Ligação hidroviária entre Porto Alegre e Guaíba estimula turismo

Margem de Guaíba - Foto: Gerson Ibias

Desde quando começou a operar regularmente, em 28 de outubro deste ano, a travessia feita pelo catamarã entre Porto Alegre e Guaíba têm atraído pessoas de ambos os lados do Lago Guaíba. O transporte hidroviário estreitou a distância entre as duas cidades, realizando o percurso em 20 minutos, e também potencializou o turismo nos dois lados do Guaíba.

Diante desse cenário, a Secretaria de Turismo de Porto Alegre, juntamente com a Secretaria de Desporto, Turismo e Cultura de Guaíba e a Catsul, empresa concessionária do serviço, decidiram realizar medidas conjuntas para divulgar e promover os atrativos turísticos das duas cidades aproveitando o incremento de fluxo gerado pela travessia fluvial. Mais de 63 mil pessoas realizaram o percurso até o momento, superando as expectativas. A estimativa era que esse número seria alcançado em seis meses. A média é de 5 mil passageiros por final de semana e 1.700 por dia, de segunda a sexta-feira.

POINTs – Algumas das ações conjuntas começaram a ser analisadas em encontro realizado na manhã desta quarta-feira, 30, no terminal hidroviário de Guaíba, entre o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, a secretária de Desporto, Turismo e Cultura de Guaíba, Claudia Mara B. Rosa, e o diretor de Operações da Catsul, Carlos Bernoud. A partir do levantamento dos atrativos turísticos de Guaíba, os órgãos municipais de Turismo das cidades irão produzir um material conjunto de divulgação, incluindo o catamarã como equipamento turístico. Outra iniciativa será a instalação, pela secretaria de Turismo de Porto Alegre, de Pontos de Orientação e Informação Turística (POINTs) nos dois terminais hidroviários da Catsul.

Um termo de cooperação técnica irá formalizar a parceria entre o Turismo de Porto Alegre e Guaíba e a Catsul. O documento será assinado em 26 de janeiro de 2012, na primeira reunião do ano da Câmara Temática de Turismo e Hotelaria – Copa 2014.

Prefeitura



Categorias:Travessia POA - Guaíba

Tags:

1 resposta

  1. Tem que avisar a prefeitura de Guaíba que seria bom aproveitar que o rio está com o nível baixo, e limpar a orla, ta PODRE de suja, e cheirando mal.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: