Curtir

  9. Adriano, sim, uso bike direto e gosto muito. E gosto também da massa critica. É bem saudavel!! Te indico, também…

    Curtir

  10. O que ocorreu em Porto Alegre foi um grande golpe para os cidadãos no que se refere ao plebiscito, em que a população foi enganada, houve a manipulação para as votações, enfim houve um golpe, este armado e organizado por partidos políticos, todos interessados em seu bem estar no que se refere a dinheirama que correu para a captação dos votos necessários.

    Espero que no próximo pleito o povo de Porto Alegre saiba escolher melhor os seus representantes.

    Curtir

    • A população não foi enganada. Ela foi MANIPULADA por minorias barulhentas que se fizeram passar por maioria. Colocaram o rótulo de “privatização” no empreendimento e a cidade ficou a ver navios.
      Por isso muita gente foi votar sem saber no que exatamente.
      Espero que os ecochatos não causem problemas. Gostei das torres (que em lugar nenhum do mundo seriam chamados de espigões!)

      Curtir

      • Muitos dos que votaram contra a tal “privatização” parecem ter esquecido da melhoria que setores como a telefonia tiveram com a privatização. Mais competitividade e investimento em qualidade. Não que eu veja a privatização como a solução para tudo, já que o Estado tem obrigações em prover acesso à saúde, segurança e ensino básico (e não cumpre nenhuma dessas satisfatoriamente, diga-se de passagem)…

        Curtir

  11. Nunca curti tantos comentarios… e tambem negativei..
    Alias, nem costumo fazer isso..
    haha

    Curtir

  12. É que não tinham que fazer plebiscito nenhum para o “Pontal” o prefeito da época foi um covarde e passou a peteca para o “povo”. Vários invejosos, foram lá votar contra pelo simples fato de não ter cacife financeiro para ter um apartamento na orla do Guaíba.

    Curtir

  13. O que estes ecochatos fazem a FAVOR da orla?

    Nada. O Pontal traria melhorias para a cidade:

    – Reintegração da cidade com o Guaíba
    – Qualificação da orla
    – Um novo espaço público (sim, 50% da área seria PÚBLICA)
    – Áreas verdes
    – Emprego e renda
    – Novas opções gastronômicas
    – Turismo

    Mas alguns preferem pensar pequeno, como sempre… mas depois do Cais não tem mais volta, Porto Alegre voltará a ser moderna! Não demorará muito e o Pontal será retomado.

    Curtir

  14. E’ um povo doente mesmo, podes ate’ sentir o odio na alma desta gente. Sao, literalmente a escoria da humanidade, gente burra e egoista que chega ate’ a assustar. Mas estou vendo mais e mais desta gente aqui nos EUA tambem, e sao os mesmos tipos, raivosos, sujos e invejosos.

    Curtir

  15. Esse é o povo que se acha “politizado”. São é militantes mesmo. Enquanto isso, Poa vai ficando a ver navios… Viva nosso provincianismo!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: