Banrisul assume restauração da CCMQ a partir desta sexta-feira

O Governo do Estado anuncia, em almoço que será realizado nesta sexta-feira (02), às 12h, no Café Santo de Casa, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, a recuperação e modernização da instituição, por meio do Banrisul. Às 11h30, haverá uma entrevista coletiva com o governador Tarso Genro na Fotogaleria Virgílio Calegari (7° andar da CCMQ, ao lado do Café). Será assinado um termo de parceria entre o Governo, Banrisul e a Associação de Amigos da CCMQ, que junto com o diretor da casa, Paulo Wayne, vai coordenar as obras.

O investimento total será de R$ 8 milhões e inclui restauro da fachada, reforma do telhado, revitalização e ambientação interna e sinalética, modernização dos teatros e acessibilidade física e de conteúdo. Desde o inicio da nova gestão os titulares da Secretaria da Cultura e da CCMQ se empenharam em refazer o projeto de restauro, que foi inabilitado no ano passado pelo Conselho Estadual de Cultura.

A parceria entre o Banrisul e a Casa de Cultura Mario Quintana existe há mais de 20 anos. Desde então, o banco vem participando da programação da Casa, por meio de patrocínio e como apoio à atividades e projetos culturais, cursos e seminários, e une arte, educação, cinema, música e tecnologia como ferramentas do conhecimento e da cidadania.

No andar térreo da CCMQ, a instituição mantém o Museu Banrisul, de fácil acesso e boa visibilidade aos visitantes. Oferece à comunidade gaúcha e turistas a história do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e detalhes sobre a sua trajetória desde a sua fundação.

Já os clientes do Banrisul têm a vantagem de desconto promocional de 50% nos valores de ingressos nos espetáculos realizados na CCMQ.A Rede Banricompras também está presente em diversos pontos comerciais da Casa, como o bazar, salas de cinema, restaurantes e livraria, facilitando o pagamento por meio do cartão bancário.

No projeto de restauro e modernização o Banco vai instalar uma agência bancária no local para estar mais próximo da comunidade e dos frequentadores da Casa de Cultura. No dia 02 de dezembro, além do almoço haverá, a partir das 11h45, uma programação artística especial para comemorar essa importante decisão para a cultura gaúcha. A apresentação terá diferentes linguagens artísticas como teatro, dança, música instrumental, popular, rock e circo, em um palco montado para evento, na entrada da Travessa dos Cataventos, da Rua 7 de setembro.

Programação Especial Gratuita

  • 13h – Cortejo Odomodê e Trupe Circense – saída da Esquina Democrática (Andradas com Borges de Medeiros) até a CCMQ (entrada pela rua Sete de Setembro).
  • 13h30 – Show Bandinha Di Da Dó
  • 18h – apresentação do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre
  • 18h30 – apresentação de Rapel
  • 19h – Show da banda Garotos da Rua
  • 19h40 – Show do Quartchêto
  • 20h20 – Show do Pailinho Cardoso
  • 21h – Show da banda Produto Nacional Acústico
  • 21h40 – Show da banda Tenente Cascavel – Acústico

 

Texto: Maria Emília Portella

Edição: Redação Secom

Governo do Estado do RS



Categorias:Patrimônio Histórico, Restaurações | Reformas

Tags:,

6 respostas

  1. Com tudo o que o banrisul lucra as custas dos servidores públicos através de juros altíssimos ele pode mesmO fazer isso. Eh melhor pq eh nosso? Mas massacra o povo gaúcho. Essa eh a lógica mercantilista do pt demagogo como sempre. Tarso Genro vai ser conhecido como o pai dos banqueiros.

  2. Montaram um palco aqui na 7 de setembro, vão comemorar a noticia.
    haha

    E ja tão fazendo teste de som..
    Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  3. Mas é mais ou menos isso, ninguém quer adicionar nada pq não tem polêmica.

  4. Notícia boa = nenhum comentário.

Faça seu comentário aqui: