A taxa de desemprego em Porto Alegre recuou de 6,4% em setembro para 5,7% em outubro deste ano, segundo dados divulgados na manhã desta segunda-feira (5) pelo secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, e pela economista Lúcia Garcia, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Conforme os números, este é o menor índice desde o início da pesquisa, em 1992. O indicador foi de 44 mil desempregados em outubro – 5 mil a menos do que o mês anterior.
A pesquisa mostra, ainda, que o rendimento médio real variou positivamente, tanto para ocupados (0,8%) quanto para assalariados (0,9%). Em termos monetários, esses rendimentos passaram a R$ 1.825 para os ocupados e R$ 1.788 para os assalariados.
Segundo Pompeo, os dados servem como base para projetos desenvolvidos pela secretaria. “Estamos felizes com o recuo do desemprego, mas utilizaremos estas informações para analisar o mercado de trabalho e promover ações que gerem qualificação profissional e mais vagas”, afirmou o secretário.
Categorias:Outros assuntos
Faça seu comentário aqui: