Reforma da Casa de Cultura deve durar três anos

Governo do Estado garantiu que o espaço permanecerá em funcionamento durante todo o período

Casa de Cultural Mario Quintana. Foto: Gilberto Simon

O governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira, que a reforma da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, deve durar três anos e custar R$ 8 milhões. Serão feitos o restauro da fachada, reforma do telhado, revitalização e ambientação interna, modernização dos teatros e acessibilidade física e de conteúdo. O valor será investido pelo Banrisul, por meio da Lei Rouanet.

O secretário estadual da Cultura, Luiz Antônio Assis Brasil, garantiu que o espaço permanecerá em funcionamento durante todo o período da reforma. “A modernização da Casa de Cultura Mario Quintana é uma demanda da comunidade cultural de Porto Alegre. Queremos também oferecer mais conforto e segurança aos usuários”, disse.

A meta, segundo ele, é aumentar a taxa de ocupação dos espaços. “Quando a reforma chegar nos teatros e cinemas podem ocorrer interrupções, mas o objetivo é que sejam as menores possíveis”, explicou Assis Brasil.

Quem frequenta a Casa de Cultura já observa a presença de andaimes no local. A partir de março, será feita a restauração da fachada e das aberturas. Até setembro de 2012, estará concluído o anteprojeto da reforma interna, que será iniciada em 2013. “Cada etapa terá um edital separado”, enfatizou. Os recursos serão liberados por etapas, com acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphae) por se tratar de um prédio tombado.

História da CCMQ

A história da CCMQ tem início em julho de 1980 com a compra do antigo Hotel Majestic pelo Banrisul. Dois anos depois, o prédio foi adquirido pelo governo do Estado e declarado patrimônio histórico em 1983, ano que recebeu a denominação de Mario Quintana. A obra de transformação do espaço em Casa de Cultura ocorreu entre 1987 e 1990. Em setembro, foi concluída a restauração total do prédio. que tem 12 mil metros quadrados de área construída.

A Casa de Cultura Mario Quintana recebe por mês cerca de 10 mil visitantes. O cinema exibe uma média de 20 filmes mensalmente, com 4,5 mil espectadores. Na música, foram realizados este ano 106 shows e concertos. Nas artes visuais, foram 44 exposições, com 3,5 mil visitantes.

Correio do Povo



Categorias:Patrimônio Histórico, Restaurações | Reformas

Tags:, ,

1 resposta

  1. Espero que troquem a cor da Casa de cultura.
    A cor atual não favorece este belíssimo prédio.
    Deveria ter uma cor clara e outra mais escura para fazer um belo contraste e destacar mais o prédio.

Faça seu comentário aqui: