Sem comparação

Sei que este post vai ser odiado, mas lá vai. Abaixo, as principais ruas centrais, os calçadões  de Curitiba e Porto Alegre no Natal.

A Galeria de Luz, localizada na Rua XV de Novembro, é construída todos os anos em homenagem às vítimas do Terremoto em Kobe, no Japão. Ela é formada por uma sucessão de arcos construídos com pequenas lâmpadas, que quando ligadas formam desenhos novos que se revelam e se transformam a cada passo dado. Para completar, um sistema de som acompanha o visitante durante todo o percurso.

Não tenho o que dizer da Rua dos Andradas.



Categorias:Outros assuntos

31 respostas

  1. Para mim, o que torna uma cidade mais agradável é o bom urbanismo e a boa arquitetura, em respeito e coerência ao meio ambiental e social…

    NISSO, Curitiba está a frente de POA, por isso é mais bonita e agradável em alguns aspectos.

    Nada a ver com decoração de Natal.

  2. Estas decorações natalinas não passam de mero exibicionismo burguês. Precisamos de uma comuna, ops, cidade onde o trabalhador não se sinta oprimido pelas opulentas demonstrações de riqueza por parte daqueles que sugam o proletariado apoderando-se de seu esforço para ficarem cada vez mais risco. Porto Alegre, não se entregue aos interesses do capital! Continue assim, uma autêntica cidade do povo!! (ironia e loucura esquerdista on)

  3. Não é só Curitiba. São Paulo está com uma decoração de primeiro mundo.

    Rio, desnecessário falar.

    Natal (RN) tem decorações de cair o queixo, dada sus dimensões e ousadia.

    Belo Horizonte, Goaiania… a lista é grande das cidades que deixam Porto Alegre comendo poeira nas decorações de Nata,l e em vários outros quesitos urbanisticos.

    • Isso mesmo Georgeano, até as capitais do nordeste nos dão de pau. A nossa capital é quase um caso único de puzilamidade, falta de joie de vivre, de planejamento e uma apatia visivelmente improdutiva.

      • Marcelo, quanto mais tu sobes no Brasil, mais religiosas as coisas ficam. O povo lá pra cima adora uma festa, quem nega isso? Se lá eles se preocupassem mais (ou compreendessem melhor) o ambiente onde vivem, com tanta m*** acontecendo, e se tirassem as praias e carnavais que os ajudam tanto a encarar a vida como se fosse uma brincadeira, duvido que não teriam um comportamento mais sóbrio em relação a isso. A religiosidade e esse descompromisso fazem de tudo uma festa. Compara isso com a apatia do nosso Estado, a falta de fé na política local, e acho que estás caminhando para a resposta.

        • Renan, acho que não se trata de fé ou festa, mas gostaria que houvesse aqui uma mentalidade profissional de encarar as coisas de maneira séria: Gramado deve receber ao final do ano quase um milhão de visitantes com seu Natal Luz. Enquanto isso nossa ambição se elevou a uma árvore de garrafa de guaraná de meno de 3 metros de altura na nossa rua mais importante. Isso é amadorismo. De qualquer forma, obrigado pelo comentário.

      • Vamos pensar além do Natal, que por origem é uma festa pagã longe da data que nasceu Jesus, e que da mesma forma que teve agregada a ela bons valores universais agora está associada ao comércio. Por que não forram a cidade de bandeiras e decorações nos parques no dia 11 de setembro (independência da República Riograndense) bem como no 20 (início da Guerra), danças tradicionais em locais públicos, descontos em restaurantes tradicionalistas (hoje em dia é só o Acampamento), gerando aquele clima feliz de hospitalidade do gaúcho coisa e tal… ou então na época do mês que começou a imigração alemã, porque não há feiras de comidas, danças, mesmo esquema… e no mês da imigração italiana com degustação de vinhos e danças no Cais Mauá… entende que se é pra comemorar, vamos caprichar! Por que só no Natal? Temos outros vários motivos para embelezarmos a cidade e celebrarmos bons valores de gentes que constituíram quem somos em diversas épocas do ano!

  4. se muda pra la então, se Curitiba é tão lindo assim, um povo arrogante, baba ovo e paulista e sem virtudes nenhuma.

  5. Marcelo acho que não adianta… talvez se fantasiosamente pudemos pagar passagens a todos os porto alegrenses para visitar outras cidades no Brasil e no Mundo a coisa começasse a andar… devagar! Como diz o Coronel Nascimento: “nunca serão”!

    Bah! quanto atraso!

  6. Acho que as fotos poderiam ter uma equivalência maior. Não conheço Curitiba ainda, infelizmente, mas acho que uma foto melhor contextualizada poderia melhorar a comparação.

  7. Marcelo e Gilberto,
    Procurem no Google fotos da decoração de Natal de Santa Maria.
    Vocês irão se surpreender!

  8. O brabo é querer enfeitar a cidade no meio da imundície que toma as ruas. Haja gosma espirrada no chão e lixo seco rolando!

  9. É que ninguem teria coragem de ir no centro bater uma foto noturna.

    Os zubis viciados em crack provavelmente iriam esfaquear ele e roubar a camera.

  10. vc deveria trabalhar na rbs, comparando uma vista noturna com uma diurna

    • AhahAHA é esse tipo de racionalização que eu me referia. Uma foto noturna ali ia ser exatamente igual, mas mais escuro.

    • É verdade johnnie… POA de noite tem muito mais iluminação de Natal que Curitiba! A melhor do mundo! Está mais iluminada que NY!!!

      Ops! Errei o post… esse era para “O Bairrista”!! rs, rs

    • Johnie,, a mesma decoração em Curitiba está lá durante o dia também. Eu não encontrei outra foto que a mostrasse à noite. Mas se eu colocasse uma foto das Andradas à noite garanto que você não veria nada não.

  11. É que os ambientalistas falaram que as luzes gastam muita energia, e isso faz mal pro nosso planeta.

    • luzes LED tem uma economia absurda de energia e duram horrores de horas a mais que qualquer outra lampada. Isso não é desculpa alguma…

  12. Não vai ser odiado, não, Marcelo! Não se preocupe! Vc está usando uma metodologia: a metodologia do tratamento de choque ou seja, o método de causar inveja afim de que se crie vergonha e que os responsáveis se manifestem através de ATITUDES! Se não houverem manifestações de insatisfação, aí, sim é que não há motivos p/a mudança! Curitiba é muito mais turística, é verdade! Porto Alegre parece que deu-se por satisfeita após a introdução do ônibus turístico! O porquê disto, ninguém sabe! Antigamente tinhamos concursos de decoração natalina nos bairros. Não vejo mais! Será que acabou? E por que???

  13. Acho que tá na hora de pararmos de criticar e discutir para elaborar e executar planos para reverter isso. Quando vai sair uma reunião do blog para colocar em prática nossas ideias?

  14. Tô louco para ler os gauchinhos racionalizando sobre o porquê disso.

  15. Curutiba esta a frente de Porto Alegre a muito tempo. Uma cidade mais organizada, mais limpa, e mais turistica… Os que defendem tanto nossa capital, ainda vão sair daqui e visitar certas cidades no Brasil e ver o quanto POA parou no tempo em certas regiões da cidade…

Faça seu comentário aqui: