Projeto Pescando Lixo retira 12 toneladas do Jacuí

Mais de 100 barcos estiveram no mutirão Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Uma ação de governança e preservação do meio ambiente uniu prefeitura, pescadores e iniciativa privada na limpeza das águas do Delta do Jacuí. Integrada ao movimento “Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido.”, a quarta edição do projeto Pescando Lixo mobilizou nesta quarta-feira, 30, mais de cem barcos da colônia de pescadores das Ilhas. Ao todo, foram recolhidas 12 toneladas de detritos depositados nos rios. (fotos)

O prefeito José Fortunati foi à Colônia Z5 da Ilha da Pintada acompanhar a ação voluntária dos pescadores e agradecer o empenho da comunidade em colaborar nos cuidados com a cidade. Para Fortunati, os pescadores e suas famílias dão exemplo de cidadania. “A prefeitura tem plena consciência das suas responsabilidades e está empenhada em realizar projetos para moderizar a cidade e os serviços públicos. O que os pescadores estão demonstrando hoje é que, se cada um fizer a sua parte, Porto Alegre ficará ainda muito melhor”, reforçou, lembrando a necessidade de cada cidadão dar a correta destinação ao próprio lixo para evitar os impactos no meio ambiente.

A ação deste ano superou em 20% as dez toneladas recolhidas na edição anterior. Os resíduos serão encaminhados para destinação final pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Na parceria articulada pela Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL), a Concepa forneceu o óleo para abastecimento dos cerca de 120 barcos envolvidos na operação de limpeza. Os moradores engajados no projeto receberam ainda uma cesta básica da Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí (Smarja).

O presidente da Colônia Z5, Vilmar Coelho, reforçou que o objetivo é mobilizar a sociedade. “O cuidado com meio ambiente não beneficia somente o trabalho dos pescadores, mas faz a diferença na qualidade de vida e no futuro de toda a sociedade”, destacou a liderança.

Prefeitura



Categorias:Meio Ambiente

Tags:, ,

5 respostas

  1. Eu Curto, Eu Cuido ! E a empreiteira que é paga para fazer este serviço, recebe sem fazer !

    Curtir

  2. Qualquer ação que seja em beneficio do meio ambiente e valido, mas o maior problema do Rio Jacuí e a mineração de areia, são décadas de extração, o rio não suporta mais, deve se achar outra opção e deixar o rio Jacuí descansar

    Curtir

  3. Otima iniciativa com o guaiba limpo todos serão beneficiados.

    Curtir

  4. Temos que trazer o Limpa Brasil para Porto Alegre http://www.youtube.com/watch?v=PzUIHfSHaoI

    Curtir

  5. Este tipo de projeto é muito bom, educa a população, http://www.youtube.com/watch?v=4k4CbppH2lk http://www.youtube.com/watch?v=Q4_fR8-JQRs devemos apoiar muito.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: