Largo Vivo – Apanhador Só

Todas as terças feiras os cidadãos de Porto Alegre são convidados a participar da retomada do espaço público no Largo Glênio Peres, e este belo vídeo produzido pela Aura mostra como tem sido esta ocupação pacífica.

Largo Vivo – Apanhador Só from Aura on Vimeo.

Apanhador Só na sétima edição do Largo Vivo. 01/11/2011

Para saber mais sobre o Largo vivo:
facebook.com/groups/218922804837886/
youtube.com/watch?v=-TsuamtJ7ps

Todas as terças-feiras, a partir das 18h, no Largo Glênio Peres.

Gravação de som: Marcos Lopes da Silva
apanhadorso.com



Categorias:Qualidade de vida, Reurbanização, Revitalização do centro, Sustentabilidade

22 respostas

  1. Tem que tirar os carros dali e pronto!

  2. a garagem eu nao vejo problema, mas entre garagem e um terminal subterraneo, prefiro o terminal.

    Mas para que isso se torne realidade, precisa de dinheiro…. muito dinheiro…

    • Terminal subterrâneo de que? de ônibus? Eu acho um atraso. Se for pra gastar os tubos construindo um túnel, que seja para colocar um meio de transporte moderno, capaz, e pouco poluente. Para mim, o subsolo do Largo Glênio Peres deveria ser uma grande estação de transporte público do modal ferroviário, juntando as duas linhas de metrô (que viriam da Voluntários) e diversas linhas de bonde moderno (que viriam pela Borges/Salgado Filho). Com uma estação dessas ali, servindo mais de 150 mil pessoas por hora, seria até meio constrangedor imaginar que um dia quiseram fazer um reles estacionamento para guardar meia dúzia de carros.

  3. Concordo com a opinião do Felipe X e Marcelo, quanto a boa idéia desse grupo em contribuir para a recuperação e retomada a função urbana do LARGO através da intervenção musical..
    Esse deveria ser um espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e recreação para seus usuários. E como sendo uma praça “seca” como ocorre em cidades da Itália, Portugal, Espanha…deveriam somente ser exclusivo para pedestres, não para veiculos…

    Quanto a garagem subterânea não tenha ainda uma idéia formada sobre o assunto, Lembro que em Assuncion estavam construindo uma garagem enorme no centro ( não sei como ficou..) mas o trânsito daqui parece ser pior que o de lá…E atração de veiculos individuais ao centro, não é uma boa idéia!!

    E os chafarizes prometidos pela empresa que encheu de totens de markenting no Largo, ficou na “estória”…. Porque a Prefeitura não cobra isso!!! Melhoraria o micro-clima do local e dar um toque estético para essa área.

  4. Poderiam por o terminal pra de baixo da terra, ai teria espaço pra separar as coisas…

    Dava uma geral na quela banquinha de frutas que tem do lado, obrigava os feirantes a limparem o chão.. por que é uma porquera só…

    Cria uma estrutura organizada para os outros eventos e deixa um bom espaço pra quem tem que passar ali,

    • É uma boa idéia, uma pena que a Prefeitura prefira fazer uma garagem subterrânea, que vai saturar ainda mais o trânsito das ruas do centro e das avenidas que levam até ele.

  5. ta, mas to falando no geral, não só disso.
    Quando tem feiras, palcos, isso e aquilo.
    Tambem não gosto dos carros la, ajuda a ferrar com o calçamento…. mas não acho vejo problema na parte de quem caminha…. mas sou contra os carros la.

    Só qeu quando colocam essas feiras… meu deus, e terrivel.
    Eu acho que o largo é para manifestações, coisas do tipo, mas nada de barraquinha e palco…. então que façam uma passagem por baixo dele, por que quando tem algo, é terrivel de passar ali.

    Se ao menos fosse usado para coisas uteis, como protestos contra a corrupção… mas não, é pra por feirinha disso e da quilo..

    • Será que não somos inteligentes o suficiente para chegar num meio termo? Num formato de estrutura para as feiras que não prejudicasse a circulação de pedestres? Acredito que seria possível uma formato que garantisse benefícios para os dois lados, fazendo com que houvesse facilidade e liberdade de fluxo por dentro das feiras. Assim tanto os feirantes como quem está transitando no largo poderia utilizá-lo com mútuos benefícios.

      Pois afinal, largos e praças também não são também, histórica e culturalmente, locais de feiras e apresentações culturais?

    • Não iam remover aquele terminal de ônibus horroroso do lado do mercado? Daqui há pouco seria um lugar para fazer uma estrutura mais fixa de feiras.

  6. Os carros só ficam no fim do dia, durante a manhã e tarde não tem, no maximo, veiculos da Policia, motos ou quando vão apresentar onibus.

    Quando tem alguma feira, apresentação ou sei la o que, eles ocupal todo o espaço, não sobra nem 2 metros para as pessoas passarem, fica um amontuado junto com as mesas do mercado.

  7. NUUUUUUUUUUUUUNCA.

    Esse lugar tem um movimento gigante de gente por dia, toda vez que resolvem fazer algo ali, é um porre de passar.
    Deixa isso como uma mera calçada e pronto.

    Qualquer coisa que querem fazer ali, deixam um espaço micro para as pessoas passarem, é horrivel.

    Idem pra feira do Livro, que se papai noel quiser, em 2014 vão mudar para algum ponto do novo cais, é horrivel passar pela praça durante a feira, da vontade de sair empurrando todo mundo….
    Eu que tenho que passar por la pra ir trabalhar só me irrito.

    • Se precisa mais espaço ali que tirem os carros.

    • Guilherme, espaço público não é só lugar para transitar, também é espaço de convivência e trocas.

      Mas de qualquer forma o que mais dificulta a circulação de pedestres são os carros estacionados. Já passaste no Largo Glênio Peres nos sábados? É um inferno feio e sujo, além do mais os carros estão destruindo todo o calçamento do largo que não foi feito para suportar trânsito de automóveis.

  8. hummmmmm…..tb quero os carros fora do Largo, mas….
    …mas tenho medo dessa “tigrada woodstock” que se reuniu ali. Sao os mesmos esquerdopatas hipocritas de araque que sao contra o “burgues”(reparem na hippie” com sua poderosa CANON nos 0:40seg), o Cais Maua, Pontal, urbanizacao/paisagismo da orla.
    Medo!!!!!

    • Concordo, gurizada de classe-média alta e idealista. Mesmo perfil do massa crítica 😉

      Mas enfim, a causa é justa, pena que seja só na terça-feira, ir durante a semana num horário destes pro centro é bucha. Bem que poderia ter umas edições de final de semana.

    • Gerson, tu não achas que estás sendo preconceituoso, julgando as pessoas pelas aparências sem nunca ter conversado com elas?

      Isso não parece papo de reacionário comentador de blogs que só sabe criticar as ações dos outros e justificar assim a sua não participação?

      • Marcelo, algumas pessoas ainda pararam no tempo e continuam dividindo o mundo entre esquerda e direita, sendo que esses conceitos ja nao condizem mais com a realidade, dai elas não conseguem mais conceber que uma pessoa com boas condições de vida (digamos assim) seja a favor do consumo consciente (ou contra o consumismo frenético atual) porque isso é coisa de ‘antiburgues’. São pessoas que pararam no século passado e tentam enquadrar as pessoas do jeito que elas aprenderam.

Faça seu comentário aqui: