Ponte do Guaíba será fechada para carroças

Dentro de um ano lixo não poderá mais ser levado para as ilhas Crédito: ANTÔNIO SOBRAL / CP MEMÓRIA

Em cerca de um ano, a Ponte do Guaíba estará bloqueada para a passagem de carroças e lixo com destino às Ilhas de Porto Alegre. A afirmação do prefeito José Fortunati foi feita quando visitava o projeto Prefeitura na Comunidade, na região Ilhas do Orçamento Participativo. O chefe do Executivo municipal, secretários e técnicos das secretarias percorreram a região que engloba o arquipélago Ilha das Flores, da Pintada, do Pavão, Grande dos Marinheiros e Mauá.

Conforme o prefeito, a instalação de uma nova usina de reciclagem, no bairro Humaitá, favorecerá o manejo dos resíduos na área urbana da Capital, evitando o impacto sobre a região das Ilhas, que constituem a área de preservação ambiental do Delta do Jacuí. Fortunati explicou que a restrição à passagem de carroças com lixo interessa tanto as comunidades locais como a sociedade porto-alegrense.

A transformação do cenário, aponta o prefeito, dependerá da conclusão do levantamento sobre o uso de veículos de tração animal e, sobretudo, da mudança do modelo de desenvolvimento socio-econômico daquelas populações. “Moradores das Ilhas manifestam o desejo de implementar as atividades ligadas ao turismo. Para isso, terão que mudar atitudes e qualificar o ambiente. Mas quem quiser continuar trabalhando com reciclagem poderá fazê-lo do lado de cá da ponte”, disse.

Além da percepção sobre o desafio de transformar o ambiente das Ilhas, a visita do chefe do Executivo e sua comitiva também adiantou a observação sobre demandas específicas. A Ilha do Pavão teve confirmada a previsão de construção de uma Creche Comunitária. Na Ilha dos Marinheiros, a equipe esteve no Centro Social Marista Aparecida das Águas e visitou a Unidade da Saúde da Família, que foi reformada. Na Ilha das Flores, a comitiva esteve na Creche Anjo das Flores, que está com problemas estruturais no prédio, impedindo seu funcionamento. Na próxima segunda-feira será publicado o edital de licitação para a reforma e recuperação da creche.

A equipe também esteve na ponte que liga a Ilha Mauá à Ilha da Pintada, onde a comunidade pede a implantação de acessos para automóveis com uma via para a passagem segura de pedestres. Ainda, a colocação de tela no campo de futebol e vistoria de outras obras de pavimentação.

Correio do Povo



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

52 respostas

  1. Liberdade as carroças. Liberdade de ir e vir. de carroça, bicicleta, barco, canoa, à pé,…..Poder público vamos pensam nas mobilidades.

  2. Tem coisas que são óbvias na vida. Carroçeiros (sem tração por cavalo) e carroças (com tração por cavalo)na pista da ponte e adjacências, é da era medieval. O Ministério Público Federal e Estadual deveriam responsabilizar criminalmente e civilmente os administradores dos municípios de Porto Alegre e Eldorado do Sul, pelos crimes ambientais permitidos que se cometam, diuturnamente no Delta do Jacuí, pois são áreas de preservação ambiental. Hoje, as ilhas são depósitos de lixos e degradação ambiental. Depois de tudo arrasado, as gerações futuras é que irão padecer. Esta será uma herança maldita se não formos enérgicos hoje. Ação Urgente e Já. Governantes e Servidores Públicos CUMPRAM COM SUAS OBRIGAÇÕES. Penso até que já é possível que haja prevaricação por quem tem a obrigação legal de tomar providências e não as toma.

  3. Assim como quem passa na ponte andando a 80km/h não toma multa, nunca vi carroceiro tomar multa.
    No Brasil, nem psicopata assassino vai preso, imagina se um carroceiro vai?
    Ou um cara (ou uns 2 mil) andando a 80 numa ponte vão ser presos?

    Não fizeram nada com o carroceiro que quebrou a fonte em frente a antiga prefeitura, nunca vi fazerem nada com carroceiros que maltratam cavalos ao ponto de desmaiarem… nem carroceiros que causaram acidentes de transito… e agora dizer que só pobre que é punido?
    Tudo bem, uns podres de ricos e politicos até entendo… mas de resto… ai é bla bla bla de mais.

  4. poizé, por que tenho carro e tava errado, eu mereço perder a carteira de motorista (o bom senso da policia rodoviaria não faz isso, todo mundo sabe)…
    Ja o carroceiro, que tava maltratando um animal, carregando quilos e mais quilos de lixo, andando a baixo do limite minimo de velocidade, sem nenhuma sinalização sobre a ponte mais movimentada do estado, ele pode?

    • Guilherme, se ainda não entendeste, tu estavas colocando em risco a vida de outras pessoas. Na melhor (ou pior) das hipóteses tu seria tão culpado se houvesse um acidente quanto o carroceiro.

      Como sempre, o que a Polícia Rodoviária faz, não é bom senso, é perpetuar a impunidade. Como sempre no Brasil o criminoso rico, que desrespeita as leis por ganância e egoísmo, vive bem e nunca é punido, é até respeitado. Já os pobres, que moram no meio do lixo, e que na maioria das vezes quebram as leis por falta de opções são considerados uma praga e geralmente apodrecem na prisão sem nem direito a um julgamento.

      Dá até vergonha de ler tantos comentários que acham até graça de uma infração gravíssima de trânsito, que coloca todos em risco, e condenam um pobre coitado que não tem nem onde cair morto, que andaria de carro se pudesse, mas na falta de um usa o meio que possui (uma carroça) e é criminalizado apenas por tentar se deslocar, enquanto presta um serviço à comunidade, separando lixo que os moradores de Porto Alegre são preguiçosos demais pra separar. O cara é vilanizado por supostamente violar uma lei de trânsito ao atravessar a ponte do Guaíba quando o próprio Guilherme assume que TODOS que passam pela ponte estão desrespeitando a lei.

      A lei não existe pra uns, A LEI É PRA TODOS! E se carroças vão ser proibidas de andar na ponte, quero ver todo mundo passando por ela a NO MÁXIMO 40km/h.

      • Olha, eu ja disse que eu tava errado, ja admiti isso, mas eu estava seguindo o fluxo… ate por que a sinalização da ponte não é grandes coisas.

        Por que só eu sou o culpado? Varios outros, alias, praticamente todos os outros carros estavam cometendo o mesmo crime que eu, e o carroceiro estava cometendo outro crimme.

        Acho que o que vai acontecer quando acabarem com as carroças, vai ser de o limite da ponte aumentar, por que é o unico motivo dele ser tão baixo, são os carroceiros, não vejo outro motivo.

    • Isso é uma cultura enraizada que é muito complicada. Cometemos genocídios anualmente e todo mundo se acha um baita de um motorista. Engraçado hein? Onde estão os irresponsáveis?

      E antes que alguém diga que a velocidade é baixa de mais para a ponte, se a lei está errada deve ser mudada, depois disso a gente anda mais rápido.

  5. Fechar o caminho para carrocas e no minimo uma medida de seguranca para a a Ponte do Guaiba. Ha uns tempos atras, como sou um Advogado-morador de rua, enquanto aguardava o ingresso no Abrigo Felipe Diel, proximo a travessia, ouvi um carroceiro, tambem morador de rua, gritar de cima da referida ponte, comprimentando-me: Dai adivogado…. Quase tive um torcicolo….

  6. Excelente medida, tinha de ser PRA JÁ, e temos de nos mobilizar pra apoiar o Prefeito porque a maloqueirada e os “dereito umâno” vão vir pra cima com tudo. A decisão não apenas auxilia a modernizar a cidade, mas acaba com os maus-tratos de centenas de cavalos pelos maloqueiros que os sobrecarregam e salva a vida de MILHARES de animais marinhos que acabam vítimas de engolir os plásticos que essa tigrada joga direto no Guaíba e que acabam no mar lá em Rio Grande. Reciclagem my ass… é só ver os aterros de lixo que fazem pra aumentar a grilagem das áreas públicas (que deveriam ser de preservação) nas ilhas. Fiquemos de olho e ajudemos Porto Alegre a se livrar dessa chaga!

  7. se colocassem todos esses catadores num galpão, pegassem os nomes, endereços e tudo mais… ficaria facil de organizar isso.
    Toca as lixeiras para lixo inorganico, o caminhão passa, pega o lixo, leva pra coperativa, la esse pessoal separa os tipos de lixo (vidro, plastico, papel..) e ja gera uma renda pra eles.
    Dava ate pra fazer algo como eles virarem socios de uma coperativa, ai o dinheiro disso vai ser dividido entre eles.

  8. Na minha humilde opinião, acho que deveria haver programas de incentivo a cooperativas de reciclagem de lixo severas com bom lucro para quem está trabalhando nelas. Afinal de contas já temos uma lei sobre Logística reversa, só falta por em prática.

    De outra ponta, deveria ser proibido, passível de multa, mexer no lixo alheio. Coibindo que pessoas catem lixo para revender (ou vandalizar, que seja).

    Deveria ser proibido passível de multa severa quem não separasse o lixo.

  9. Afinal, já não era pra terem proibido carroças?
    Aliás, pelo código te transito já não é proibido mesmo???

    Uns anos atras tentaram dar cursos e treinamento para os carroceiros para que trabalhassem em usinas de reciclagem, mas não funcionou pois eles ganham mais de dois salários mínimos catando lixo.

    Na realidade, os carroceiros estão cagando pro resto da sociedade, suas leis ridículas e os trouxas e otários como eu que as seguem.

Faça seu comentário aqui: